Organização

Conheça 12 dicas de como economizar dinheiro em 2023


Saber como economizar dinheiro nem sempre é fácil. Mas, com algumas pequenas mudanças e a aplicação de algumas técnicas, economizar dinheiro em 2023, pode se tornar algo simples e prazeroso, e o melhor de tudo, sem precisar fazer grandes mudanças na sua vida. Confira!

Como economizar dinheiro em 2023 com uma pequena renda

Se você ganha pouco dinheiro e não sabe lidar com as finanças, poupar se torna uma missão quase impossível. Por isso, nossas primeiras dicas estão relacionadas à organização financeira, para que você saiba economizar mesmo ganhando pouco.

Conheça suas realidades financeiras

Se você não conhece sua realidade financeira, traçar metas de poupança é muito difícil. Por isso, a primeira dica para você começar a economizar dinheiro em 2023 é conhecer a sua realidade financeira. Para fazer isso responda você mesmo às seguintes perguntas:

  • Quanto eu ganho?
  • Quais são minhas necessidades financeiras?
  • Qual a minha média de gastos mensais?
  • Eu possuo dívidas?
  • Quais são os meus objetivos financeiros?

Com base nas respostas, você vai conseguir conhecer a sua capacidade de fazer uma reserva.

E caso perceba que possui mais passivos do que ativos financeiros – mais gastos do que ganhos - é hora de traçar metas para melhorar sua vida financeira.

Utilize um gerenciador financeiro

Agora que já conhece sua realidade financeira, é hora de se dedicar ao seu controle financeiro pessoal, ou seja, gerenciar a entrada e saída do seu dinheiro, bem como se planejar para poupar mais.

Infelizmente é bem comum as pessoas não conhecerem seu ganho líquido mensal, isto é, o salário descontado de impostos e seus gastos.

Mas, como você quer aprender como economizar dinheiro em 2023, indicamos que comece a ter o controle do seu dinheiro e não permita mais que ele controle você.

A falta de gestão financeira é uma das principais causas do descontrole financeiro que contribui para o aumento de gastos. Por meio de um software de gerenciamento financeiro, você pode ter o controle da entrada e da saída do seu dinheiro de forma simples e descomplicada.

Com um aplicativo é possível registrar todos os seus ganhos e gastos, inclusive no cartão de crédito. Assim, com conhecimento da sua capacidade de poupar dinheiro e análise dos seus gastos, você pode fazer uma boa economia.

A QueroQuitar (opens new window) dispõe de uma área com ferramentas de apoio (opens new window), que podem te ajudar nessa tarefa. Dê uma olhada.

Conheça suas despesas fixas e variáveis

Agora que você já conhece todas as suas despesas com a ajuda de um app de controle financeiro, é hora de entender como elas são divididas!

De maneira simples, com base no valor gasto mensalmente e frequência delas no seu orçamento, podemos dividir as despesas em fixas e variáveis.

Fixas

Geralmente, suas despesas fixas são aquelas despesas essenciais como gastos com aluguel e plano de saúde, que você não pode excluir do seu plano financeiro e possuem um valor fixo. Mesmo assim, algumas delas podem ser renegociadas, aumentando a sua capacidade de conseguir economizar.

Variáveis

Alimentação, contas de luz e gás, são exemplos de variáveis e que você pode fazer um controle para ajustar o valor no final do mês.

Analise seus gastos

O nosso próximo passo consiste em você analisar todos os seus gastos.

Então, além de te ajudar a fazer o controle das suas finanças, um software de controle de gastos pode te ajudar na análise das suas despesas.

Por isso é tão importante utilizar uma plataforma que unifique todas as suas movimentações financeiras, a fim de facilitar o gerenciamento do seu dinheiro.

Além disso, por meio da análise dos seus gastos, você consegue saber para onde seu dinheiro está indo. Assim, fica bem mais fácil identificar suas despesas desnecessárias.

Corte despesas desnecessárias

Este é o momento de cortar suas despesas desnecessárias com base na sua análise de gastos. Com o resultado, você vai conseguir economizar uma boa quantia com a redução daquelas despesas que não são essenciais.

Saiba por onde o dinheiro está ‘vazando’

Caso você não tenha ideia de quanto gasta ou como gasta, é importante fazer um controle rígido por dois ou três meses, para descobrir para onde seu dinheiro está indo.

Preste atenção se não está comprando por impulso no supermercado, por exemplo.

