Organização

Conta Digital: saiba como funciona e como ter uma


Abrir uma conta hoje é uma tarefa muito mais simples do que anos atrás. Antes para se ter uma conta-corrente, primeiro era necessário ir até uma agência do banco onde você deseja abrir a conta.

Em seguida, precisava entregar uma série de documentos, preencher um formulário extenso, assinar e aguardar a aprovação, que claro, não acontecia de imediato.

Graças a tecnologia e a internet, com o tempo os processos foram ficando mais simples e rápidos. Mesmo antes da pandemia, começou a surgir um novo tipo de conta. A conta digital.

De acordo com a Fiserv (empresa global de tecnologia de serviços financeiros) em uma pesquisa feita pela empresa Toluna Insigths, um quinto da população do Brasil, já tem uma conta em um banco digital. Algo que só vem aumentando.

A UBS Evidence Lab informou que, em 2019, os bancos tradicionais tinham 52% da fatia de contas-correntes. Já os bancos digitais mordiam 48% do mercado. Uma situação que se inverteu em 2020, provavelmente devido à pandemia, pois desde então os bancos digitais passaram a ter 52% do mercado , em contas.

O que é conta digital?

Uma conta digital ou conta virtual é uma conta bancária para realizar transações e movimentar qualquer tipo de serviço pela internet através de aplicativos ou sites, sem a necessidade de ir até uma agência.

As contas digitais também são alternativas menos burocráticas. É possível abrir uma conta de onde estiver, pelo smartphone.

Outra característica que é comum às contas digitais — mas não é uma regra — é ausência de tarifas, como a de manutenção de conta.

As instituições podem cobrar por alguns serviços, como pela transferência para outras titularidades, por exemplo. Vale lembrar que, ainda assim, as tarifas cobradas por essas instituições costumam ser menores do que as praticadas pelos bancos tradicionais.

O que você encontra em uma conta digital?

Uma conta digital , no geral, não difere muito de uma conta tradicional e apresenta os mesmos serviços que ela. São esses serviços:

  • Pagamentos de contas;
  • Extrato financeiro;
  • Depósito de valores;
  • Transferências como TED, DOC e PIX;
  • Saques gratuitos (que podem ou não ter limites no mês);
  • Recargas de celular;
  • Transações utilizando cartões de débito ou crédito.

Em relação ao cartão, além das opções citadas, também existem contas digitais que oferecem aos clientes a opção do cartão de crédito pré-pago. Ou seja, aquele que, para o cliente utilizar, é preciso que faça uma recarga do valor, para utilizar tanto em estabelecimentos físicos como virtuais.

Como funciona a conta digital?

A conta digital, assim como uma tradicional, também se divide em dois tipos:

  • Conta Pessoa Física;
  • Conta Pessoa Jurídica.

Fora isso, as contas digitais, dispõe de serviços diferenciados, conforme a necessidade do usuário. Algumas contas digitais, além dos serviços como saques, transferências via pix e pagamentos, oferecem outros serviços como rendimentos dos valores depositados, área para efetuar investimentos dentro do aplicativo e contratação de crédito, por exemplo.

Saiba as vantagens

Uma conta digital pode dar ao cliente vários benefícios, que vão desde facilitar sua vida , até a economia de tarifas. Veja:

Tarifas menores

Em uma conta tradicional, diversas tarifas são cobradas para que você use os serviços. Um exemplo é pagar pelo cadastro de conta corrente, TEDs e DOCs. Sem contar com despesas como anuidade do cartão, entre outras.

Já na conta digital, muitas dessas tarifas não existem ou são reduzidas. Por isso, é importante pesquisar para saber o que cada instituição financeira oferece.

Menos burocracia

Uma conta digital é muito mais fácil de abrir do que uma conta em uma instituição tradicional. Isso porque o cadastro é simples, feito pelo próprio app pelo celular. O que torna tudo muito mais prático e rápido.

Atendimento

Não precisar ir até a agência e não ter que passar horas no telefone para resolver um problema é de longe uma grande vantagem. Todo o atendimento e suporte é feito de maneira virtual. Sempre por chats, aberturas de tickets e redes sociais.

O que é preciso para abrir e ter uma conta digital aprovada?

Para abrir uma conta digital, hoje é muito simples. veja este passo a passo:

  • baixe o aplicativo do banco ou fintech na loja de aplicativos do seu celular;
  • realize um cadastro básico;
  • Aguarde análise de aprovação da conta.

Como é feita a aprovação?

banner acordo quero quitar

Cada banco digital segue uma política própria para a aprovação de cadastros.

Vale lembrar que em caso de negativa, nem sempre é por score baixo, restrições no CPF ou qualquer outra condição. Pode ser apenas uma questão da política interna da instituição.

Com as informações dadas nesse artigo, se você achava que ter uma conta digital era um bicho de sete cabeças, pode perceber que é bem mais fácil do que imaginou, não?

Para que fique ainda mais por dentro, leia o artigo "Cartão de crédito digital e crediário digital: o que são?" (opens new window).

Espero ter ajudado.

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Card CTA

Logo QueroQuitar laranja vertical

A QueroQuitar é a plataforma de negociação criada para facilitar a sua vida.

Consulte grátis!

Na QueroQuitar você fecha acordos com até 98% de desconto!

Consulte seu CPF e veja as melhores ofertas para quitar dívidas.

QueroRenda

Curta os nossos canais

Uma iniciativa QueroQuitar

Educação financeira é parte fundamental de uma vida tranquila. Pensando nisso, a QueroQuitar está produzindo vídeos e conteúdos para que você tenha mais conhecimento e tome melhores decisões sobre como lidar com seu dinheiro

Inscreva-se para receber nossa Newsletter preencha os campos abaixo.

Conheça nossa Política de Privacidade e nossos Termos de Uso. WhatsApp - E-mail: contato@queroquitar.com.br
Copyright ©2015-2020 www.queroquitar.com.br, TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. Todo o conteúdo do site, todas as fotos, imagens, logotipos, marcas, dizeres, som, software, conjunto imagem, layout, aqui veiculados são de propriedade exclusiva da QueroQuitar S.A. É vedada qualquer reprodução, total ou parcial, de qualquer elemento de identidade, sem expressa autorização. A violação de qualquer direito mencionado implicará na responsabilização cível e criminal nos termos da Lei. Respeitamos todos os itens que nos cabe previstos na LEI Nº 12.965, DE 23 DE ABRIL DE 2014. E o DECRETO Nº 8.771, DE 11 DE MAIO DE 2016 QueroQuitar S.A - CNPJ: 54.042.668/0001-20 - R. Bahia, 843 - Higienópolis - CEP: 01244-001 - São Paulo - SP