Organização

Você sabe como economizar nas compras de Natal?


Dezembro chegou e começa a correria das festas de fim de ano. É a hora de ir atrás dos ingredientes da ceia e dos preparativos para receber os familiares em casa. Ou até para a viagem de férias.

Se não planejar bem, algo pode acabar saindo errado. Principalmente em relação às despesas. Por isso, neste ano, quanto antes começar as compras de Natal, melhor. Isso evita surpresas desagradáveis para o seu bolso e te ajuda a gastar menos.

É no Natal que desejamos presentear aqueles amigos e familiares queridos. Mas é preciso tomar cuidado para não dar um passo maior que a perna. Na empolgação, você pode acabar gastando o que não tem. Sendo assim, é preciso usar a razão antes de ir às compras.

Tão importante quanto pesquisar preços, é tomar algumas precauções. Então separei algumas dicas que irei detalhar mais à frente. Veja quais são:

  • Faça contas - planeje seu orçamento;
  • Separe o quanto vai gastar nas compras de Natal;
  • Faça uma lista de compras;
  • Peça descontos;
  • Aproveite as promoções;
  • Dê presentes feitos por você;
  • Pesquise.

Vale lembrar que ter uma renda extra no fim de ano também é uma ótima solução para ajudar com as compras de Natal. Veja boas opções no artigo “ 7 Dicas de como conseguir uma renda extra no fim de ano” (opens new window).

Quais as melhores opções para economizar nas compras de Natal?

Faça contas (planeje seu orçamento)

Veja quais contas você já tem para pagar no cartão de crédito e quais despesas costumam aparecer no início do ano. IPVA, seguro, IPTU, material escolar e impostos, são alguns que podem complicar sua vida.

Saber como fazer um planejamento financeiro pode te ajudar antes de ir às compras. Leia o artigo “Finanças pessoais: 5 dicas para ajudar no orçamento familiar (opens new window)”, e tenha uma ideia de como se organizar.

Separe o quanto vai gastar nas compras de Natal

Após o orçamento, veja o quanto pode separar para as compras de Natal. Comprometa no máximo 30% do seu salário com compras. Antes de tudo, pague suas dívidas e só use o 13º salário se não estiver endividado. Veja aqui (opens new window) como usar o 13º salário para quitar dívidas e ter um Natal feliz.

Faça uma lista de compras

Escolha bem quem você irá presentear. Não é possível dar presentes para todo mundo. Priorize e escolha os primeiros da lista como pais e filhos.

Depois, faça uma segunda lista com presentes de menor valor para os outros parentes e amigos. Se não der, corte algumas pessoas, mas não se endivide.

Peça descontos

Não tenha vergonha de negociar preços nas compras de Natal. Os vendedores têm margem para baixar o preço e vão negociar.

Aproveite as promoções

Fique atento às ofertas que aparecem na internet ou na loja física. Preste atenção se o produto que você quer comprar, teve seu valor reduzido ou se é uma tentativa de golpe.

Para não ser enganado, leia o artigo “Black Friday: você sabe como se proteger das armadilhas”? (opens new window) Mesmo tendo passado a Black Friday, as dicas servem para qualquer momento.

Dê presentes feitos por você

Fazer os próprios presentes também é uma ótima opção para economizar nas compras de Natal. Se você tem habilidades manuais, as coloque em prática.

Crochê, tricô, bordado e artesanato são alguns exemplos. Presentes manuais e personalizados, às vezes tem mais valor do que um comprado. E as crianças adoram.

Faça pesquisa de preços

Antes de fazer as compras de Natal, é muito importante pesquisar os preços. Existem diversas formas de pesquisar e o melhor é usar todas elas. Por quê?

Digamos que você resolva pesquisar pela internet, o que é o mais comum hoje em dia. Como consultar os apps de comparação de preço para achar a melhor opção, por exemplo. Eles funcionam super bem, mas "batendo perna” nas lojas, você poderá encontrar promoções ainda melhores. Sem contar que no “olho no olho”, é possível negociar com o vendedor.

Veja também vídeos no YouTube, onde muitos consumidores dão dicas de lugares com os melhores preços.

Conheça alguns apps de comparação de preço que podem ajudar a economizar nas compras de Natal.

Aplicativos de comparação de preço

Essa ferramenta permite acompanhar a variação do preço do produto. Com base em históricos, ela ainda mostra uma seleção dos produtos com mais descontos.

O Zoom tem gráficos que dão acesso ao histórico de preços do produto. Isso te ajuda a decidir se é o melhor momento para comprá-lo.

O Já Cotei oferece a possibilidade de ganhar pontos em programas de milhagem.Também é possível fazer listas de desejos e de produtos favoritos.

Agora sim você pode ir às compras de Natal

Com essas dicas, você está pronto para ir às compras de Natal e economizar mais. É importante ter opções variadas em uma época em que os preços estão em alta.

As melhores armas do consumidor são as pesquisas, criatividade e disposição para buscar alternativas. Não acredite em anúncios que te incentivam apenas a comprar.

Outra dica importante: se tiver dívidas, pague primeiro antes de ir às compras de Natal.

Uma ótima maneira de se livrar de débitos é por meio da QueroQuitar (opens new window). Aqui você sempre vai encontrar as melhores ofertas para quitar dívidas. Tudo de maneira simples, rápida e segura.

Clique aqui e confira! (opens new window)

Quer falar comigo? Ficou alguma dúvida? Envie um email para euquito@queroquitar.com.br. Vou adorar bater um papo com você!

Um abraço e até semana que vem.

Euquito.

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Card CTA

Logo QueroQuitar laranja vertical

A QueroQuitar é a plataforma de negociação criada para facilitar a sua vida.

Consulte grátis!

Na QueroQuitar você fecha acordos com até 98% de desconto!

Consulte seu CPF e veja as melhores ofertas para quitar dívidas.

QueroRenda

Curta os nossos canais

Uma iniciativa QueroQuitar

Educação financeira é parte fundamental de uma vida tranquila. Pensando nisso, a QueroQuitar está produzindo vídeos e conteúdos para que você tenha mais conhecimento e tome melhores decisões sobre como lidar com seu dinheiro

Inscreva-se para receber nossa Newsletter preencha os campos abaixo.

Conheça nossa Política de Privacidade e nossos Termos de Uso. WhatsApp - E-mail: contato@queroquitar.com.br
Copyright ©2015-2020 www.queroquitar.com.br, TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. Todo o conteúdo do site, todas as fotos, imagens, logotipos, marcas, dizeres, som, software, conjunto imagem, layout, aqui veiculados são de propriedade exclusiva da QueroQuitar S.A. É vedada qualquer reprodução, total ou parcial, de qualquer elemento de identidade, sem expressa autorização. A violação de qualquer direito mencionado implicará na responsabilização cível e criminal nos termos da Lei. Respeitamos todos os itens que nos cabe previstos na LEI Nº 12.965, DE 23 DE ABRIL DE 2014. E o DECRETO Nº 8.771, DE 11 DE MAIO DE 2016 QueroQuitar S.A - CNPJ: 54.042.668/0001-20 - R. Bahia, 843 - Higienópolis - CEP: 01244-001 - São Paulo - SP