Dívidas

Você sabe o que fazer quando está com o nome negativado?


Sabe aquela conta que você esqueceu de pagar? Ou aquela prestação atrasada da geladeira? E o cartão de crédito que estourou? Não importa o motivo, se passou o vencimento da fatura, o estabelecimento onde você comprou pode negativar seu nome.

Hoje, mais de 64 milhões de brasileiros estão com o nome negativado. Nunca houve tantos endividados com atraso nos pagamentos de suas dívidas no país. A crise econômica e o desemprego são os principais motivos para este número tão grande, além da falta de organização financeira.

O que é ter o nome negativado?

Ter o CPF negativado ou ficar com o “nome sujo”, como dizem por aí, acontece quando se tem dívidas em atraso. Isso significa que a pessoa não efetuou o pagamento na data de vencimento.

Quando isso ocorre, o estabelecimento pode incluir o nome do cliente em um órgão de proteção ao crédito. Lembrando que não tem prazo certo para isto acontecer. Se a loja quiser, no dia seguinte ao atraso já pode colocar o nome do consumidor no cadastro de inadimplentes. Por isso fique atento, pois isso é algo que pode acontecer com qualquer um.

Além disso, é o estabelecimento que decide se vai colocar o nome do consumidor em algum dos órgãos. O que pode gerar diversos problemas para o consumidor.

Quais são os problemas de ter o nome “sujo”?

Ter o nome negativado pode trazer diversas dores de cabeça. Uma vez nessa situação, algumas coisas ficam bem mais difíceis de se fazer. Veja algumas:

  • Não conseguir empréstimos e financiamentos: com o nome no banco de dados dos órgãos de proteção ao crédito, pedir um empréstimo ou financiamentos é praticamente impossível junto a instituições financeiras. Quando a empresa onde o cliente estiver tentando o empréstimo fizer uma consulta de cadastro ou uma análise de crédito, aparecerá a negativação.
  • Dificuldade para abrir conta corrente: em bancos, acontece o mesmo. É até possível que se consiga abrir uma conta, mas o cliente não terá direito a cheque especial ou qualquer linha de crédito.
  • Não poder solicitar um novo cartão de crédito: Se tentar, ele também será negado. É preciso primeiro limpar o nome para conseguir um.
  • Bloqueio de limite e cancelamento do envio de talões de cheques: se o consumidor é correntista de algum banco, não conseguirá utilizar o limite e solicitar talões de cheque. Com o nome negativado, esses são serviços que também ficam bloqueados para a pessoa.

Por isso, é importante manter o nome limpo, evitando uma série de problemas que só atrasam a vida. Dê uma lida no artigo “Porque é bom ter o nome limpo? Conheça algumas das vantagens” (opens new window).

Agora que mostrei que ficar com o nome negativado é uma encrenca, vamos saber qual a melhor maneira de sair dessa.

O que fazer para limpar o nome?

Existem algumas formas de saber se você está com o nome negativado. Para ter certeza disso, é possível consultar alguns sites dos órgãos de proteção ao crédito para descobrir.

Alguns deles cobram pela consulta. Outras são empresas que têm como função negativar o nome do consumidor. Isso pode causar um incômodo para quem está tentando resolver a vida financeira. E tudo que a pessoa menos precisa nesse momento, são ligações insistentes de cobrança.

Sendo assim, existem algumas opções para resolver a situação:

  • Procure diretamente a empresa com a qual tem dívidas. Falando direto com o credor, é possível negociar um valor e uma forma de pagamento que seja bom para os dois lados. Aqui vale um lembrete: depois de negociar um acordo, se por acaso você atrasar ou não pagar uma das parcelas, a empresa que negativou seu nome, pode fazer isso de novo.
  • Outro caminho, é saber que após 5 anos o nome negativado sai da lista dos órgãos de proteção ao crédito. Mas fique ligado: o nome não constar mais na lista de inadimplentes, não quer dizer que não deve mais. A dívida continua a existir e as empresas podem continuar a cobrá-la. E esperar 5 anos para ter sua liberdade financeira de volta, não é uma boa ideia.
  • A maneira mais rápida e fácil de resolver a situação é uma plataforma para quitação de dívidas, e a QueroQuitar foi a pioneira neste serviço. No site da QueroQuitar (opens new window) você encontra várias empresas que oferecem as melhores condições para a quitação de dívidas. Tudo feito online, sem ligações e cobranças insistentes.

Veja como é fácil localizar uma dívida na QueroQuitar. Preencha um rápido cadastro e acesse a plataforma. Lá você vai encontrar suas dívidas junto a diversas empresas.

Depois, confira a oferta, veja a melhor forma de pagamento e faça o acordo em poucos cliques. E o melhor: a consulta é gratuita. Veja aqui (opens new window).

Se quiser saber mais sobre o assunto de como quitar dívidas, temos um artigo muito interessante. Leia “Quero quitar as dívidas - o guia completo” (opens new window). Tenho certeza que vai achar todas as informações que precisa.

E se precisar falar comigo ou tiver alguma dúvida, é só me mandar um e-mail: euquito@queroquitar.com.br.

Um abraço e até semana que vem.

Euquito.

Compartilhe:


Artigos Relacionados

Card CTA

Logo QueroQuitar laranja vertical

A QueroQuitar é a plataforma de negociação criada para facilitar a sua vida.

Consulte grátis!

Na QueroQuitar você fecha acordos com até 98% de desconto!

Consulte seu CPF e veja as melhores ofertas para quitar dívidas.

QueroRenda

Curta os nossos canais

Uma iniciativa QueroQuitar

Educação financeira é parte fundamental de uma vida tranquila. Pensando nisso, a QueroQuitar está produzindo vídeos e conteúdos para que você tenha mais conhecimento e tome melhores decisões sobre como lidar com seu dinheiro

Inscreva-se para receber nossa Newsletter preencha os campos abaixo.

Conheça nossa Política de Privacidade e nossos Termos de Uso. WhatsApp - E-mail: contato@queroquitar.com.br
Copyright ©2015-2020 www.queroquitar.com.br, TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. Todo o conteúdo do site, todas as fotos, imagens, logotipos, marcas, dizeres, som, software, conjunto imagem, layout, aqui veiculados são de propriedade exclusiva da QueroQuitar S.A. É vedada qualquer reprodução, total ou parcial, de qualquer elemento de identidade, sem expressa autorização. A violação de qualquer direito mencionado implicará na responsabilização cível e criminal nos termos da Lei. Respeitamos todos os itens que nos cabe previstos na LEI Nº 12.965, DE 23 DE ABRIL DE 2014. E o DECRETO Nº 8.771, DE 11 DE MAIO DE 2016 QueroQuitar S.A - CNPJ: 54.042.668/0001-20 - R. Bahia, 843 - Higienópolis - CEP: 01244-001 - São Paulo - SP