Renda

Dicas de como usar o 13º de maneira consciente


Faltando menos de um mês para o fim de 2023, chegou o momento de organizar o orçamento para iniciar o próximo ano com menos preocupações financeiras. Para quem recebe o 13º salário, esse dinheiro pode ajudar a quitar as dívidas pendentes.

Todo final de ano, os trabalhadores ficam na expectativa de receber o 13º salário. Vale lembrar que o prazo para que as empresas paguem a primeira parcela foi 30 de novembro de 2022.

Já a segunda parcela deverá ser depositada até o dia 20 de dezembro de 2022. Os trabalhadores com carteira assinada têm direito a este salário adicional. É importante destacar que o empregador pode escolher em fazer o pagamento em uma ou duas parcelas.

Para saber como usar o benefício de forma consciente, leia este artigo.

Como usar o 13º Salário de forma consciente?

enter image description here

Na maioria das vezes o 13º salário é gasto sem planejamento. No entanto, dependendo da sua situação financeira atual, você deve utilizar esse valor de forma consciente para sua própria tranquilidade.

O ideal, de acordo com os educadores financeiros, é que as contas anuais façam parte das despesas fixas que ocorrem todos os anos, assim como o 13º salário deve fazer parte das receitas anuais.

Sem um planejamento financeiro, esse dinheiro extra não será utilizado de maneira inteligente e será desperdiçado. É essencial que antes de você receber esse valor extra, você tenha um planejamento sobre o que você fará com ele.

Por exemplo, você pode utilizá-lo para quitar dívidas. Ao quitar pequenas dívidas, nos sentimos mais motivados a continuar trabalhando para quitar todas as demais.

Ideias para utilizar bem o seu 13º Salário

Reserva financeira

O seu 13º salário pode ser a constituição de reserva financeira.

Esse tipo de reserva dá tranquilidade para lidar com os imprevistos ou até mesmo poder fazer algumas escolhas profissionais.

Muitos brasileiros, por não terem a reserva financeira, contam 100% com o salário do próximo mês para pagar as suas contas. Essa falta de margem, os impede de avaliar outras propostas de trabalho, pois não podem arriscar a ficar um mês sem salário. Isso faz com que muitas pessoas se sintam infelizes em seu trabalho.

Gastos

Você também pode utilizar o seu 13º salário para pagar alguns gastos anuais. Por exemplo, o IPVA e IPTU.

Pagamentos

Outra possibilidade de destino do seu 13º salário é pagar a anuidade da sua profissão, se for o seu caso. Cada profissão tem a sua própria anuidade com valores que variam consideravelmente.

Planos futuros

Você também pode utilizar o seu 13º salário para planejar uma viagem. Com um pouco de planejamento, é possível encaixar esta despesa de lazer no seu orçamento. Comece estimando o gasto total; após isso, defina o valor que você poderá guardar todos os meses para esse fim.

Material escolar

Outra possibilidade de utilizar o seu 13º salário é reservar esse valor para as despesas escolares. Todo início de ano os pais que têm seus filhos em escola particular lidam com o desafio de pagar a matrícula ou rematrícula dos seus filhos, o material escolar e uniforme. Muitas famílias por não terem uma reserva para este objetivo recorrem a empréstimos ou cheque especial, cujas taxas de juros são altas.

Investimento

O 13º pode ser destinado a investimentos. Algumas pessoas ainda têm dificuldade em sacrificar parte dos recursos financeiros do presente de forma a garantir um futuro melhor. Porém, quando elas entenderem o poder dos juros compostos ao longo dos anos, isso poderá mudar como elas planejam os seus investimentos. Independentemente se você acha que o valor do 13º é pouco ou muito, você pode utilizá-lo de maneira inteligente.

Presentes de Natal

Você pode dar presentes aos familiares e amigos com o seu 13º salário. De acordo com pesquisas, 44% dos consumidores planejam comprar menos neste fim de ano e 42% farão compras mais econômicas, mas sem ignorar a qualidade. Tendo em vista o alto percentual de brasileiros endividados, é importante que essas compras sejam feitas de maneira consciente e coerente com a nossa situação financeira.

banner acordo quero quitar

O importante é usar o 13º de forma consciente, seja para manter as finanças em dia, para pagar dívidas, para poupar, investir ou presentear, sempre avaliando a situação atual em que se encontra e tendo em mente que em primeiro lugar está a sua segurança financeira.

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Card CTA

Na QueroQuitar você fecha acordos com até 98% de desconto!

Consulte seu CPF e veja as melhores ofertas para quitar dívidas.

QueroQuitar

Curta os nossos canais

Uma iniciativa QueroQuitar

Educação financeira é parte fundamental de uma vida tranquila. Pensando nisso, a QueroQuitar está produzindo vídeos e conteúdos para que você tenha mais conhecimento e tome melhores decisões sobre como lidar com seu dinheiro

Inscreva-se para receber nossa Newsletter preencha os campos abaixo.

Conheça nossa Política de Privacidade e nossos Termos de Uso. WhatsApp - E-mail: contato@queroquitar.com.br
Copyright ©2015-2020 www.queroquitar.com.br, TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. Todo o conteúdo do site, todas as fotos, imagens, logotipos, marcas, dizeres, som, software, conjunto imagem, layout, aqui veiculados são de propriedade exclusiva da QueroQuitar S.A. É vedada qualquer reprodução, total ou parcial, de qualquer elemento de identidade, sem expressa autorização. A violação de qualquer direito mencionado implicará na responsabilização cível e criminal nos termos da Lei. Respeitamos todos os itens que nos cabe previstos na LEI Nº 12.965, DE 23 DE ABRIL DE 2014. E o DECRETO Nº 8.771, DE 11 DE MAIO DE 2016 QueroQuitar S.A - CNPJ: 54.042.668/0001-20 - R. Bahia, 843 - Higienópolis - CEP: 01244-001 - São Paulo - SP