Crédito

Cartão de crédito digital e crediário digital: o que são?


Tem muita gente que já não sabe o que é pegar em uma nota de dinheiro há algum tempo. Cada vez mais a tecnologia avança e com ela os meios de lidar com o dinheiro também. Exemplo disso são os cartões de débito e crédito, que praticamente já substituem o papel na hora de transações e compras.

Outra inovação são as contas digitais, com as quais se pode fazer tudo como nas contas convencionais e mais um pouco. Claro que com a vantagem de não ter tarifas, o que tem atraído boa parte das pessoas.

Existem também os cartões com pagamento por aproximação, onde já não é mais preciso digitar a senha e os pagamentos por meio do celular. E junto com tudo isso, como o mundo e as inovações não param nascem formas de crédito. Entre elas estão o cartão de crédito digital e o crediário digital.

Para descobrir o que são e como funcionam, continue a ler o artigo.

O cartão de crédito digital

Mulher branca, segurando um cartão de crédito e olhando o celular.

O cartão de crédito digital é a nova onda do momento, mas que pelo jeito, veio para ficar. Muito popular entre os usuários de smartphone, principalmente o público jovem, eles oferecem uma série de vantagens.

Não tendo anuidade, o cartão de crédito digital atrai quem não quer pagar nenhuma tarifa, só para ter um cartão. É fácil de solicitar, podendo ser feito online, sem ser preciso ir a uma agência física ou enviar documentos em papel. Outro motivo que leva cada vez mais pessoas aderirem a esse novo formato de cartão.

Mas você deve estar se perguntando, afinal o que é o cartão digital, certo?

O importante é não confundir o cartão de crédito digital com o cartão de crédito virtual. Apesar de terem nomes próximos, os serviços são bem diferentes. O cartão de crédito digital, mesmo tendo esse nome, é um cartão físico, assim como os cartões de crédito tradicionais.

A primeira diferença do cartão digital para o tradicional é a solicitação. É tudo feito de forma online. Além disso, como já foi dito acima, ele não tem taxas de manutenção, o que é uma característica comum a todos os serviços digitais relacionados a contas e cartões.

Já o cartão virtual é utilizado para fazer compras pela internet de uma forma mais segura. Como ele existe apenas virtualmente, não é físico, tem um número diferente do cartão físico, como data de validade e código de segurança.

Esse tipo de cartão é gerado pelo aplicativo do banco na hora da compra e deixa de existir após a mesma. Ou seja, para cada transação é gerado um número.

Como funciona

O cartão de crédito digital é um serviço oferecido normalmente para quem abre uma conta digital. Como as contas digitais funcionam em sua maioria por meio de aplicativos, nesses apps, é solicitado os dados pessoais como CPF, RG, endereço e telefone, além de dar informações de renda e profissão.

O que é feito de maneira totalmente online e imagens e até assinatura digital. O cartão digital será emitido caso o usuário seja aprovado na avaliação de crédito, que considera se a pessoa está negativada, além de outros dados financeiros.

Outra vantagem, é a possibilidade de monitorar os gastos, conferir e pagar a fatura, efetuar transferências e controlar as transações de maneira geral, por meio do aplicativo. Ainda existem alguns que oferecem recursos como também os de regular o próprio limite até um teto e cadastrar avisos quando chegar a um certo valor de compras.

O que é o crediário digital?

Um grande problema, tanto para quem deseja comprar, como para quem recebe por meio de cartão crédito, é a falta de limite. Isso sem contar que não tem nem conta em banco.

Mesmo com a opção de compras parceladas por meio do cartão de crédito, muitos como não tem um ou mesmo não tem conta em banco, deixam de comprar, mesmo tendo o dinheiro para isso, pois recebem seus salários mensalmente.

Para atender esse público sem conta ou sem limite de cartão suficiente, é que surge um novo meio de pagamento: o crediário digital. Ele permite que o consumidor divida o valor das compras. Uma facilidade para o cliente, que não precisa utilizar o limite de um cartão de crédito, além de vantagem para o lojista, que não perde vendas por isso.

Ainda vale dizer que os juros cobrados nas parcelas pelo crediário digital, é bem mais em conta que o de um cartão de crédito.

Como funciona

banner acordo quero quitar

A primeira coisa que é feita, é a coleta de informações básicas como CPF, e-mail e telefone, que em muitos sites de compra já são solicitadas. Dessa maneira, essas informações acabam por virem preenchidas.

Em posse delas, a plataforma que oferece o serviço de crediário digital (para o site onde o consumidor está comprando), faz uma checagem básica e instantânea das informações financeiras do cliente. Sendo o crédito aprovado, o cliente escolhe em quantas vezes quer pagar.

Já existem algumas startups fintechs, que oferecem o serviço, que aos poucos está ganhando terreno. E pelo jeito, será algo que em breve será um belo concorrente não para os cartões de créditos digitais, como para os tradicionais.

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Card CTA

Logo QueroQuitar laranja vertical

A QueroQuitar é a plataforma de negociação criada para facilitar a sua vida.

Consulte grátis!

Na QueroQuitar você fecha acordos com até 98% de desconto!

Consulte seu CPF e veja as melhores ofertas para quitar dívidas.

QueroRenda

Curta os nossos canais

Uma iniciativa QueroQuitar

Educação financeira é parte fundamental de uma vida tranquila. Pensando nisso, a QueroQuitar está produzindo vídeos e conteúdos para que você tenha mais conhecimento e tome melhores decisões sobre como lidar com seu dinheiro

Inscreva-se para receber nossa Newsletter preencha os campos abaixo.

Conheça nossa Política de Privacidade e nossos Termos de Uso. WhatsApp - E-mail: contato@queroquitar.com.br
Copyright ©2015-2020 www.queroquitar.com.br, TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. Todo o conteúdo do site, todas as fotos, imagens, logotipos, marcas, dizeres, som, software, conjunto imagem, layout, aqui veiculados são de propriedade exclusiva da QueroQuitar S.A. É vedada qualquer reprodução, total ou parcial, de qualquer elemento de identidade, sem expressa autorização. A violação de qualquer direito mencionado implicará na responsabilização cível e criminal nos termos da Lei. Respeitamos todos os itens que nos cabe previstos na LEI Nº 12.965, DE 23 DE ABRIL DE 2014. E o DECRETO Nº 8.771, DE 11 DE MAIO DE 2016 QueroQuitar S.A - CNPJ: 54.042.668/0001-20 - R. Bahia, 843 - Higienópolis - CEP: 01244-001 - São Paulo - SP