A partir do dia 31 de maio começará o pagamento da Restituição do Imposto de Renda, saiba se é possível antecipar o valor.
Restituição IR 2023: é possível antecipar?
O primeiro lote de pagamento da Restituição do IR 2023 está previsto para o dia 31 de maio, e antecipar o recebimento do valor acaba sendo uma estratégia para evitar juros e multas por atraso na quitação de contas e dívidas, ou até mesmo para ter uma melhor organização financeira.
No entanto, é importante ressaltar que a Receita Federal não libera o valor da Restituição antecipadamente sob hipótese alguma. Todo contribuinte recebe o pagamento conforme o calendário divulgado pela Receita. Porém algumas instituições bancárias oferecem linhas de crédito próprias em alternativa do que seria uma espécie de antecipação do IR, ou seja, é uma iniciativa das instituições e não está atrelada a antecipação feita pela Receita Federal.
O que é a antecipação do pagamento do IR?
Não existe o pagamento antecipado da Restituição do Imposto de Renda pela Receita Federal. Alguns bancos oferecem a contração de empréstimo com incidência de encargos sobre a operação financeira, ou seja, você pagará juros. Funciona como um empréstimo com garantia, em que a instituição bancária tem como segurança o valor da Restituição do Imposto para quitação do empréstimo contratado.
Antes mesmo do calendário oficial ser liberado pela Receita, é possível contratar até 100% do valor através do banco que indicou para receber a restituição, as taxas aplicadas variam de acordo com a instituição bancária, mas em média cobram juros de 1,78% ao mês. O o valor para a concessão do crédito é limitado ao valor previsto da Restituição do IR considerando o perfil do cliente e o relacionamento com o banco.
Mas atenção, só recorra a essa opção se você tiver a certeza do valor a ser pago da sua Restituição, o que requer cautela e verificação dos dados no preenchimento e envio da declaração do Imposto de Renda. Por ser uma linha de crédito bancária, o ideal é pesquisar para encontrar a melhor condição para você, dentro das suas possibilidades financeiras, pois caso a sua Restituição do IR não saia, por qualquer motivo que seja, você ainda será responsável pelo pagamento do empréstimo junto ao banco.
Anúncio
Qual a documentação necessária para solicitar o empréstimo de Restituição do IR 2023?
Agora que você já sabe que a única alternativa para a antecipação da restituição da sua declaração de Imposto de Renda é o empréstimo bancário, vamos a documentação necessária.
A documentação exigida para contratar o empréstimo da Restituição varia conforme as regras da instituição bancária, mas em geral todos os bancos exigem documento de identificação oficial com foto, comprovante de residência e declaração do Imposto de Renda com recibo de entrega onde consta a indicação do banco informado como instituição financeira recebedora.
Vale lembrar que nem todos os bancos oferecem essa linha de crédito ao cliente. Caso o seu banco ofereça esse serviço, a solicitação pode ser feita nos canais digitais do banco ou em uma agência bancária.
Calendário oficial de Restituição do Imposto de Renda 2023
A Receita Federal vai pagar a restituição do IR 2023 em cinco lotes entre 31 de maio e 29 de setembro conforme os grupos prioritários, como idosos e deficientes, e conforme a ordem de entrega das declarações dos contribuintes que apresentaram a documentação mais cedo com todos os dados corretos. Confira o cronograma a seguir:
1º lote de restituição: 31 de maio;
2º lote de restituição: 30 de junho;
3º lote de restituição: 31 de julho;
4º lote de restituição: 31 de agosto;
5º lote de restituição: 29 de setembro.
Anúncio