Dívidas

Como saber se meu nome está sujo


Plataformas digitais onde é possível consultar de maneira gratuita o CPF, como a QueroQuitar, são uma das maneiras de descobrir se existem dívidas em aberto.

Você tem uma geladeira antiga, quase pifando. Então decide que é hora de comprar uma nova. Vai à loja, escolhe o modelo, mas quando vai financiar, surpresa!

O lojista informa que o crédito foi negado. E agora? Como fazer para saber se está com o nome sujo?

Hoje o meio mais rápido, é consultar a internet. Na web, você encontra plataformas digitais que disponibilizam a consulta por meio do CPF. Algumas de maneira gratuita, outras não.

Há também aquelas como a QueroQuitar, onde é possível saber se você tem alguma dívida em aberto. Para descobrir basta acessar o site (opens new window). O que acende um alerta para pesquisar se a dívida em questão, sujou seu nome.

Mais do que saber se está com o nome sujo, é importante entender outras questões:

O que significa ter o nome sujo? O que leva alguém a ter uma restrição no nome? E quais as consequências disso?

O que é ter o nome sujo?

Há um tempo atrás, comerciantes se reuniam em praças para gritar o nome das pessoas que compravam e não conseguiam pagar. Daí surgiram as expressões “nome sujo na praça” ou simplesmente “nome sujo”.

Com o passar dos anos, vieram novas tecnologias e formas de descobrir se existe alguma restrição.

Mas o que quer dizer estar com o “nome sujo”?

Quer dizer que quando você compra um produto e não consegue pagar, seu nome é negativado. Você é incluído nas listas de órgãos de proteção ao crédito.

Como o nome fica sujo?

As etapas para ter o nome sujo são:

1º Atraso no pagamento

Tudo começa quando a pessoa atrasa o pagamento da conta. Pode ser as despesas da casa, aluguel, água, luz, financiamento de eletrodomésticos, cartão de crédito, entre outros.

2º Cobrança da dívida

Em seguida, a empresa que vendeu o produto ou serviço, fará contato com o cliente por falta de pagamento. Além disso, nesse contato, a empresa credora informa sobre o atraso e as consequências, como juros e multa.

3º Prazo e aviso de negativação

Não havendo resposta do cliente, a empresa informa os órgãos de proteção ao crédito. Esses órgãos, fazem contato com o cliente por carta, telefone ou mensagem de celular, informando que se a dívida não for paga, o nome será incluído nas listas dos órgãos de proteção ao crédito.

A partir dessa notificação, o cliente tem até 10 dias para negociar ou quitar o que deve.

4º Negativação do nome

Após o aviso, caso não haja o pagamento, o nome será incluído nas listas dos órgãos de proteção ao crédito. Depois disso, poderá ser consultado por qualquer empresa que solicite o acesso à informação.

Lembrando que a inclusão do nome nos órgãos de proteção ao crédito não é automática. A partir do primeiro dia de inadimplência, o credor, se quiser, precisa solicitar que o nome do devedor seja incluído no cadastro de inadimplentes.

Quais as consequências de estar com o nome sujo

Ter o nome sujo dificulta muito a vida da pessoa. Coisas que antes eram fáceis de conseguir, acabam se tornando um problema. Veja algumas:

  • Fazer financiamento de imóvel, carro, ou qualquer outros bens;
  • Conseguir empréstimo;
  • Solicitar cartões de crédito;
  • Abrir conta corrente;
  • Para quem já tem conta, o banco pode bloquear o cheque especial e cancelar a emissão de talões de cheque.

Como descubro se meu nome está sujo

As empresas são obrigadas por lei a notificar o consumidor. Só que isso nem sempre acontece. Exemplos são uma mudança de endereço, troca do número de telefone, além de outras situações.

Fora que os clientes quando são notificados, recebem incontáveis ligações, onde se sentem constrangidos por serem cobrados.

Então que tal saber se existem dívidas em aberto? Como já foi dito, achar dívidas abertas é um bom começo para descobrir se está com o nome sujo. Isso porque ao achar o débito, você localiza também a empresa que o está cobrando. E em sua maioria, elas estão na internet e tem um site ou aplicativo para consulta.

Fazer um acordo da dívida é uma boa opção. Assim, se o nome ainda não foi negativado, negociar evita que isso aconteça. E sabe o que é melhor?

Existe um jeito novo de negociar dívida e se livrar do nome sujo. Sem ligações de cobrança, sem dor de cabeça.

A maneira mais rápida, fácil e segura de resolver, é usar a plataforma para quitação de dívidas da QueroQuitar (opens new window).

Na QueroQuitar, você encontra várias empresas que oferecem as melhores ofertas para o pagamento de débitos. Tudo feito online e por você.

Veja como é fácil localizar uma dívida na QueroQuitar. Preencha um rápido cadastro, acesse a plataforma e as ofertas.

Em seguida, analise a melhor forma de pagamento e faça o acordo em poucos cliques. E o melhor: realizar a consulta é totalmente grátis. Acesse o site (opens new window) e saiba como.

E se quiser saber mais sobre como pagar dívidas, leia o artigo “Saiba como negociar dívida com bancos (opens new window)”.

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Card CTA

Logo QueroQuitar laranja vertical

A QueroQuitar é a plataforma de negociação criada para facilitar a sua vida.

Consulte grátis!

Na QueroQuitar você fecha acordos com até 98% de desconto!

Consulte seu CPF e veja as melhores ofertas para quitar dívidas.

QueroRenda

Curta os nossos canais

Uma iniciativa QueroQuitar

Educação financeira é parte fundamental de uma vida tranquila. Pensando nisso, a QueroQuitar está produzindo vídeos e conteúdos para que você tenha mais conhecimento e tome melhores decisões sobre como lidar com seu dinheiro

Inscreva-se para receber nossa Newsletter preencha os campos abaixo.

Conheça nossa Política de Privacidade e nossos Termos de Uso. WhatsApp - E-mail: contato@queroquitar.com.br
Copyright ©2015-2020 www.queroquitar.com.br, TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. Todo o conteúdo do site, todas as fotos, imagens, logotipos, marcas, dizeres, som, software, conjunto imagem, layout, aqui veiculados são de propriedade exclusiva da QueroQuitar S.A. É vedada qualquer reprodução, total ou parcial, de qualquer elemento de identidade, sem expressa autorização. A violação de qualquer direito mencionado implicará na responsabilização cível e criminal nos termos da Lei. Respeitamos todos os itens que nos cabe previstos na LEI Nº 12.965, DE 23 DE ABRIL DE 2014. E o DECRETO Nº 8.771, DE 11 DE MAIO DE 2016 QueroQuitar S.A - CNPJ: 54.042.668/0001-20 - R. Bahia, 843 - Higienópolis - CEP: 01244-001 - São Paulo - SP