Crédito

Vale a pena ter cartão de crédito pré-pago?


Mesmo tendo chegado a pouco tempo no Brasil, você já deve ter ouvido falar de cartão de crédito pré-pago. E se um dos seus objetivos é ter maior controle sobre sua vida financeira e sobre seus gastos, essa talvez seja uma boa opção.

E não só para isso. É um bom método para quando quiser fazer uma viagem ou até dar mesada para os filhos.

Por outro ângulo, mesmo sendo uma modalidade muito simples e fácil de controlar, é preciso ter um bom planejamento dos gastos para não se atrapalhar com as contas e cair no endividamento.

Para que descubra por si mesmo se essa é uma boa opção, continue a ler o artigo e saiba se vale a pena ter cartão de crédito pré-pago.

O que é um cartão de crédito pré-pago?

Antes de irmos para as vantagens e desvantagens do cartão de crédito pré-pago, é importante entender o que é esse tipo de cartão.

Regulamentado pelo Banco Central em 2014, ele funciona como um cartão de crédito, por meio do qual o cliente o recarrega, com o valor que deseja utilizar. Após a liberação do saldo, é possível utilizá-lo para compras à vista, desde que não ultrapassem o valor recarregado.

O cartão de crédito pré-pago possui as mesmas funções que um cartão de crédito normal. Ou seja, além das compras, também é possível sacar dinheiro e pagar contas. O importante é sempre consultar quais são os serviços oferecidos pelo cartão, antes da contratação.

O limite sempre será o valor que carregou no cartão, sendo que existe um limite, o qual deve ser visto com o banco ou instituição financeira pelo qual o está adquirindo.

Como funciona

Um bom exemplo para entender o funcionamento do cartão de crédito pré-pago, são os celulares pré-pagos. Você só consegue utilizar o aparelho tanto para ligações como para os serviço de internet e redes sociais, se colocar um valor de crédito. No cartão funciona da mesma forma.

O interessante é que no cartão, existem as bandeiras como a Visa, Martercard, e Elo, por exemplo. Isso facilita a utilização tanto em lojas físicas como online. Para acompanhar o saldo e suas compras, normalmente a instituição disponibiliza um app, que basta baixar para seu smartphone.

Existem diversos cartões de crédito pré-pago que já fazem parte dos benefícios de quem, por exemplo, abre uma conta digital. Por meio do aplicativo, você pode fazer a transferência dos valores que deseja utilizar no cartão, saber seu saldo e até histórico de compras.

Quais as vantagens do cartão de crédito pré-pago?

Anuidade

Uma primeira boa vantagem é que o cartão de crédito pré-pago não tem cobrança de anuidade. Como não é um cartão de crédito comum, não há custos como a necessidade de cálculos de juros, de limite rotativo entre outras funções que geram gastos para a empresa que administra o cartão.

Limite

Quem define o limite é você. Ou seja, o limite será o que colocar de saldo no cartão. E para colocar o valor, existem diversas opções, como PIX e transferências que podem ser feitas direto pelo aplicativo do banco onde tem conta, direto para o cartão, ou por meio de conta digital vinculada ao cartão de crédito pré-pago. Oura forma é por meio de boleto, lembrando que esse tipo recarga pode levar alguns dias para aparecer o crédito no cartão.

Sem comprovação de Renda

Ao contrário dos cartões de crédito tradicionais, o cartão pré-pago, não precisa de comprovação de renda, pois é você quem recarrega o limite do cartão. Isso ainda facilita a utilização desse tipo de cartão para dar a mesada dos filhos, pois não há limite de idade mínima para o uso.

Aprovação

A aprovação é imediata, já que não existe uma análise de crédito. Assim, após solicitar, todo o procedimento para recebimento do cartão é bem rápido.

Quais são as desvantagens?

Taxa de emissão

Talvez a principal desvantagem seja a taxa para emissão do cartão de crédito pré-pago.

Apesar de não existir anuidade, a taxa de emissão é cobrada, além de outras que podem existir, como saques a cada recarga, reemissão ou renovação de cartão para cartões vencidos, segunda via de cartão por perda ou roubo e tarifas de serviços internacionais, para compras em sites do exterior, por exemplo.

Parcelamento de compras

Caso você pretenda fazer compras parceladas, essa modalidade não existe em um cartão de crédito pré-pago. Somente o cartão de crédito tradicional, possibilita realizar compras parceladas e a prazo.

Limite

banner acordo quero quitar

Sim, existe um limite de movimentação para este tipo de cartão. Esse limite é definido pelo banco ou instituição financeira e geralmente é no máximo até R$ 3 mil.

Se quiser saber mais sobre cartão de crédito, lei também o artigo "Cartão de crédito digital e crediário digital: o que são? (opens new window)"

Espero que com essas informações, tenha te ajudado a entender um pouco mais sobre esse tipo de cartão e que isso também o ajude a decidir, se vale a pena ou não ter um cartão de crédito pré-pago.

Se quiser falar comigo ou tiver alguma dúvida, é só me mandar um e-mail: euquito@queroquitar.com.br. Vou adorar bater um papo com você!

Um abraço e até semana que vem.

Euquito.

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Card CTA

Logo QueroQuitar laranja vertical

A QueroQuitar é a plataforma de negociação criada para facilitar a sua vida.

Consulte grátis!

Na QueroQuitar você fecha acordos com até 98% de desconto!

Consulte seu CPF e veja as melhores ofertas para quitar dívidas.

QueroRenda

Curta os nossos canais

Uma iniciativa QueroQuitar

Educação financeira é parte fundamental de uma vida tranquila. Pensando nisso, a QueroQuitar está produzindo vídeos e conteúdos para que você tenha mais conhecimento e tome melhores decisões sobre como lidar com seu dinheiro

Inscreva-se para receber nossa Newsletter preencha os campos abaixo.

Conheça nossa Política de Privacidade e nossos Termos de Uso. WhatsApp - E-mail: contato@queroquitar.com.br
Copyright ©2015-2020 www.queroquitar.com.br, TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. Todo o conteúdo do site, todas as fotos, imagens, logotipos, marcas, dizeres, som, software, conjunto imagem, layout, aqui veiculados são de propriedade exclusiva da QueroQuitar S.A. É vedada qualquer reprodução, total ou parcial, de qualquer elemento de identidade, sem expressa autorização. A violação de qualquer direito mencionado implicará na responsabilização cível e criminal nos termos da Lei. Respeitamos todos os itens que nos cabe previstos na LEI Nº 12.965, DE 23 DE ABRIL DE 2014. E o DECRETO Nº 8.771, DE 11 DE MAIO DE 2016 QueroQuitar S.A - CNPJ: 54.042.668/0001-20 - R. Bahia, 843 - Higienópolis - CEP: 01244-001 - São Paulo - SP