Renda

Milhas aéreas: será que é possível ganhar dinheiro com isso?


O que são milhas aéreas?

As milhas aéreas são um benefício oferecido pelos programas de fidelidade das companhias aéreas cada vez que você voa pela empresa. Ao acumular milhas, você recebe descontos nas passagens e pode, até mesmo, conseguir o valor integral do bilhete aéreo.

É possível ganhar dinheiro acumulando milhas aéreas?

enter image description here

Sim, é possível, mas a expectativa de retorno é baixa, há risco de prejuízo – e de ter sua conta suspensa nos programas de milhas. Entenda como funciona esse mercado.

Como surgiu o programa de milhas aéreas?

Até o fim da década de 1970, todos os vôos domésticos dos EUA eram regulados pelo Conselho Federal de Aeronáutica Civil (CAB). Ele definia rotas, horários e tarifas dos vôos. E além de regular a quantidade, você ainda ganhava um vôo de graça.

A ideia foi importada para o Brasil em 1994 pelas mãos da Varig, que criou o programa Smiles (hoje operado pela Gol).

Desde então, o funcionamento das milhas ficou mais complexo e incluiu mais um ator que não poderia deixar de estar presente – os bancos. Esse, inclusive, virou um elemento central no modelo de negócio das companhias aéreas.

Como funcionam as milhas aéreas?

banner acordo quero quitar

As empresas aéreas vendem bilhões de milhas para os bancos, que oferecem o benefício aos seus clientes. Para as instituições financeiras, o negócio é lucrativo porque estimula as pessoas a usarem mais o cartão de crédito – toda vez que elas usam, o banco ganha com as taxas.

Para as empresas aéreas vale a pena porque é uma forma de vender passagens com antecedência – ainda que com desconto.

No Brasil, os programas de fidelidade aérea são o LATAM Pass, a Smiles e o TudoAzul.

Também oferecem outros produtos além das passagens, como descontos em hotéis, aluguéis de carro, aparelhos eletrônicos e produtos de supermercados conveniados.

As milhas aéreas têm prazo de validade para expirar?

Depois de transferidas para o cartão de crédito, o prazo em média é de dois a três anos para serem usadas. Você pode transferir milhas para outra pessoa, caso esteja perto de expirar e não vá usar.

Cada empresa tem seus critérios para a transferência e limite de quantidade de milhas que podem ser transferidas. É necessário consultar os critérios da empresa onde você tem milhas acumuladas.

Como acumular milhas?

O acúmulo de milhas, na maior parte dos programas de fidelidade, é feito proporcionalmente aos valores gastos no cartão de crédito. Todavia, esse não é o único fator que influencia no processo. Também é possível ganhar milhas com cartão de crédito, pacotes de mensalidade nos programas de fidelidade e clubes de vantagens.

Quais os principais programas para fazer renda com milhas?

Os principais programas de fidelidade em relação à pontos e milhas atualmente, são parceiros das principais companhias aéreas do Brasil. Dessa maneira, você poderá escolher a que melhor combina com o seu padrão de vida e custos financeiros, como:

  • AZUL: Tudo Azul;
  • GOL: Smiles;
  • LATAM: Multiplus.

Se você possui a alternativa de aderir a um programa de fidelidade que permita acumular milhas e pontos através dos gastos com o cartão de crédito, sempre que possível, utilize essa forma de pagamento, já que de qualquer maneira o gasto seria feito. Sendo utilizado o cartão de crédito, você terá o benefício de acumular milhas.

Posso vender milhas?

Você dificilmente vai encontrar por conta própria alguém a fim de comprar suas milhas. Mas é para isso que existem intermediários. De olho nisso, surgiram as empresas de compra de milhas.

A MaxMilhas é uma delas. Por um lado do negócio, ela compra e por outro vende as milhas na forma de passagens aéreas, atuando como uma agência de viagens.

Como funciona a venda de milhas?

Você seleciona a quantidade que quer vender e a qual programa de fidelidade elas pertencem.

  • Smile
  • LATAM Pass
  • TudoAzul ou
  • Os internacionais.

Como transferir se não existe um pix de milhas

Você passa o login e a senha do seu programa de milhas para quem está comprando.

A Associação Brasileira das Empresas do Mercado de Fidelização (Abemf), que reúne os programas de milhas e pontos, diz que suas associadas têm alertado os clientes sobre os riscos de compartilhar login e senha já que isso abre uma porta para fraudes caso os dados caiam nas mãos de alguém mal intencionado.

E também afirma que elas têm feito esforços para renovar milhas que estão por expirar, além de oferecer produtos em troca de milhas, o que facilita o resgate de quem não pretende viajar.

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Card CTA

Na QueroQuitar você fecha acordos com até 98% de desconto!

Consulte seu CPF e veja as melhores ofertas para quitar dívidas.

QueroQuitar

Curta os nossos canais

Uma iniciativa QueroQuitar

Educação financeira é parte fundamental de uma vida tranquila. Pensando nisso, a QueroQuitar está produzindo vídeos e conteúdos para que você tenha mais conhecimento e tome melhores decisões sobre como lidar com seu dinheiro

Inscreva-se para receber nossa Newsletter preencha os campos abaixo.

Conheça nossa Política de Privacidade e nossos Termos de Uso. WhatsApp - E-mail: contato@queroquitar.com.br
Copyright ©2015-2020 www.queroquitar.com.br, TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. Todo o conteúdo do site, todas as fotos, imagens, logotipos, marcas, dizeres, som, software, conjunto imagem, layout, aqui veiculados são de propriedade exclusiva da QueroQuitar S.A. É vedada qualquer reprodução, total ou parcial, de qualquer elemento de identidade, sem expressa autorização. A violação de qualquer direito mencionado implicará na responsabilização cível e criminal nos termos da Lei. Respeitamos todos os itens que nos cabe previstos na LEI Nº 12.965, DE 23 DE ABRIL DE 2014. E o DECRETO Nº 8.771, DE 11 DE MAIO DE 2016 QueroQuitar S.A - CNPJ: 54.042.668/0001-20 - R. Bahia, 843 - Higienópolis - CEP: 01244-001 - São Paulo - SP