Porque é bom ter o nome limpo? Conheça algumas das vantagens


9/30/2021

Dívidas

Porque é bom ter o nome limpo? Conheça algumas das vantagens

Fala pessoal, tudo bem? Eu sou o Euquito da Quero Quitar. Estou aqui para te ajudar com esses assuntos chat… ops! Quero dizer, com esses assuntos difíceis que são as dívidas.

Vamos falar hoje sobre como é bom ter o nome limpo. Pronto?

Deixa te fazer uma pergunta para começar: seu último salário parece menor do que o do mês passado?

É a conta de luz , a gasolina, o transporte público. Ah é! Tem também as compras no supermercado. O negócio está apertado né? Está tudo mais caro mesmo. E com essa pandemia tem muita gente endividada e com o nome sujo.

Ter o nome limpo virou coisa rara. Mas não precisa se desesperar, dá para melhorar isso. Antes deixa te contar mais umas coisas.

Sabe quantas famílias brasileiras estão endividadas em 2021? De acordo com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, 67,3% estão assim. Ou seja, não ache que isso é um problema só seu, porque não é.

É normal bater um desânimo quando olha aquele monte de contas, sem dinheiro e nem como pedir um empréstimo. Mas será que essa é a melhor opção? A melhor opção mesmo, é negociar suas dívidas e ter o nome limpo.

Nome limpo é facilidade de crédito

Mulher negra saltando feliz com sacolas de compras coloridas nas duas mãos em um fundo rosa

Já ouviu falar de score de crédito? Esse nome bonito é na verdade uma classificação por pontos. Ela é usada principalmente por bancos e financeiras para avaliar se você é um bom pagador.

Em cima disso, é dada uma pontuação que mostra se você pode ter crédito. Seja de limite do cartão, da conta ou valor de financiamento, empréstimos e compras a prazo.

Veja abaixo, alguns tipos de financiamentos e compras que são possíveis para quem tem o nome limpo:

  • financiamento de materiais de construção;
  • compra de móveis;
  • financiamento de automóveis,
  • financiamento de imóveis;
  • cursos livres;
  • pós-graduação;
  • graduação.

Manter a saúde e bem-estar

Quem já não ficou doente, preocupado com as contas? Quem nunca perdeu o sono porque estava perto de não ter o que mais importa em ordem: o nome limpo.

Se nunca passou por isso, parabéns. Ou você é rico ou muito organizado e já entendeu como controlar suas contas de acordo com o que ganha. E com certeza isso é motivo de muita alegria.

Mas sabemos que as preocupações com as contas atingem a saúde. Como isso acontece? O maior vilão responsável é o “filho da senhora preocupação”, mais conhecido como estresse. Veja o que ele pode causar:

  • insônia;
  • agitação;
  • tensão muscular;
  • dor de cabeça;
  • mal-humor;
  • taquicardia.

Esses são só alguns dos sintomas e que se não cuidar, podem transformar o estresse em algo ainda mais grave.

O melhor jeito de evitar tudo isso, é não fazer dívidas que não poderá pagar. Claro que contas que são itens básicos, não tem como cortar. Mas dá para economizar, concorda? Também quando estiver mais apertado, dá para fazer uma força e tirar as “besteirinhas” das compras.

Às vezes é preciso fazer alguns sacrifícios para manter sua saúde em dia. Parece importante, não acha? Outra coisa é: antes de fazer uma nova dívida, pare e pense sobre se o que vai comprar é realmente necessário. Se não for, espere.

A organização ajuda muito para que não fique com o nome sujo. Se não tiver ideia de como começar a organizar suas contas e manter seu nome limpo, a QueroQuitar pode te ajudar. É só ler o artigo “Como fazer um orçamento familiar básico” (opens new window), que com certeza vai te orientar por onde começar.

Nome Limpo traz liberdade financeira

Vamos deixar claro que liberdade financeira não é sair por aí comprando a vontade, tá? Ter liberdade financeira é saber utilizar seu dinheiro como quiser, mas com moderação.

A não ser que tenha ganho na Megasena. Mesmo assim, moderação é sempre importante, porque o dinheiro uma hora acaba. Aliás, se tiver ganho, não esquece do tio Euquito aqui, tá bom?

Veja alguns exemplos de liberdade financeira:

  • Sair em um fim de semana com os amigos;
  • De vez quando, almoçar e jantar fora sem preocupação;
  • Ir ao cinema;
  • Se dar um presente;
  • Programar uma viagem;
  • Fazer aquele curso que sempre quis;
  • Investir em seu passatempo preferido.

Para que tudo isso seja possível, primeiro sua vida financeira tem que estar arrumada. O que só vai acontecer se estiver com o nome limpo.

Realize seus sonhos

Outra vantagem de não estar negativado, é poder realizar seus sonhos. Ter um sonho é uma ótima maneira de colocar a vida financeira em dia. Pense nisso como a motivação para manter seu nome limpo ou sair das dívidas.

Não será fácil. Você vai precisar de foco, disciplina e muita paciência. Um bom exemplo é pensar que está construindo uma casa.

Para deixar ela do jeito que quer, primeiro precisa cavar e colocar os alicerces. Sem eles, a casa não para em pé. Com a sua vida financeira é a mesma coisa.

O que são esses alicerces? Vou dar alguns exemplos:

  • nome limpo;
  • contas em dia;
  • guardar dinheiro;
  • ter uma reserva de emergência.

“Nossa Euquito, vou levar uma eternidade para conseguir isso”! Lembra que eu disse que é necessário paciência?

Pode não ser tão rápido quanto esperava, mas saiba que é o melhor caminho. Isso lhe dará base para planejar seus sonhos e sua vida. Quanto antes começar, melhor.

O principal é lembrar que não está sozinho e perceber que existem alternativas. Que tal fazer acontecer?

A QueroQuitar (opens new window) e o Euquito estão com você nessa. Outra coisa: dê uma fuçada em nosso site. Lá você encontra várias dicas e ferramentas que podem te ajudar.

Fica de olho, que no próximo papo, vamos dar algumas dicas sobre como negociar suas dívidas.

Um abraço forte!

Na QueroQuitar você tem acordo

As melhores condições para quitar as dívidas. Sempre!

QueroRenda

Curta os nossos canais

Uma iniciativa QueroQuitar

Educação financeira é parte fundamental de uma vida tranquila. Pensando nisso, a QueroQuitar está produzindo vídeos e conteúdos para que você tenha mais conhecimento e tome melhores decisões sobre como lidar com seu dinheiro

Inscreva-se para receber nossa Newsletter preencha os campos abaixo.

Conheça nossa Política de Privacidade e nossos Termos de Uso. WhatsApp - E-mail: contato@queroquitar.com.br
Copyright ©2015-2020 www.queroquitar.com.br, TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. Todo o conteúdo do site, todas as fotos, imagens, logotipos, marcas, dizeres, som, software, conjunto imagem, layout, aqui veiculados são de propriedade exclusiva da QueroQuitar S.A. É vedada qualquer reprodução, total ou parcial, de qualquer elemento de identidade, sem expressa autorização. A violação de qualquer direito mencionado implicará na responsabilização cível e criminal nos termos da Lei. Respeitamos todos os itens que nos cabe previstos na LEI Nº 12.965, DE 23 DE ABRIL DE 2014. E o DECRETO Nº 8.771, DE 11 DE MAIO DE 2016 QueroQuitar S.A - CNPJ: 54.042.668/0001-20 - R. Bahia, 843 - Higienópolis - CEP: 01244-001 - São Paulo - SP