Renda

Empréstimo Consignado: INSS aumenta margem para aposentados


É aposentado(a) ou pensionista do INSS? Então tem novidades à vista.

Dia 28 de março o INSS aumentou a margem de empréstimo consignado de 35% para 40%. E não para por aí. Agora, além dos aposentados e pensionistas, os beneficiários de programas sociais, também têm direito a solicitar.

Leia o artigo e entenda como funciona o empréstimo consignado, o que avaliar e quais os cuidados necessários antes de solicitar um.

Porque a margem aumentou?

Dados do próprio INSS indicaram que o número de pedidos de empréstimo consignado entre aposentados e pensionistas subiu de 32,5 milhões em 2019, para 40,5 milhões em 2021. E segundo o órgão isso aconteceu devido ao aumento da margem de empréstimo para 40%.

Isso porque em dezembro do ano passado, aposentados e pensionistas do INSS podiam comprometer até 40% de sua renda líquida. O que aconteceu foi que em janeiro deste ano, o percentual da margem foi reduzido para 35%.

Mas o INSS, ao perceber o aumento dos pedidos, decidiu voltar a margem aos 40%. Lembrando que 35% é destinado para empréstimo pessoal e 5% para despesas e saques com cartão de crédito consignado.

E além disso, desta vez, o governo também autorizou que os que recebem benefícios assistenciais como Benefício de Prestação Continuada - BPC / LOAS ou que participem do Programa Auxílio Brasil, possam ter acesso ao empréstimo consignado.

O que é o empréstimo consignado?

O empréstimo consignado é uma modalidade de empréstimo, na qual a prestação é descontada diretamente do benefício previdenciário todos os meses. Além dos aposentados e pensionistas do INSS, trabalhadores com carteira assinada e servidores públicos também podem solicitar. A diferença é que nos dois últimos casos, as parcelas são descontadas dos salários.

Justamente por ter suas parcelas descontadas direto da folha de benefício ou da folha de pagamento, o que é uma garantia, o juros do consignado é mais em conta do que outros empréstimos, como o pessoal por exemplo.

O que deve sempre se levar em conta, é que o valor a ser liberado depende do valor do salário ou benefício. Isso porque o valor da parcela não deve comprometer a renda.

Recomendações antes de solicitar um empréstimo consignado

É comum ao saber que você tem um crédito disponível, solicitá-lo sem ao menos avaliar se precisa mesmo daquele valor. Quando vemos um dinheiro disponível, nosso cérebro em um primeiro momento, entende aquilo como crédito. Mas é importante, antes de sair fazendo empréstimos, parar e pensar: “Preciso mesmo desse dinheiro”?

Lembre que isso não é de graça, que a partir do próximo mês virão as parcelas. Olhe para ver se elas cabem no seu orçamento. Também não é interessante pegar empréstimos para comprar coisas do dia a dia, como compras de mercado.

Só use um empréstimo para quitar outro, se os juros forem menores e valer a pena. Outra coisa que não é legal é pegar empréstimo para investir o dinheiro. Dificilmente um retorno de investimento maior do que a taxa de juros de um empréstimo.

Conheça mais algumas recomendações antes de pedir um empréstimo consignado.

Recomendações feitas pelo INSS

Empréstimo por telefone

Não faça a contratação de um empréstimo via telefone.

Contrato

Antes de assinar o contrato, leia tudo e com atenção. Principalmente as letras miúdas. Isso evita dores de cabeça futuras.

Crédito indevido

Se aparecer qualquer valor que você desconheça em sua conta, localize de onde veio e fale com a instituição que fez. Veja qual o procedimento para devolver o valor, se não houver solicitado e nem assinado um contrato. Além disso, registre uma reclamação no Portal do Consumidor: consumidor.gov.br.

Aliás, pelo Meu INSS (opens new window), é possível solicitar o bloqueio de empréstimos consignados indevidos.

Acompanhe suas movimentações

Pelo Meu INSS, você pode acompanhar tanto o crédito mensal do seu benefício, como parcelas do empréstimo consignado.

Cuidado com mensagens

O INSS não entra em contato para oferecer empréstimo consignado, pelos seguintes canais:

  • aplicativos como WhatsApp;
  • ligação;
  • mensagens de telefone;
  • E-mails;
  • Envio de motoboy.

Nunca passe, de forma alguma, dados e informações como senhas e dados bancários.

Para mais informações

Qualquer dúvida ou mais informações, o beneficiário pode também entrar em contato com o INSS pelo site, aplicativo ou pela Central 135. Funcionamento das 7h às 22h, de segunda a sábado.

Recomendações feitas pelo Banco Central

Contratos

Não assine contratos e propostas em branco.

Ajuda de terceiros

Não aceite a ajuda de pessoas que prometem liberação mais rápida de crédito.

Pagamento adiantado

Não faça qualquer tipo de pagamento adiantado, com a promessa de crédito.

Instituições cadastradas

Verifique se a instituição financeira que está oferecendo o empréstimo é cadastrada junto ao Banco Central. Também confirme se ela é conveniada com sua fonte pagadora. Exemplo: INSS.

CET

Analise o Custo Efetivo Total – CET, que é o custo total da operação em percentual. Veja se vale a pena e pesquise outros empréstimos com taxas de juros mais em conta.

Portabilidade de Crédito

Caso ache que que o valor das prestações, por exemplo, estão muito altos e no atual momento, existem outras instituições oferecendo empréstimos com juros mais baratos, você tem a possibilidade de solicitar a portabilidade de crédito. Para isso entre em contato com a instituição para qual gostaria de transferir a dívida, para saber quais são as condições.

Espero que essas informações tenham te ajudado.

Se quiser falar comigo ou tiver alguma dúvida, é só me mandar um e-mail: euquito@queroquitar.com.br. Vou adorar bater um papo com você!

Um abraço e até semana que vem.

Euquito.

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Card CTA

Logo QueroQuitar laranja vertical

A QueroQuitar é a plataforma de negociação criada para facilitar a sua vida.

Consulte grátis!

Na QueroQuitar você fecha acordos com até 98% de desconto!

Consulte seu CPF e veja as melhores ofertas para quitar dívidas.

QueroRenda

Curta os nossos canais

Uma iniciativa QueroQuitar

Educação financeira é parte fundamental de uma vida tranquila. Pensando nisso, a QueroQuitar está produzindo vídeos e conteúdos para que você tenha mais conhecimento e tome melhores decisões sobre como lidar com seu dinheiro

Inscreva-se para receber nossa Newsletter preencha os campos abaixo.

Conheça nossa Política de Privacidade e nossos Termos de Uso. WhatsApp - E-mail: contato@queroquitar.com.br
Copyright ©2015-2020 www.queroquitar.com.br, TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. Todo o conteúdo do site, todas as fotos, imagens, logotipos, marcas, dizeres, som, software, conjunto imagem, layout, aqui veiculados são de propriedade exclusiva da QueroQuitar S.A. É vedada qualquer reprodução, total ou parcial, de qualquer elemento de identidade, sem expressa autorização. A violação de qualquer direito mencionado implicará na responsabilização cível e criminal nos termos da Lei. Respeitamos todos os itens que nos cabe previstos na LEI Nº 12.965, DE 23 DE ABRIL DE 2014. E o DECRETO Nº 8.771, DE 11 DE MAIO DE 2016 QueroQuitar S.A - CNPJ: 54.042.668/0001-20 - R. Bahia, 843 - Higienópolis - CEP: 01244-001 - São Paulo - SP