Empresas

Carta proposta de pagamento de dívida: saiba como fazer uma


Você sabia que pode fazer uma carta proposta de pagamento de dívida propondo um acordo para a dívida do seu cliente?

Fazendo isso na hora certa você terá grande chance de conseguir negociar e resolver o seu problema.

Leia nossa matéria até o final e descubra como isso é possível.

Primeiro passo para criar uma carta proposta de pagamento de dívida

enter image description here

Antes de usar o recurso da carta proposta de pagamento de dívida, você deve tentar todos os outros meios disponíveis para que seu cliente possa quitar a dívida que tem com você.

Caso você já tenha tentado e mesmo assim não conseguiu, você pode fazer concessões que podem ser:

  • No valor dos juros;

  • Na multa;

  • No valor integral da dívida.

O objetivo é resolver o mais rápido possível para que a inadimplência não atrapalhe a sua empresa.

Como oferecer proposta de acordo de dívida para o cliente?

A saúde financeira da sua empresa depende da sua habilidade em buscar meios para diminuir a inadimplência.

Algumas dicas são:

  • Um sistema de gestão de cobrança onde possam ser criados boletos bancários de acordo com a demanda necessária, onde não incidam taxas de juros extras.

  • Plataformas de cobrança que possam ser integradas a outros sistemas de controle de caixa, permitindo que as informações sejam transmitidas de forma automática, rápida e sem possíveis erros humanos.

  • Oferecer formas de pagamento variadas, pois isso também facilita a redução da inadimplência, uma vez que o cliente pode escolher a maneira mais prática para realizar a quitação da dívida.

  • Depois de ter efetuado todas as etapas da negociação amigável por meio de telefone, lembretes, avisos e mensagens, é preciso propor um acordo ao cliente.

Não obteve resposta positiva para a primeira fase?

banner acordo quero quitar

Caso não tenha conseguido resolver o seu problema e o do seu cliente, existem ainda algumas dicas para fazer a negociação.

  • Antes de propor um acordo definitivo, converse com o seu consumidor e entenda a situação em que ele se encontra, esclareça a dívida, os valores das multas, juros e as datas vencidas.

  • Depois que ele estiver atualizado sobre o seu débito, procure oferecer uma proposta condizente, atrativa e que permita a quitação rápida.

  • Disponibilize prazos coerentes para o novo pagamento, mas fique atento para não estender as datas por um período longo, para que não crie uma situação de inadimplência novamente.

  • Ouça as contrapropostas do cliente e, caso não haja acordo, procure estudar a proposta oferecida por ele.

  • Leve a suposta sugestão ao conselho ou ao setor financeiro para ser estudada e entre em contato com o cliente em outra data para uma resposta concreta.

  • Atue de acordo com o código de defesa do consumidor para não ter problemas além da inadimplência.

  • Ameaças, mensagens e ligações em horários impróprios são consideradas medidas ilegais de cobrança.

  • Estruture a proposta através de medidas como zerar juros e multas e fazer um novo parcelamento.

  • Especifique o acordo em um contrato, ou seja, crie um documento jurídico. Isso dará garantias a você e ao seu cliente.

  • A proposta deve ser benéfica para as duas partes, por isso, somente crie um contrato para finalizar o acordo se o montante referente à dívida seja justo para a empresa também.

  • É comum que a situação de inadimplência ocorra por algum motivo temporário ou algum imprevisto financeiro passageiro na vida do cliente. Por isso, prezar pelas boas relações faz com que futuros negócios sejam possíveis.

Acreditamos que você esteja de posse das principais informações que lhe ajudarão a resolver o problema da inadimplência na sua empresa.

Boa sorte!

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Card CTA

Na QueroQuitar você fecha acordos com até 98% de desconto!

Consulte seu CPF e veja as melhores ofertas para quitar dívidas.

QueroQuitar

Curta os nossos canais

Uma iniciativa QueroQuitar

Educação financeira é parte fundamental de uma vida tranquila. Pensando nisso, a QueroQuitar está produzindo vídeos e conteúdos para que você tenha mais conhecimento e tome melhores decisões sobre como lidar com seu dinheiro

Inscreva-se para receber nossa Newsletter preencha os campos abaixo.

Conheça nossa Política de Privacidade e nossos Termos de Uso. WhatsApp - E-mail: contato@queroquitar.com.br
Copyright ©2015-2020 www.queroquitar.com.br, TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. Todo o conteúdo do site, todas as fotos, imagens, logotipos, marcas, dizeres, som, software, conjunto imagem, layout, aqui veiculados são de propriedade exclusiva da QueroQuitar S.A. É vedada qualquer reprodução, total ou parcial, de qualquer elemento de identidade, sem expressa autorização. A violação de qualquer direito mencionado implicará na responsabilização cível e criminal nos termos da Lei. Respeitamos todos os itens que nos cabe previstos na LEI Nº 12.965, DE 23 DE ABRIL DE 2014. E o DECRETO Nº 8.771, DE 11 DE MAIO DE 2016 QueroQuitar S.A - CNPJ: 54.042.668/0001-20 - R. Bahia, 843 - Higienópolis - CEP: 01244-001 - São Paulo - SP