Sabia que o Auxílio Mãe Solteira 2024, teve mudanças? Para entender o que é, como funciona e o que mudou, leia o artigo.
Auxílio Mãe Solteira 2024: como funciona e como se cadastrar
O que é o Auxílio Mãe Solteira?
O Auxílio Mãe Solteira 2024 é um Projeto de Lei que tramita no Congresso Nacional.
Anúncio
O Projeto já foi aprovado?
Ainda que esteja para aprovação desde 2020, o benefício não foi aprovado em 2024. Ele segue em tramitação no Congresso, sem previsão.
Vale destacar, que a tramitação do PL já foi aprovada pela Comissão dos Direitos da Mulher na Câmara dos Deputados, todavia, ainda está em análise pela Comissão de Seguridade Social e Família.
Por que foi criado o Projeto Auxílio Mãe Solteira 2024?
O Auxílio Mãe Solteira 2024 é um benefício que está tramitando no Congresso Nacional desde 2020, quando o auxílio emergencial diminuiu até ser completamente extinto.
Desde então, os deputados e senadores passaram a discutir a possibilidade de introduzir novos projetos para oferecer suporte às famílias de baixa renda, principalmente aquelas nas quais uma mãe é a provedora de tudo.
Foi então que o Projeto de Lei 2099⁄20 que falamos no início deste artigo foi criado, sendo chamado de Auxílio Mãe Solteira, com o objetivo de ajudar as mães que são chefes de família e que cumprem alguns critérios estabelecidos.
No entanto, é preciso destacar que apesar do tempo ter passado, o Projeto de Lei ainda não foi aprovado, o que quer dizer que ainda não existe esse benefício na prática.
Caso seja aprovado como vai funcionar?
A intenção do governo é que o benefício seja o dobro do valor do Bolsa Família, que atualmente está em R\(600. Isso quer dizer que a proposta será um pagamento de R\) 1.200 para as beneficiárias.
Vamos imaginar um exemplo. Uma mulher tem 30 anos, trabalha como auxiliar de costura em uma fábrica e recebe dois salários mínimos. Ela é mãe e tem um filho com 4 anos, que fica na creche enquanto ela vai trabalhar.
Como é uma trabalhadora com carteira de trabalho assinada, então ela não terá direito a esse benefício. Mas considere que por conta de uma crise, ela foi demitida.
Ela passa a receber o seguro-desemprego, e como esse é um benefício assistencial, ela continua sem direito ao Auxílio Mãe Solteira. Porém, passados seis meses ela continua sem emprego, e o seguro-desemprego acaba.
Aí entra o Auxílio Mãe Solteira 2024. Ela passa a receber esse benefício para que sua família tenha um sustento até que ela consiga se realocar no mercado.
Quais os requisitos necessários para solicitar o Auxílio Mãe Solteira?
Estar cadastrada no CadÚnico. Caso não esteja, fazer o cadastro apresentando os seguintes documentos:
CPF
RG
Título de Eleitor
Apresentar documentos da criança
Certidão de Nascimento
Carteira de Vacinação
Comprovante de matrícula escolar
Estando cadastrada será informada dos benefícios a que tem direito.
Existem outros auxílios para mães solteiras?
Como o Auxílio Mãe Solteira não foi aprovado, a mãe será informada sobre outros benefícios sociais que ela pode ter acesso, como:
Novo Bolsa Família com adicional;
Creche gratuita;
Assistência social.
O que é o Novo Bolsa Família com Adicional?
O Bolsa Família é um benefício voltado para famílias que estão em situação de vulnerabilidade, e que possuem uma renda máxima de R$218 por pessoa.
Nesse caso, o valor a receber é de R\(600, e ela ainda terá direito aos valores adicionais, como o Benefício Primeira Infância no valor de R\)150 por filho com idade até 6 anos e o Benefício Variável Familiar, um valor de R$50 que é destinado a famílias com crianças e adolescentes entre 7 e 18 anos, o que abrange também gestantes.
Creche gratuita
Apesar de não estar trabalhando, a mulher precisa sair todos os dias de casa para procurar emprego. Afinal, ela ganhava dois salários em sua profissão.
Mas onde deixar o seu filho? Aqui entra outro benefício social. Ela tem direito ao serviço de creche gratuito, ou auxílio-creche. Isso ajuda não só na hora dela procurar emprego, como também se precisar fazer algum trabalho temporário.
Isso sem contar que o serviço gratuito de creche proporciona um ambiente seguro e educativo para o seu filho. Portanto, ela fica despreocupada que ele está em segurança, e aprendendo para ter um futuro melhor.
Assistência Social
Além dos benefícios que citamos acima, como o Auxílio Mãe Solteira 2024, as mães solteiras ainda podem ter acesso aos serviços de assistência social. Eles são oferecidos tanto pelos estados quanto pelos municípios.
E o que isso inclui? A assistência social inclui cursos de capacitação profissional, atendimento psicológico, orientações jurídicas e até apoio emocional.