Organização

Como organizar a vida financeira para 2022


Eu sei. Todo ano é sempre a mesma coisa. Na virada de ano, fazemos um monte de promessas, listas, pulamos 7 ondas. E juramos, para nós mesmos, que o ano seguinte será diferente.

Faremos tudo aquilo que planejamos, seremos melhores, como organizar a vida financeira, por exemplo.

Chega o ano seguinte e não fizemos nem um terço do que queríamos. Sim, isso desanima. Por que parece tão difícil?

Na verdade, não é difícil. Só é preciso dedicação. Quem gosta de se endividar e virar o ano com contas em atraso ou com o nome sujo? Acho que ninguém. Cuidar das finanças pessoais é cuidar de você, da sua qualidade de vida.

Mais que isso: é preservar sua saúde mental e física. Sugiro que você leia o artigo “Qual a influência das dívidas na saúde" (opens new window)

Não ter as contas organizadas é abrir a porta para uma série de problemas:

● Perder data de vencimento de contas;

● Pagar juros por atraso;

● Cartão de crédito que vira uma bola de neve de juros;

● Não conseguir guardar dinheiro;

● Ficar com o nome sujo.

Mas tem como mudar isso. Conheça algumas dicas para começar 2022 com as contas e a vida financeira em dia.

7 Dicas para organizar a vida financeira

Veja o que deu certo e o que deu errado

É fundamental fazer uma avaliação do ano que passou. Analise o que deu certo e o que não funcionou em seu controle financeiro. Mantenha o que deu certo e tente melhorar ainda mais. Já o que deu errado, tire fora dos planos.

Será que faltou controle financeiro? Então esse é o momento de começar.

Faça um planejamento financeiro

Um bom planejamento para organizar a vida financeira é definir metas e colocar as finanças pessoais no papel. É fazer com que as ações do planejamento te levem a alcançar essas metas no fim do período.

Para isso, anote tudo. Pode ser um caderno, planilha de gastos ou aplicativos.

O importante é fazer do controle uma tarefa constante. Pode ser diário ou semanal, como achar melhor. Mas não deixe de fazer.

Se quiser saber como organizar sua vida financeira, leia o artigo “Finanças pessoais: 5 dicas para ajudar no orçamento familiar (opens new window)”.

Também existem alguns softwares e aplicativos que ajudam a controlar os gastos e organizar a vida financeira. Veja aqui (opens new window).

Estude Educação Financeira

Uma boa maneira de não se perder em meio as contas é estar por dentro do assunto. Estudar educação financeira é uma ótima maneira de fazer isso.

Hoje existem cursos online, vídeos, artigos e diversos livros que abordam o assunto. Tudo à disposição na internet e com muito material gratuito de qualidade.

Se quiser saber um pouco mais sobre o assunto, recomendo que leia o artigo “8 livros sobre educação financeira para finanças pessoais (opens new window)”.

Quite dívidas

Ao fazer o planejamento financeiro, verifique se tem dívidas em atraso. E livre-se delas o quanto antes. Dívidas em aberto podem levar à restrição do nome, o que dificulta o crédito no mercado, além de tirar sua paz.

Por isso, vá atrás e localize se tem dívidas. Vou te recomendar o jeito mais prático, rápido e seguro: utilize a plataforma da QueroQuitar (opens new window).

Com poucos cliques, você faz o cadastro, acessa a plataforma e verifica se tem dívidas com diversos credores. Depois é só acessar a oferta (opens new window), escolher as melhores condições, formas de pagamento, baixar o boleto e pagar.

Tenha uma reserva de emergência

Faça uma reserva de emergência. O indicado é que ela atinja 6 vezes o que ganha.

Não tenha pressa, separe todo mês uma quantia que não comprometa sua renda, mas não deixe de fazer. Se em algum momento estiver desempregado ou parado por algum motivo, não ficará descoberto.

Faça planos e transforme sonhos em objetivos

Somos movidos por sonhos, desejos, metas, objetivos. Independente do nome, ter uma motivação é a melhor coisa para se guardar dinheiro.

Comece com metas pequenas. Aquele celular que sempre quis, uma TV nova, uma máquina de lavar. Sim, existem financiamentos hoje em dia para todos os gostos.

Mas tente evitá-los para não correr o risco de se endividar mais uma vez.

Ao invés de financiar, guarde dinheiro todo final do mês. Quando tiver juntado o necessário, fazer a compra será muito mais empolgante.

Depois pense a longo prazo. Carro, móveis ou reforma. Pode não ser fácil, mas também não é impossível. Com planejamento, paciência e foco, te garanto que é bem possível.

Mudança de hábitos

O segredo é sempre seguir essas dicas. Faça delas o seu novo padrão. Mude os hábitos de consumo e sua maneira de pensar.

Organizar a vida financeira é só o primeiro passo

O que começou com as finanças pode ir além. Você percebeu que é possível se organizar para ter uma vida financeira saudável. Vamos mudar também o modo de pensar e agir.

Planejar e organizar o dia a dia pode resolver muitos problemas, até para quem deseja ter uma vida mais saudável.

Então, não perca tempo e comece pelo bolso. Tente essas dicas e depois me diga como foi.

Se quiser falar comigo ou tiver alguma dúvida, é só me mandar um e-mail: euquito@queroquitar.com.br. Vou adorar bater um papo com você!

Um abraço e até semana que vem.

Euquito.

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Card CTA

Logo QueroQuitar laranja vertical

A QueroQuitar é a plataforma de negociação criada para facilitar a sua vida.

Consulte grátis!

Na QueroQuitar você fecha acordos com até 98% de desconto!

Consulte seu CPF e veja as melhores ofertas para quitar dívidas.

QueroRenda

Curta os nossos canais

Uma iniciativa QueroQuitar

Educação financeira é parte fundamental de uma vida tranquila. Pensando nisso, a QueroQuitar está produzindo vídeos e conteúdos para que você tenha mais conhecimento e tome melhores decisões sobre como lidar com seu dinheiro

Inscreva-se para receber nossa Newsletter preencha os campos abaixo.

Conheça nossa Política de Privacidade e nossos Termos de Uso. WhatsApp - E-mail: contato@queroquitar.com.br
Copyright ©2015-2020 www.queroquitar.com.br, TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. Todo o conteúdo do site, todas as fotos, imagens, logotipos, marcas, dizeres, som, software, conjunto imagem, layout, aqui veiculados são de propriedade exclusiva da QueroQuitar S.A. É vedada qualquer reprodução, total ou parcial, de qualquer elemento de identidade, sem expressa autorização. A violação de qualquer direito mencionado implicará na responsabilização cível e criminal nos termos da Lei. Respeitamos todos os itens que nos cabe previstos na LEI Nº 12.965, DE 23 DE ABRIL DE 2014. E o DECRETO Nº 8.771, DE 11 DE MAIO DE 2016 QueroQuitar S.A - CNPJ: 54.042.668/0001-20 - R. Bahia, 843 - Higienópolis - CEP: 01244-001 - São Paulo - SP