Dívidas

Como pagar uma dívida que foi vendida?


Dívida vendida, cessão de crédito ou venda de ativos é comum e pode trazer vantagens para quem precisa negociar as pendências.

Você consulta seu CPF e descobre que a sua pendência financeira não é mais com a empresa com a qual tomou crédito, mas sim com outra instituição. Isso é possível? Sim, não só é possível, como é mais comum do que você imagina.

Continue a ler este artigo e descubra como pagar uma dívida que foi vendida.

O que é e como pagar uma dívida que foi vendida?

Uma dívida vendida acontece quando uma empresa que possui créditos inadimplentes (dívidas), vende sua dívida para outra empresa. O processo é legal e consta no Código Civil Brasileiro.

Porém, para que seja válido, é necessário que esta cláusula conste no contrato original assinado pelo cliente no momento em que contraiu a dívida com a empresa original.

Agora neste caso, para saber como pagar uma dívida que foi vendida, o cliente terá que contatar a empresa que a comprou.

Por que uma empresa vende suas dívidas de crédito para outra empresa?

enter image description here

Porque essa dívida neste caso, representa prejuízo para a instituição credora, caso esteja em aberto há muito tempo. O que significa que vender créditos pendentes reduz o tamanho dessas perdas no resultado financeiro da empresa.

É por isso que essa é uma prática muito comum para empresas que precisam divulgar seus resultados para o mercado.

A venda de dívidas também é uma possibilidade de aumentar o caixa da instituição e reduzir os gastos na gestão do processo de cobranças. Isso acontece porque, no geral, os créditos em aberto são vendidos para empresas que têm experiência com cobrança e recuperação de crédito e, logo, têm mais condições de reaver o valor devido.

As empresas que compram as dívidas por um valor bem abaixo da dívida real, obtêm lucro na hora de recuperar os créditos junto aos clientes. Com a experiência que possuem em cobrança de dívidas, ficam em posição de oferecer melhores condições para os clientes negociarem suas dívidas.

O que o cliente lucra com a venda de dívida?

O processo de venda de dívida é lucrativo tanto para quem vende como para quem compra, mas de modo algum pode trazer qualquer prejuízo para o cliente, que deve continuar com as mesmas garantias do contrato original, como é o caso das taxas de juros que incidem sobre o valor devido.

Ou seja, o cliente que deseja saber como pagar uma dívida vendida, nunca pode sair no prejuízo.

O que muda para o cliente com a dívida vendida para a nova empresa?

O consumidor que deseja saber como pagar uma dívida vendida, pode ser beneficiado por esse processo. Isso porque a empresa que comprou a dívida pode negociar o débito com condições interessantes, como descontos atrativos e facilidade de parcelamento — o que pode ser ainda mais vantajoso caso você consiga negociar sua dívida online.

Aqui na QueroQuitar (opens new window) você pode por exemplo consultar seu CPF de maneira gratuita (opens new window) e caso verifique que tem alguma dívida, pode quitá-la de forma 100% online e ainda com a melhor oferta oferecida por nossos credores parceiros.

Mas, existem alguns aspectos aos quais o consumidor precisa estar atento. São eles:

Negativação do nome

  • A empresa que vendeu a dívida tem obrigação de retirar o nome do cliente da lista de devedores dos órgãos de proteção ao crédito.

  • A empresa que comprou a dívida, no entanto, tem o direito de negativar o cliente novamente, mas o consumidor pode aproveitar essa janela com o nome limpo para negociar a pendência e evitar uma nova negativação.

  • Caso a empresa decida negativar o consumidor novamente, ela deve notificá-lo, assim como aconteceu da primeira vez que o CPF dele foi inserido na lista de negativados.

  • O prazo da negativação não começa a contar do zero. O nome pode ficar restrito no máximo por cinco anos a contar da data de origem da dívida — ou seja, a data de vencimento original na qual o pagamento não foi efetuado.

Cobrança

  • A empresa responsável pela compra do débito passa a ter direito legal de cobrar por ele. Ou seja, caso você tenha uma dívida com alguma empresa, pode acontecer de, um dia, começar a ser cobrado por outra, e não há nada de errado nisso.

  • O código civil obriga as empresas a notificarem o cliente inadimplente pela venda da dívida, mesmo que ele não precise autorizar expressamente a transação.

Qual a diferença entre venda de dívida e terceirização de dívida?

Pode ocorrer de você começar a receber ligações ou outros tipos de comunicação de outras empresas que não sejam a que você tem dívida, sem que isso signifique que a sua dívida foi vendida.

É possível que a instituição credora tenha apenas contratado outra instituição para prestar o serviço de cobrança.

Lembre-se: caso sua dívida seja vendida, você receberá uma notificação a respeito da transação.

O que devo fazer se minha dívida for vendida?

banner acordo quero quitar

Além de ser notificado oficialmente sobre a venda da dívida, o consumidor tem o direito de entrar em contato com a empresa que comprou o crédito pendente e solicitar a documentação referente ao processo.

Essa medida é recomendada caso o cliente queira se certificar que as condições da dívida permaneceram as mesmas após a venda.

É muito importante que o contrato que está assinando na hora de tomar crédito no mercado esteja bem claro.

Além de saber se a cessão do crédito está prevista como uma possibilidade nas cláusulas contratuais, só assim você tomará conhecimento das condições do crédito e terá elementos para garantir que elas sejam mantidas em caso de venda da dívida.

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Card CTA

Na QueroQuitar você fecha acordos com até 98% de desconto!

Consulte seu CPF e veja as melhores ofertas para quitar dívidas.

QueroQuitar

Curta os nossos canais

Uma iniciativa QueroQuitar

Educação financeira é parte fundamental de uma vida tranquila. Pensando nisso, a QueroQuitar está produzindo vídeos e conteúdos para que você tenha mais conhecimento e tome melhores decisões sobre como lidar com seu dinheiro

Inscreva-se para receber nossa Newsletter preencha os campos abaixo.

Conheça nossa Política de Privacidade e nossos Termos de Uso. WhatsApp - E-mail: contato@queroquitar.com.br
Copyright ©2015-2020 www.queroquitar.com.br, TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. Todo o conteúdo do site, todas as fotos, imagens, logotipos, marcas, dizeres, som, software, conjunto imagem, layout, aqui veiculados são de propriedade exclusiva da QueroQuitar S.A. É vedada qualquer reprodução, total ou parcial, de qualquer elemento de identidade, sem expressa autorização. A violação de qualquer direito mencionado implicará na responsabilização cível e criminal nos termos da Lei. Respeitamos todos os itens que nos cabe previstos na LEI Nº 12.965, DE 23 DE ABRIL DE 2014. E o DECRETO Nº 8.771, DE 11 DE MAIO DE 2016 QueroQuitar S.A - CNPJ: 54.042.668/0001-20 - R. Bahia, 843 - Higienópolis - CEP: 01244-001 - São Paulo - SP