Conhece o Cadastro Positivo? Sabia que por meio dele que as instituições financeiras sabem se você é um bom pagador? Leia o artigo e entenda melhor.
Tudo que você precisa saber sobre o Cadastro Positivo
O que é o Cadastro Positivo?
O Cadastro Positivo reúne, de forma segura, as informações de pagamentos que você já fez ou está fazendo.
Esses dados ficam armazenados num histórico que leva em conta não apenas o momento atual, mas toda a sua vida financeira recente.
Funciona como um currículo financeiro para que o governo e as instituições financeiras possam conhecer o seu histórico de dívidas.
As informações ficam armazenadas em um banco de dados que contém um histórico do seu comportamento de crédito.
Esse cadastro reúne informações sobre como cada consumidor quita suas contas e leva em consideração informações sobre inadimplência, prazos de pagamentos e outros compromissos financeiros.
Anúncio
Quando surgiu o cadastro positivo?
O cadastro positivo foi criado em 2011 e apenas o comportamento negativo dos consumidores ficava registrado em um grande banco de dados. Isto é, alguém só ia parar nos serviços de “cadastro” quando estava com o “nome sujo”.
A Lei 12.414 previa que cada consumidor deveria registrar seu próprio CPF na lista de bons pagadores. Mas, em abril de 2019, isso mudou. Com a aprovação de um destaque na lei, todo consumidor que tiver CPF ou empresa com CNPJ, passou a fazer parte automaticamente da lista de bom pagador.
A partir de então, quem não quer constar na lista precisa pedir a exclusão de suas informações – o que pode ser feito de forma gratuita.
Para quê serve o cadastro positivo?
O principal intuito do Cadastro Positivo é tornar o acesso ao crédito mais fácil e com juros menores para consumidores e empresas que honram seus compromissos financeiros.
Isso porque esse banco de dados permite que informações que atualmente não são consideradas em uma avaliação de crédito, passem a ser consultadas. Dessa forma, cada instituição financeira tem a possibilidade de realizar avaliações de risco mais individualizadas.
Além disso, a ideia é oferecer mais assertividade por parte do empresário nos processos de análise e concessão de financiamentos, empréstimos e compras a prazo.
E a promessa é fazer com que a proteção de dados sensíveis e o próprio sigilo bancário permaneçam preservados. Assim como todas as demais exigências previstas no Código de Defesa do Consumidor, segundo a assessoria do SPC Brasil.
Quais são os benefícios do Cadastro Positivo?
- O consumidor ou empresa deixam de ser avaliados apenas pelas contas ou pelos compromissos financeiros que eventualmente tenham atrasado ou não tenham sido pagos. Com o cadastro positivo, o histórico de pagamentos é mais completo, já que também leva em conta as contas e compromissos pagos em dia.
- Facilidade para o consumidor ou empresa, especialmente as micro e pequenas empresas, que poderão usar sua nota de crédito para negociar condições que sejam mais adequadas à sua realidade financeira, podendo obter com mais facilidade empréstimos e financiamentos, por exemplo.
- Expectativa da redução das taxas de juros cobradas nos empréstimos e financiamentos para consumidores e empresas.
- Injeção de R$ 1,3 trilhão na economia, o que pode gerar mais empregos, aumento de renda e maior demanda por produtos e serviços.
- Possibilidade de gerar até R\( 550 bilhões em novos negócios para as micro e pequenas empresas com 4 milhões de MPEs beneficiadas e R\) 790 bilhões em novos negócios para empresas de todos os portes.
- Evolução da nota de crédito para 60% dos brasileiros que pertencem às classes C, D e E.
- Expectativa de benefício de inclusão financeira de até 22 milhões de novos consumidores atualmente sem acesso ao crédito.
- Poderá promover a redução de até 45% na inadimplência, que atinge mais de 60 milhões de brasileiros.
Como funciona o Cadastro Positivo?
Conforme você paga suas contas, seu comportamento de pagamento é registrado em seu histórico.
Assim, as empresas poderão analisar seu perfil como um todo, e não apenas se seu nome está negativo ou não.
O que consta sobre mim no Cadastro Positivo?
- Seus financiamentos e empréstimos.
- Suas compras a prazo.
- Contas de luz, água, gás e telefone.
- Assistência médica e odontológica.
- Internet e TV por assinatura.
- Mensalidade escolar.
E se eu não quiser aparecer no Cadastro Positivo?
Quem não quer constar na lista precisa pedir a exclusão de suas informações – o que pode ser feito de forma gratuita.
Como manter o Cadastro Positivo
Uma boa maneira de manter seu cadastro positivo, é estar com as contas em dia. Para isso você pode contar com aQueroQuitar. Ao fazer umaconsulta grátis, é possível ter acesso às melhores ofertas disponíveis pelas empresas parceiras para quitar as dívidas com descontos de 99%.