Dívidas

Qual a influência das dívidas na saúde


Com saúde não se brinca. Você já ouviu essa frase. Hoje, pessoas com dívidas têm problemas com saúde. São 63 milhões de brasileiros inadimplentes no país.

E a falta de dinheiro é a principal causa de estresse.

Boa parte da população tem a saúde mental abalada, mas também está sujeita a outros problemas, como as doenças físicas. Influência das dívidas na saúde.

Veja a lista só de problemas de saúde ligados à parte mental.

  • Irritabilidade
  • Estresse
  • Mal humor
  • Desânimo
  • Tristeza
  • Ansiedade
  • Depressão

Lembrando que a depressão merece uma atenção especial. Se não levada a sério e tratada, pode levar ao suicídio.

Além disso, existem ainda outras doenças que afetam a saúde mental graças às dívidas.

Males como: aumento ou perda do apetite, insônia, sentimentos de incapacidade, impotência, culpa, vergonha e baixa autoestima. Sem contar as doenças físicas. Veja algumas:

  • Dores no corpo
  • Pressão alta
  • Taquicardia
  • Dor de cabeça
  • Obesidade
  • Impotência sexual
  • Gastrite
  • Eczemas
  • Enxaqueca
  • Emagrecimento
  • Insônia

Estar endividado é algo que nos deixa vulnerável. Quando isso acontece, é comum que o corpo se manifeste de alguma forma. E aí vem as doenças que afetam a saúde física e mental. O que acaba refletindo em diversos aspectos da vida, desde a profissional até a pessoal.

Você sabe quais são os motivos que influenciam as dívidas na saúde?

Causas que levam as dívidas

Veja 3 causas que levam as dívidas e comprometem a saúde.

Necessidades básicas

Baixo salário, aumento da inflação e preços. Principalmente na hora de fazer compras no mercado, são coisas que tiram o sono de qualquer um. Viver sem saber se o salário vai cobrir as despesas até o fim do mês é um exemplo claro que leva as pessoas a se endividarem. Ou seja, a saúde financeira está diretamente ligada a sua saúde.

Falta de organização

Vamos falar sobre organização? Não se organizar financeiramente é outro motivo que traz o endividamento. Não separar ao menos um dia da semana para acompanhar os gastos em uma planilha, é um grande erro.

Consumidor compulsivo

Agir por impulso e sair comprando é outro problema. Para ter uma vida financeira saudável e manter a saúde, não se deixe levar pelo consumismo. Sei que é difícil. Todos os dias somos bombardeados por propagandas. Seja na TV, rádio ou internet, com mensagens te incentivando a gastar o tempo todo.

Algumas pessoas não podem ter dinheiro na mão, e logo gastam sem medir as consequências. Em alguns casos, isso pode ser uma doença, onde a pessoa deve ser encaminhada para tratamento.

4 principais áreas onde as dívidas trazem problemas

Após saber de onde vem as dívidas, vamos entender quais são as áreas afetadas por quem as contraiu.

Lembra que mente e corpo são uma coisa só? Quando a mente não vai bem, as consequências aparecem no corpo.

Relações sociais

O endividado sente vergonha, desânimo e evita o contato com outras pessoas. Muitas se afastam dos amigos. Isso pode levar a comportamentos de dependência ou compulsão por álcool ou cigarro.

Problemas profissionais

A preocupação com as dívidas reduz a concentração, diminui a paciência com colegas e gera baixa produtividade.

Relações familiares

Aumento nos desentendimentos e discussões entre os familiares são feitos colaterais das dívidas. As brigas por falta de dinheiro são grandes responsáveis no crescimento de divórcios.

Saúde física

As dívidas são causadoras, por exemplo, dos problemas de pressão alta. Nesses casos há um risco maior de infarto e acidente vascular cerebral (AVC).

Como evitar a influência das dívidas na saúde

A melhor maneira de evitar a influência das dívidas na saúde é se organizar. Com paciência, foco e força de vontade, dá para acabar de vez com aquilo que te atormenta.

Ataque uma etapa por vez. E ao superar uma etapa, vá para a próxima:

  • Organize seus ganhos e gastos.
  • Renegocie as dívidas, pagando primeiro as que cobram as maiores taxas de juros.
  • Busque empréstimos com juros menores para economizar nas parcelas.
  • Corte despesas. Veja qual despesa ainda pode ser reduzida ou cortada.

Fizemos um excelente artigo para te orientar a sair das dívidas. Leia “Quero quitar as dívidas - o guia completo” (opens new window).

QueroQuitar: uma grande solução para você regularizar sua vida financeira

Deu para perceber a influência das dívidas na saúde? Saiba que você pode contar com a QueroQuitar (opens new window) para te ajudar nessa empreitada.

Na nossa plataforma, em poucos passos, você descobre as empresas com as quais tem dívidas. Depois, consulta o valor e verifica a forma de pagamento. Você sempre vai encontrar as melhores ofertas para quitar dívidas. Os descontos e condições de pagamento são imbatíveis.

A consulta é gratuita. Depois é só baixar o boleto e fazer o pagamento. Veja como é fácil (opens new window).

Quer saber mais? Manda um e-mail para mim: euquito@queroquitar.com.br. Vou adorar te ajudar.

Um abraço e até semana que vem.

EuQuito.

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Card CTA

Logo QueroQuitar laranja vertical

A QueroQuitar é a plataforma de negociação criada para facilitar a sua vida.

Consulte grátis!

Na QueroQuitar você fecha acordos com até 98% de desconto!

Consulte seu CPF e veja as melhores ofertas para quitar dívidas.

QueroRenda

Curta os nossos canais

Uma iniciativa QueroQuitar

Educação financeira é parte fundamental de uma vida tranquila. Pensando nisso, a QueroQuitar está produzindo vídeos e conteúdos para que você tenha mais conhecimento e tome melhores decisões sobre como lidar com seu dinheiro

Inscreva-se para receber nossa Newsletter preencha os campos abaixo.

Conheça nossa Política de Privacidade e nossos Termos de Uso. WhatsApp - E-mail: contato@queroquitar.com.br
Copyright ©2015-2020 www.queroquitar.com.br, TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. Todo o conteúdo do site, todas as fotos, imagens, logotipos, marcas, dizeres, som, software, conjunto imagem, layout, aqui veiculados são de propriedade exclusiva da QueroQuitar S.A. É vedada qualquer reprodução, total ou parcial, de qualquer elemento de identidade, sem expressa autorização. A violação de qualquer direito mencionado implicará na responsabilização cível e criminal nos termos da Lei. Respeitamos todos os itens que nos cabe previstos na LEI Nº 12.965, DE 23 DE ABRIL DE 2014. E o DECRETO Nº 8.771, DE 11 DE MAIO DE 2016 QueroQuitar S.A - CNPJ: 54.042.668/0001-20 - R. Bahia, 843 - Higienópolis - CEP: 01244-001 - São Paulo - SP