Renda

Pretensão salarial: estratégias para a busca por um emprego


O que é a pretensão salarial?

A pretensão salarial é o salário que você julga ser justo e adequado para desempenhar a função a que está se candidatando, levando em consideração não só sua experiência e qualificações, mas também as práticas e tendências do mercado. Em poucas palavras, é quanto você acha que seu trabalho vale.

É comum abordar a questão salarial durante os processos seletivos, e pode até ser um critério de avaliação das candidaturas. Muitas pessoas ficam em dúvida sobre como responder a uma solicitação de pretensão salarial, pois temem ser eliminadas caso o valor não corresponda ao que a empresa espera.

É algo comum porque discutir salário, dinheiro e finanças com outras pessoas, especialmente em cargos de gerência, muitas vezes gera desconforto, sendo quase um tabu.

Porém, isso não é uma regra. Pode acontecer de você informar uma pretensão salarial que foge das expectativas ou orçamento da empresa, mas, devido ao seu perfil, competências e trajetória profissional, a empresa decida oferecer benefícios adicionais para acomodar os interesses de ambas as partes.

Em todo caso, é importante saber como responder da melhor forma para não cometer erros.

Continue a ler o artigo para entender melhor.

Estratégia do “a combinar"

Seja por dúvida ou por julgar que é a melhor forma de responder à questão da pretensão salarial, recorrer ao modo “a combinar” pode representar uma abertura a negociações com a empresa, porém, esta não é uma postura muito bem-vista pela empresa contratante.

Profissionais de qualquer área sempre têm um mínimo aceitável para desempenhar uma função. As empresas que pedem uma pretensão salarial, querem saber qual é esse mínimo e buscam pessoas com um perfil correspondente.

Há muitos casos em que contratantes pedem não só uma pretensão, mas também o valor do último salário recebido para conhecer melhor o histórico de quem está se candidatando à vaga.

Na maioria das vezes, mesmo que sua pretensão salarial seja inferior à remuneração que a empresa já definiu, o que passa a valer é o salário oferecido pela empresa.

Não tenha medo de colocar uma pretensão justa e coerente.

Por que colocar pretensão salarial?

enter image description here

Há vários motivos para uma empresa pedir essa informação.

  • Querer saber como você enxerga e avalia suas experiências, competências e perfil profissional.

  • Possuem um determinado orçamento definido para a vaga e precisam manter as suas expectativas sob controle.

  • Querer usar a sua pretensão como padrão de contratação, preferindo que você especifique uma meta salarial que pode aceitar ou recusar.

  • Outro motivo talvez seja porque a empresa acabou de criar uma vaga em uma área nova e ainda não tem parâmetros de referência para estabelecer um salário.

Seja qual for o motivo, a recomendação mais comum é só colocar a pretensão salarial no currículo caso a equipe de recrutamento tenha solicitado explicitamente essa informação.

Caso não tenham solicitado é melhor deixar a informação de fora, pois é possível que queiram discutir essa questão com você pessoalmente em outro momento.

O melhor mesmo é nem mencionar salário em uma entrevista se a pessoa responsável pelo recrutamento não tiver tocado no assunto.

Em outros certificados de registro e números de inscrição existentes em bases de dados públicos federais, estaduais e municipais.

Onde colocar a pretensão salarial no currículo

O melhor lugar para incluir a pretensão salarial no currículo é logo abaixo das suas informações pessoais, como endereço, e-mail e similares, ou depois do objetivo profissional. Ela deve ocupar um lugar de destaque, tanto no currículo quanto em uma carta de apresentação ou e-mail, a depender do caso. Por exemplo:

  • Nome e sobrenome

  • Endereço

  • Telefone

  • Endereço de e-mail

  • Pretensão salarial

Ao fazer isso, você coloca a pretensão de forma clara e objetiva, de modo que ela seja uma das primeiras informações a serem vistas ao ler seu currículo.

Como definir a pretensão salarial

Siga o roteiro a seguir para definir a sua pretensão salarial

  • Pesquise a média salarial do mercado

  • Considere o custo de vida

  • Considere sua experiência e qualificações

  • Avalie os benefícios oferecidos

  • Não coloque valores astronômicos

  • Analise sua situação atual

Negociação salarial

É possível que você apresente uma pretensão salarial e a empresa queira negociar o salário.

Nesse caso veja como agir:

  • Fale de forma direta, coerente e firme.

  • Não faça rodeios nem seja evasivo.

  • Discorra sobre o assunto da forma mais natural possível e vá direto ao ponto.

  • Passe a impressão de que você conhece seu valor como profissional para ocupar a vaga em questão.

  • Não fale em valores exatos, mas mencione a faixa salarial em que se enquadra. Assim, você oferece uma margem de negociação que seja viável para você e para a empresa.

  • Pondere todos os fatores mencionados acima e preste atenção nas oportunidades de crescimento dentro da empresa e de desenvolvimento como profissional.

A soma de todos os itens acima é o que importa. O que você não deve fazer é aceitar menos do que seu trabalho vale. Caso você aceite um salário abaixo de suas expectativas, pode se arrepender e acabar procurando outro emprego em pouco tempo.

banner acordo quero quitar

A questão da pretensão salarial não é simples, e não existe uma fórmula para calcular o melhor salário. Portanto, sempre avalie sua situação para responder da forma mais adequada e favorável.

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Card CTA

Na QueroQuitar você fecha acordos com até 98% de desconto!

Consulte seu CPF e veja as melhores ofertas para quitar dívidas.

QueroQuitar

Curta os nossos canais

Uma iniciativa QueroQuitar

Educação financeira é parte fundamental de uma vida tranquila. Pensando nisso, a QueroQuitar está produzindo vídeos e conteúdos para que você tenha mais conhecimento e tome melhores decisões sobre como lidar com seu dinheiro

Inscreva-se para receber nossa Newsletter preencha os campos abaixo.

Conheça nossa Política de Privacidade e nossos Termos de Uso. WhatsApp - E-mail: contato@queroquitar.com.br
Copyright ©2015-2020 www.queroquitar.com.br, TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. Todo o conteúdo do site, todas as fotos, imagens, logotipos, marcas, dizeres, som, software, conjunto imagem, layout, aqui veiculados são de propriedade exclusiva da QueroQuitar S.A. É vedada qualquer reprodução, total ou parcial, de qualquer elemento de identidade, sem expressa autorização. A violação de qualquer direito mencionado implicará na responsabilização cível e criminal nos termos da Lei. Respeitamos todos os itens que nos cabe previstos na LEI Nº 12.965, DE 23 DE ABRIL DE 2014. E o DECRETO Nº 8.771, DE 11 DE MAIO DE 2016 QueroQuitar S.A - CNPJ: 54.042.668/0001-20 - R. Bahia, 843 - Higienópolis - CEP: 01244-001 - São Paulo - SP