Dívidas

Saiba como fazer para tirar o nome da Serasa


Não ter crédito no mercado para fazer uma compra a prazo, um empréstimo, um cartão de crédito ou um financiamento já é uma realidade para muitos brasileiros. Com mais 65 milhões negativados, o Brasil nunca teve tantas pessoas com o nome sujo como agora.

Fato devido a uma série de acontecimentos como alta do juros, inflação, situação pós-pandemia e ainda com um índice gigantesco de desempregados. Fora aqueles que desistiram de um trabalho com carteira assinada e hoje trabalham na informalidade.

E o pior é que muitos têm se endividado para comprar itens básicos de sobrevivência, como alimentação.

Diante disso tudo, como fazer para tirar o nome do Serasa e poder voltar a ter crédito e uma vida normal? Continue lendo o artigo e veja algumas dicas para limpar o nome.

O que é Serasa?

Antes de entrarmos na questão de como tirar o nome do Serasa, é importante entender o que o órgão.

Serasa é um birô de crédito que reúne dados enviados por lojas, bancos e financeiras para dar apoio aos negócios e comércio que têm dificuldade em receber dos consumidores.

Munido de toda essa informação, a Serasa criou um banco de dados com apontamentos sobre dívidas vencidas e não pagas, cheques sem fundos, protestos de títulos e outros registros públicos e oficiais. E mais que isso. A empresa é um órgão negativador.

Ou seja, se você não pagou uma dívida e seu nome foi para a Serasa, isso quer dizer que você está com o nome negativado e não terá como conseguir crédito no mercado.

Como o nome é negativado?

Até chegar à inadimplência, são basicamente quatro etapas.

  • O atraso de contas;
  • Cobrança do débito pelo credor (empresa onde o consumidor fez a compra).
  • O prazo e aviso da negativação;
  • E por fim a negativação do nome.

Não é um processo rápido, pois existe um tempo entre o atraso da dívida e inclusão do nome do devedor nos birôs de crédito, como a Serasa, por exemplo. Mesmo assim é preciso estar atento, pois muitos acabam com o CPF negativado e nem sabem disso.

As empresas têm a obrigação de informar o consumidor sobre a entrada de seu nome nos órgãos de proteção ao crédito, mas muitas vezes isso não acontece. Isso devido a um endereço errado ou cadastro desatualizado do cliente.

Passo a passo para tirar o nome do Serasa

Consulte seu CPF

A primeira coisa a fazer é consultar seu CPF para verificar se consta alguma dívida negativada em seu nome. Fazer isso é bem simples. Uma forma é fazer uma consulta gratuita (opens new window) no site da QueroQuitar (opens new window). E agora estamos com o Feirão online QueroQuitar (opens new window), acesse e aproveite as ofertas.

Se houver alguma dívida junto a nossos parceiros, pela plataforma você não só consegue ver qual o valor original da dívida, como também o valor para pagamento com desconto.

Analise as dívidas

Uma vez que localizou a dívida, analise e veja quanto deve. Veja as condições para pagamento , o desconto e simule para ver o que cabe de pagamento no seu orçamento mensal.

Faça o pagamento

Feito a análise, pelo próprio site da QueroQuitar, você pode escolher a melhor oferta e condições de pagamento. Em poucos cliques é possível negociar suas dívidas. Basta você fecha o acordo, baixa o boleto e é só efetuar o pagamento.

Retirada do nome da Serasa

Em seguida basta aguardar que seu nome saia do Serasa e de outros órgãos de proteção ao crédito. A retirada pode ocorrer em até 5 dias úteis após o pagamento.

E vale lembrar que mesmo que tenha feito um acordo parcelado, após o pagamento da primeira parcela, por lei em até os 5 dias úteis seu nome deve ser retirado dos birôs de negativação.

Mantenha o nome limpo

banner acordo quero quitar

O último passo é um aviso. Depois de ficar sem crédito, tente não fazer novas dívidas que não possa pagar. Para isso faça um planejamento financeiro, organize-se. Se precisar de uma ajuda, o QueroRenda (opens new window) tem diversas ferramentas de apoio (opens new window) que podem te ajudar nessa empreitada.

Além disso, se não tiver para comprar algo que não seja uma necessidade básica. Ainda vale mais esperar e juntar dinheiro, do que parcelar a compra, pois é bem provável que tenha juros no parcelamento.

Se quiser falar comigo ou tiver alguma dúvida, é só me mandar um e-mail: euquito@queroquitar.com.br. Vou adorar bater um papo com você!

Um abraço e até semana que vem.

Euquito.

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Card CTA

Na QueroQuitar você fecha acordos com até 98% de desconto!

Consulte seu CPF e veja as melhores ofertas para quitar dívidas.

QueroQuitar

Curta os nossos canais

Uma iniciativa QueroQuitar

Educação financeira é parte fundamental de uma vida tranquila. Pensando nisso, a QueroQuitar está produzindo vídeos e conteúdos para que você tenha mais conhecimento e tome melhores decisões sobre como lidar com seu dinheiro

Inscreva-se para receber nossa Newsletter preencha os campos abaixo.

Conheça nossa Política de Privacidade e nossos Termos de Uso. WhatsApp - E-mail: contato@queroquitar.com.br
Copyright ©2015-2020 www.queroquitar.com.br, TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. Todo o conteúdo do site, todas as fotos, imagens, logotipos, marcas, dizeres, som, software, conjunto imagem, layout, aqui veiculados são de propriedade exclusiva da QueroQuitar S.A. É vedada qualquer reprodução, total ou parcial, de qualquer elemento de identidade, sem expressa autorização. A violação de qualquer direito mencionado implicará na responsabilização cível e criminal nos termos da Lei. Respeitamos todos os itens que nos cabe previstos na LEI Nº 12.965, DE 23 DE ABRIL DE 2014. E o DECRETO Nº 8.771, DE 11 DE MAIO DE 2016 QueroQuitar S.A - CNPJ: 54.042.668/0001-20 - R. Bahia, 843 - Higienópolis - CEP: 01244-001 - São Paulo - SP