Tem dinheiro e não sabe onde aplicar? Colocar o valor em uma conta-poupança, sempre vale mais do que deixá-lo parado. Leia o artigo e entenda como funciona.
Conta-poupança: saiba o que é, como funciona e como usar
Com certeza você já ouviu falar na famosa conta-poupança, também conhecida como caderneta de poupança. Diferente da conta-corrente, utilizada em sua maioria para recebimento de pagamento, salário, e fazer transações bancárias, a finalidade da conta-poupança é outra.
Para quem tem a intenção de guardar dinheiro e não conhece outras formas de aplicar, a conta-poupança é uma boa opção. Com um um funcionamento simples é possível fazer uma reserva.
Além disso, dá a facilidade de retirada quando desejar, apesar do rendimento não ser muito alto. Mas mesmo assim, para quem vai começar, ainda é melhor do que deixar o dinheiro parado. Continue a ler o artigo e entenda de vez o que é, como funciona e como usar uma conta-poupança.
O que é uma conta-poupança?
A conta poupança é um tipo de conta bancária, por meio da qual é possível guardar seu dinheiro, onde este é rentabilizado mensalmente. Ela pode ou não estar vinculada a uma conta-corrente, sempre lembrando que seu objetivo é rentabilizar o montante nela investido.
Mesmo assim, existem algumas movimentações que são permitidas em uma conta-poupança. Veja as movimentações básicas:
- 2 saques;
- 2 transferências;
- 2 extratos por mês.
Para abrir o procedimento é bem simples. Não é necessário ter uma conta no banco, sendo preciso apresentar os seguintes documentos:
- Documento de identidade (RG);
- CPF;
- Comprovante de residência.
Lembrando que há a necessidade da comprovação de renda e nem é cobrada taxa de abertura. Essas facilidades são bem interessantes, pois possibilita a abertura de conta-poupança para menores de idade. Sem descartar a presença dos responsáveis pelo menor para abertura, claro.
Anúncio
Como funciona
Como já foi dito, em uma conta poupança, o dinheiro investido, recebe um rendimento mensal. O que vale saber também é que, o saldo em conta possui liquidez diária. Ou seja, pode ser sacado todos os dias.
Para que o valor rentabilize, a quantia depositada deve permanecer durante o período de no mínimo um mês, para que haja rentabilidade. E caso seja feita qualquer retirada antes desse prazo, sobre o valor aplicado, não incidirá rendimentos. Este período é conhecido como o “aniversário” da poupança.
A rentabilidade da poupança é a mesma em qualquer banco, independentemente de ser privado ou público. A taxa é definida e controlada pelo governo, por meio do Banco Central. Neste tipo de conta, nenhuma tarifa deve ser cobrada pelo banco, uma vez que não é uma conta corrente.
A pergunta que você deve estar fazendo, é: “Mas afinal, qual o rendimento de uma conta-poupança?”
É importante saber que a caderneta de poupança tem, atualmente, duas regras de rendimento. E isso diz respeito a quanto o consumidor vai ganhar por deixar o dinheiro guardado. Veja:
Rendimento + TR
Para depósitos feitos o dia 3 de maio de 2012, a poupança rende 0,5% ao mês, o que dá 6,17% ao ano, mais a variação da TR (Taxa Referencial), que hoje está zerada;
TR + variação Selic
Quanto aos depósitos após essa data, além da variação da TR, tem remuneração também de acordo com a meta da Selic, taxa básica de juros da economia do país, que influencia os juros de todas as operações financeiras feitas no Brasil. Em relação ela, funciona assim:
- Quando a Selic for superior a 8,5% ao ano, os juros da poupança são de 0,5% ao mês;
- Quando a taxa básica de juros estiver abaixo de 8,5% ao ano, a remuneração é de 70% da Selic, calculada de forma mensal.
Como usar a conta-poupança
Existem algumas informações que são importantes para saber sobre a conta-poupança. Entenda:
Qual o risco?
O risco da poupança é mínimo e uma das opções desse risco acontecer, é por exemplo, se o banco onde está a conta-poupança falir. Em um caso como este, o governo garante hoje para o poupador um valor de até R$ 60 mil.
O valor exato, será sempre o que se tiver na conta-poupança na data da falência, sendo que, se o valor for acima dos R$ 60 mil, só haverá garantia até esse limite. É o chamado Fundo Garantidor do governo.
Como fazer o encerramento de uma conta-poupança?
Para fazer o encerramento da conta poupança é bem fácil. Basta retirar todo o saldo acumulado e solicitar o encerramento junto à agência onde tem a conta. E lembre sempre de pedir um recibo de encerramento, pois por mais que não existam taxas de manutenção, isso irá garantir que a conta-poupança foi encerrada na data em questão.
Com essas informações, já é possível aplicar seu dinheiro em uma conta-poupança. Então se tem algum montante disponível, procure um banco de sua confiança e abra já sua conta-poupança. Melhor do que deixar o dinheiro perdendo valor embaixo do colchão.