Organização

Saiba como fazer para cancelar o cartão de crédito


Ter um cartão de crédito nas horas de aperto, até que ajuda desde que sejam respeitados os seus limites. Isso porque, ao invés de ser uma ajuda, ele pode se tornar um desastre na sua vida.

Deve-se utilizar o cartão sempre com atenção para não estourar o limite, pois isso pode desorganizar sua vida financeira, sendo que você vai acabar tendo de parcelar o saldo devedor e ficará sem limite para novas transações.

Não são raras as vezes em que os cartões de crédito causam muitos aborrecimentos, como compras não reconhecidas lançadas na sua fatura ou cobrança duplicada de compras ou pagamentos de serviços contratados, cuja cobrança é fixa em todos os meses. E outros aborrecimentos que podem ocorrer com compras parceladas ou compras feitas.

Depois de algum tempo você decide que não quer mais o cartão de determinada instituição financeira e sai em busca de outro que ilusoriamente lhe traga mais vantagens.

Mas, é um direito seu cancelar o cartão. Como fazer então?

O primeiro passo é ligar para o seu banco ou para a central de relacionamento dele e conversar com a atendente e explicar que quer cancelar o cartão. Ela vai verificar no sistema se há pendências de pagamentos. Se houver, você terá que primeiro quitar a pendência para depois poder pedir o cancelamento do cartão de crédito.

O que você deve levar em consideração antes de cancelar o cartão de crédito

Certifique-se de que não restou nenhum saldo devedor na fatura do cartão de crédito, pois caso tenha restado, depois de cancelado o seu nome será enviado para a lista de inadimplentes dos órgãos de proteção ao crédito.

Se você tiver compras parceladas a fatura continuará chegando para pagamento na data de vencimento do cartão de crédito. Não havendo compras parceladas basta se organizar para pagar o valor pendente, caso exista, na última fatura antes do cartão ser cancelado.

Não se esqueça de comunicar aos prestadores de serviço como Net, Spotify e outros, de que o cartão será cancelado e escolher nova modalidade de pagamento, caso você não vá adquirir outro cartão dentro de pouco tempo.

Quitou os valores pendentes? Agora você já pode cancelar o seu cartão de crédito

Ligue para a Central de Relacionamento do seu banco e solicite para a atendente o cancelamento do seu cartão de crédito.

Não se esqueça de anotar o número do protocolo do atendimento, pois você pode precisar dele para futuros contatos para falar sobre o cancelamento.

O banco é obrigado a emitir um comunicado ou carta oficial, indicando o cancelamento e/ou o recebimento de uma fatura zerada. Se isso não acontecer, entre em contato com a central de posse do número do protocolo. Talvez tenha ocorrido algum problema, mas, nunca deixe a situação passar, já que isso pode levar o seu nome para o cadastro do SPC e Serasa.

Depois de confirmar o cancelamento do seu cartão de crédito, destrua-o, de preferência cortando com uma tesoura, principalmente no local onde está o chip, para evitar que terceiros consigam utilizá-lo, o que lhe traria muita dor de cabeça para resolver.

Você sabia que possui direitos ao cancelar o seu cartão de crédito?

Sim, você possui direitos e são basicamente três. Veja a seguir quais são estes direitos.

  • Direito de cancelar a qualquer momento a partir da data de contrato com seu banco. Não há necessidade de esperar pelo vencimento da fatura ou a última parcela da anuidade para fazer isto. Você tem direito a solicitar o encerramento do serviço quando desejar, desde que não tenha dívidas pendentes no cartão. Se tiver, quite ou renegocie a dívida.
  • Direito a um comprovante de cancelamento. O banco tem que entregar um comprovante de que o cartão foi cancelado. Isto pode ocorrer no momento da solicitação ou depois. Se ocorrer depois, você deve receber um documento por e-mail ou pelos correios. Peça para a instituição lhe fornecer o prazo para a entrega deste comprovante e fique atento. Caso não ocorra dentro do prazo determinado, entre em contato novamente solicitando o comprovante.
  • Cobranças Extras – Caso apareçam cobranças extras, abusivas e incorretas depois de cancelar o seu cartão de crédito, entre em contato com a administradora, de posse do comprovante de quitação e cancelamento e explique o que está acontecendo. Se mesmo assim as cobranças permanecerem, procure o PROCON para evitar prejuízos desnecessários.

Como fazer para cancelar o cartão de crédito se tiver valor pendente?