Tente fingir que ganha menos

Uma dica é separar 10% ou 20% do salário assim que cair na conta e colocar na poupança para não correr o risco de cair em tentação e gastar tudo. Ficando todo na conta corrente a tentação é sempre maior. Com o tempo isso se tornará um hábito e ficará mais fácil poupar.

Crie um objetivo para poupar

É importante economizar com base em um objetivo, como comprar um carro, uma casa, ou viajar. Ter um objetivo em mente de algo que você queira muito é uma forma de conseguir poupar.

Você pode economizar fazendo você mesmo

Caso tenha alguma habilidade você pode economizar fazendo pequenos reparos na casa, como consertar a torneira vazando, trocar a válvula da descarga, remendar a parede rachada, entre outras coisas.

Caso também tenha o hábito de mandar roupa para lavar na lavanderia, às vezes compensa mais ter uma máquina e lavar em casa. A despesa inicial será o valor da máquina. Depois de paga a economia poderá ser feita. O mesmo com roupas para passar, lembrando que tanto para lavar como para passar, o ideal é esperar acumular um pouco para passar tudo de uma vez.

Caso também tenha faxineira e more num lugar pequeno, tire um tempo para fazer a limpeza e deixe para chamar a faxineira para fazer apenas o mais pesado.

Gaste menos com delivery

Quem não gosta de pedir uma comida diferente por delivery, não é mesmo?

Desde que esta atitude não se torne uma rotina, tudo bem. Mas, cuidado para não exagerar e acabar gastando mais do que o planejado com esse tipo de despesa.

Além disso, com ajuda da dica anterior, que tal fazer você mesmo seu lanche favorito? Certeza que você vai conseguir economizar um bom dinheiro dessa forma. Na maioria das vezes, com o valor do lanche você consegue comprar ingredientes para vários lanches.

Economize água

A conta de água é um tipo de despesa variável que pode afetar negativamente seu orçamento quando você gasta mais do que o esperado. Não deixe torneiras abertas, tome banhos mais curtos, não lave o carro com água da caixa ou da rua.

Caso seja possível, reutilize a água da chuva ou da máquina de lavar roupas para lavar o quintal, regar plantas e lavar o carro. Ao economizar água você estará ajudando a si próprio e o meio ambiente ao mesmo tempo.

Faça o mesmo com a energia

banner acordo quero quitar

  1. Evite deixar a porta da geladeira aberta.
  2. Não durma com a TV ligada.
  3. Racionalize o uso do chuveiro elétrico.
  4. Saiba utilizar lâmpadas, ferro elétrico e máquina de lavar de maneira inteligente.
  5. Utilize lâmpadas led.

Estas são apenas algumas dicas para fazer economia. No dia a dia, conhecendo bem as suas necessidades e rotina, você poderá encontrar mais formas de economizar.

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Card CTA

Na QueroQuitar você fecha acordos com até 98% de desconto!

Consulte seu CPF e veja as melhores ofertas para quitar dívidas.

QueroQuitar

Curta os nossos canais

Uma iniciativa QueroQuitar

Educação financeira é parte fundamental de uma vida tranquila. Pensando nisso, a QueroQuitar está produzindo vídeos e conteúdos para que você tenha mais conhecimento e tome melhores decisões sobre como lidar com seu dinheiro

Inscreva-se para receber nossa Newsletter preencha os campos abaixo.

Conheça nossa Política de Privacidade e nossos Termos de Uso. WhatsApp - E-mail: contato@queroquitar.com.br
Copyright ©2015-2020 www.queroquitar.com.br, TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. Todo o conteúdo do site, todas as fotos, imagens, logotipos, marcas, dizeres, som, software, conjunto imagem, layout, aqui veiculados são de propriedade exclusiva da QueroQuitar S.A. É vedada qualquer reprodução, total ou parcial, de qualquer elemento de identidade, sem expressa autorização. A violação de qualquer direito mencionado implicará na responsabilização cível e criminal nos termos da Lei. Respeitamos todos os itens que nos cabe previstos na LEI Nº 12.965, DE 23 DE ABRIL DE 2014. E o DECRETO Nº 8.771, DE 11 DE MAIO DE 2016 QueroQuitar S.A - CNPJ: 54.042.668/0001-20 - R. Bahia, 843 - Higienópolis - CEP: 01244-001 - São Paulo - SP