Dívidas

Você sabia que pode existir dívida boa?


Quando pensamos em dívida a primeira sensação que temos é de que algo vai muito mal na vida financeira de alguém.

Pois saiba que nem sempre uma dívida pode ser ruim. É isso mesmo que você está lendo! É possível sim, existir uma dívida boa. Continue lendo e logo você vai descobrir o motivo dessa notícia.

Primeiramente vamos falar da dívida ruim, aquela que você se endivida porque quando contrai, não tem a menor ideia de como irá quitá-la. Pode ser a compra de uma roupa, de um celular, computador, ou aquela viagem dos sonhos, que acaba se tornando um verdadeiro pesadelo.

Já deve ter dado para desconfiar que a dívida ruim é aquela que você faz por impulso, sem pensar nas consequências, sem ter se programado para fazer.

Geralmente envolve o uso do cartão de crédito com parcelas a perder de vista, que vão ficar minando o seu orçamento ao longo do período que foi contratado.

Ou, pode ser que opte por usar o cheque especial. Nos dois casos, os juros são altíssimos e no final você vai ter pagado o dobro do valor original da compra.

De onde surgem as dívidas?

Em geral elas acontecem porque você se deixa levar pela empolgação do momento.

Quando você vê algo que deseja muito e surge a oportunidade de adquirir - principalmente se está vinculada a uma grande oferta, daquelas que enchem os seus olhos mas enganam o seu bolso – você levado pela emoção pensa: vou comprar e depois dou um jeito de pagar, depois penso como vou fazer.

É neste exato momento que uma dívida boa, se difere de uma ruim. E é aí que o problema começa. A facilidade do cartão sempre ao alcance das mãos faz com que muitas pessoas entrem em dívidas das quais geralmente se arrependem muito depois.

Por que ao invés de uma dívida boa faço uma ruim?

Porque adquirimos conceitos e crenças erradas sobre comprar por prazer e não por necessidade.

Vivemos em uma sociedade consumista incentivada por um sistema injusto e desumano que não está nenhum pouco preocupado com o mal que pode estar causando às pessoas.

O único objetivo em mente é empurrar os seus produtos a todo custo, nem que esse custo seja a paz e bem estar dos compradores, além é claro do próprio lucro que será computado aos seus negócios.

Tenha certeza de que as instituições financeiras sempre serão muito simpáticas e solicitas se você aparecer para pedir um empréstimo ou para pedir um aumento dos seus limites de cartão e cheque especial.

E tenha a mesma certeza de que vão ignorar você e seus apelos quando o seu limite estourar e você for obrigado a negociar a dívida sob juros altíssimos.

É um estresse pelo qual você não precisa passar. Basta não se deixar levar pelos impulsos, pelas emoções.

Qual o segredo para não se endividar?

Aqui não existe outra resposta. É preciso exercitar a velha e boa paciência!

O mundo não vai acabar porque aquele momento não é o mais indicado para comprar algo que você tanto deseja. Planeje, programe-se, junte o valor e depois sim faça a sua compra com segurança.

Afinal, o que é uma dívida boa?

banner acordo quero quitar

A dívida boa, conhecida também como dívida inteligente, é aquela que você faz com um (opens new window)planejamento muito estruturado.

Um exemplo de dívida boa é quando você vai abrir um negócio e precisa de capital. Você pega a grana emprestada, mas sabe exatamente quanto precisa faturar para cobrir esse empréstimo.

Não se trata de uma aventura no mundo do empreendedorismo, mas sim, de um projeto com processos que funcionem.

É isso! Esperamos ter mostrado a você com clareza, a diferença entre a dívida boa e a dívida ruim.

É fácil. Basta comprar com a razão e não com o coração. Deixe as emoções para as coisas que a vida oferece que não vão desequilibrar as suas finanças, afinal, elas são o seu meio de sobreviver.

Não sabe se tem alguma dívida? Acesse aqui (opens new window) de forma gratuita e veja se há alguma dívida em aberto com um dos parceiros da QueroQuitar (opens new window). Se tiver, é possível fechar um acordo de maneira totalmente online com condições especiais para pagamento.

Se quiser falar comigo ou tiver alguma dúvida, é só mandar um e-mail: euquito@queroquitar.com.br. Vou adorar bater um papo com você!

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Card CTA

Na QueroQuitar você fecha acordos com até 98% de desconto!

Consulte seu CPF e veja as melhores ofertas para quitar dívidas.

QueroQuitar

Curta os nossos canais

Uma iniciativa QueroQuitar

Educação financeira é parte fundamental de uma vida tranquila. Pensando nisso, a QueroQuitar está produzindo vídeos e conteúdos para que você tenha mais conhecimento e tome melhores decisões sobre como lidar com seu dinheiro

Inscreva-se para receber nossa Newsletter preencha os campos abaixo.

Conheça nossa Política de Privacidade e nossos Termos de Uso. WhatsApp - E-mail: contato@queroquitar.com.br
Copyright ©2015-2020 www.queroquitar.com.br, TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. Todo o conteúdo do site, todas as fotos, imagens, logotipos, marcas, dizeres, som, software, conjunto imagem, layout, aqui veiculados são de propriedade exclusiva da QueroQuitar S.A. É vedada qualquer reprodução, total ou parcial, de qualquer elemento de identidade, sem expressa autorização. A violação de qualquer direito mencionado implicará na responsabilização cível e criminal nos termos da Lei. Respeitamos todos os itens que nos cabe previstos na LEI Nº 12.965, DE 23 DE ABRIL DE 2014. E o DECRETO Nº 8.771, DE 11 DE MAIO DE 2016 QueroQuitar S.A - CNPJ: 54.042.668/0001-20 - R. Bahia, 843 - Higienópolis - CEP: 01244-001 - São Paulo - SP