Existem algumas maneiras para cancelar o cartão de crédito caso existam pendências.

Você pode pedir o parcelamento do total do cartão e bloquear o cartão para que novas compras não sejam realizadas e ficar pagando as faturas mensalmente na data de vencimento até quitar. Depois de quitar você decide se quer continuar com o cartão ou cancelar.

Ou, você pode quitar o cartão pedindo o adiantamento das parcelas que ainda têm a vencer, caso exista é claro, quitar o total e pedir o cancelamento. Neste caso, dependendo do total você deve analisar o que fica mais fácil para você.

Dependendo do total, talvez você precise lançar mão de alguma reserva ou fazer um empréstimo. Verifique sempre os juros praticados no caso do cartão parcelado e no caso de um empréstimo. No momento são abusivos nos dois casos, então parcelar o cartão e não usar até quitar, talvez seja a opção mais viável se você puder.

O melhor mesmo é evitar usar o limite e outra dica é, nunca tenha mais de dois cartões de crédito. A facilidade de obter cartão de crédito tem causado grandes desastres financeiros na vida das pessoas. Procure sempre controlar a impulsividade e compre apenas aquilo que é realmente útil e necessário.

Como cancelar os cartões de créditos dos principais bancos?

Cada instituição financeira tem o seu método para cancelamento de cartão de crédito, mas, todas são obrigadas a realizar o cancelamento assim que for solicitado pelo usuário.

A seguir a lista de alguns bancos e seus métodos.

Itaú – São duas as maneiras para cancelar cartão no Itaú.

O cancelamento do cartão Itaú varia de acordo com a sua situação, ou seja, se você é correntista ou não. Se for correntista, pode fazer de forma online.

Caso tenha perdido o cartão, digite “bloquear cartão de crédito” na busca e encerre o serviço. Em seguida pode solicitar a segunda via caso seja de seu interesse. Se não for, entre no chat e converse com a atendente.

Caso não seja correntista, será preciso acessar a página do internet banking do Itaú e no canto superior direito, troque de “agência e conta” para “cartão de crédito”. Siga os passos ali indicados. Ou se preferir, ligue diretamente para a Central de Relacionamento.

Santander

O cancelamento só pode ser feito ligando para o SAC no 0800-7627777.

Caixa Econômica Federal

Só por telefone e o número muda de acordo com o cartão que você tem. Você precisará consultar, para saber qual número atende o seu modelo de cartão. Outra opção é ir direto a alguma agência da CEF.

Estas são as formas usuais de cancelar um cartão de crédito. Esperamos ter contribuído para facilitar caso você precise cancelar ou bloquear o seu cartão de crédito.

banner acordo quero quitar

Se quiser falar conosco ou tiver alguma dúvida, é só mandar um e-mail para: euquito@queroquitar.com.br. Vamos adorar bater um papo com você!

Um abraço e até semana que vem.

Time QueroQuitar.

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Card CTA

Na QueroQuitar você fecha acordos com até 98% de desconto!

Consulte seu CPF e veja as melhores ofertas para quitar dívidas.

QueroQuitar

Curta os nossos canais

Uma iniciativa QueroQuitar

Educação financeira é parte fundamental de uma vida tranquila. Pensando nisso, a QueroQuitar está produzindo vídeos e conteúdos para que você tenha mais conhecimento e tome melhores decisões sobre como lidar com seu dinheiro

Inscreva-se para receber nossa Newsletter preencha os campos abaixo.

Conheça nossa Política de Privacidade e nossos Termos de Uso. WhatsApp - E-mail: contato@queroquitar.com.br
Copyright ©2015-2020 www.queroquitar.com.br, TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. Todo o conteúdo do site, todas as fotos, imagens, logotipos, marcas, dizeres, som, software, conjunto imagem, layout, aqui veiculados são de propriedade exclusiva da QueroQuitar S.A. É vedada qualquer reprodução, total ou parcial, de qualquer elemento de identidade, sem expressa autorização. A violação de qualquer direito mencionado implicará na responsabilização cível e criminal nos termos da Lei. Respeitamos todos os itens que nos cabe previstos na LEI Nº 12.965, DE 23 DE ABRIL DE 2014. E o DECRETO Nº 8.771, DE 11 DE MAIO DE 2016 QueroQuitar S.A - CNPJ: 54.042.668/0001-20 - R. Bahia, 843 - Higienópolis - CEP: 01244-001 - São Paulo - SP