Renda

Saiba como fazer a consulta da situação do benefício INSS pelo CPF


O INSS fornece o extrato de pagamento de benefício, um documento disponibilizado gratuitamente, onde constam diversas informações sobre o pagamento. A consulta ao extrato de pagamento de benefício permite conferir todos os comprovantes de pagamento dos benefícios que a pessoa recebe, como valores depositados, informações sobre o décimo terceiro salário do INSS e qualquer coisa que possa acrescentar ou descontar valores no pagamento.

E este documento pode estar na sua mão de forma prática e fácil! O acesso é simples e totalmente gratuito, já que o INSS permite a consulta pela internet sem a necessidade de sair de casa.

Você que já recebe o benefício em uma conta Caixa ou vai começar a receber, e quer saber como consultar o seu benefício do INSS pelo CPF e outras informações relacionadas ao pagamento da sua aposentadoria, nos acompanhe nesse artigo. Afinal foram anos de trabalho até a chegada desse momento, é necessário entender sobre o funcionamento desse direito para que se possa tirar maior proveito. Todo segurado do INSS pode e deve consultar os extratos para acompanhar as movimentações feitas em seu benefício.

Como consultar a situação do meu benefício INSS pelo CPF?

Celular com app do INSS

O acesso pode ser feito pelo site oficial Portal Meu INSS (opens new window) ou aplicativo Meu INSS Play Store (opens new window) e Apple Store (opens new window). O segurado também tem a opção pelo telefone no número 135.

Todas essas opções acima, poderão acontecer informando o número do seu CPF.

Tipos de benefícios

Homem idoso segurando sua carteira de trabalho

Antes de continuarmos, é bom que tenha em mente que a benefício é concedido e mantido pelo INSS, é um direito social de todo cidadão brasileiro e está garantido pela Constituição Federal. E para ter direito a qualquer um dos tipos, o trabalhador deve estar inscrito na Previdência Social e ter realizado as contribuições mensais ao longo de sua vida laboral. Em outras palavras, o benefício do INSS é um afastamento remunerado do mercado de trabalho pago ao segurado, e o tipo certo de benefício poderá variar conforme os requisitos exigidos, que podem ser tempo de contribuição, idade, pensão, entre outros.

No período ativo de trabalho, em caso de empregados com carteira assinada, a contribuição ao INSS é descontada diretamente da folha de pagamento. No caso de profissionais autônomos e/ou liberais, é preciso se inscrever como contribuinte por conta própria e realizar o pagamento do carnê de contribuição.

Os benefícios previdenciários podem ser programáveis ou não. Os primeiros são essencialmente os voluntários, os que dependem de algo que se sabe que vai acontecer como: pagar contribuições, chegar a uma certa idade etc. Os demais são benefícios que ocorrem em razão de alguma sinistralidade, como a aquisição de uma doença, a morte etc.

Atualmente o Regime Geral de Previdência Social cobre os seguintes benefícios a seus segurados:

  • Idade (urbana, rural e mista);
  • Pessoa com Deficiência;
  • Tempo de Contribuição;
  • Invalidez;
  • Especial.

Como sacar o INSS?

Existem diversas maneiras para sacar o pagamento do INSS, para isso todo segurado deve realizar a abertura de uma conta corrente para que receba o benefício. E o valor pode ser creditado por qualquer instituição financeira conveniada ao Instituto Nacional do Seguro Social.

O saque pode ser concluído por meio do cartão magnético em lotéricas, caixas eletrônicos e demais pontos autorizados. E você não precisa ir até a agência sacar para utilizar seu benefício, pode usar a função débito do seu cartão INSS em estabelecimentos que aceitem a bandeira do cartão.

Calendário do segundo semestre INSS 2022 – até um salário mínimo:

  • Agosto - de 25 de agosto a 08 de setembro
  • Setembro - de 26 de setembro a 07 de outubro
  • Outubro - de 25 de outubro a 08 de novembro
  • Novembro - de 24 de novembro a 07 de dezembro
  • Dezembro - de 23 de dezembro a 06 de janeiro de 2023

banner acordo quero quitar

Calendário do segundo semestre INSS 2022 – acima de um salário mínimo:

  • Agosto - de 01 a 08 de setembro
  • Setembro - de 03 a 07 de outubro
  • Outubro - de 01 a 08 de novembro
  • Novembro - de 01 a 07 de dezembro
  • Dezembro - de 0 a 06 de janeiro de 2023

Calendário de pagamento completo dos benefícios de 2022

Os pagamentos levam em conta o número final do benefício. Para consultar a data de pagamento de benefícios até um salário mínimo, verifique o último número do seu benefício. E para consultar a data de pagamento de benefícios acima de um salário mínimo, verifique o último número do seu benefício.

Calendário de pagamento dos benefícios 2022

(calendário - imagem reprodução Governo Federal (opens new window))

Toda pessoa física que recebe ou que possa vir a receber alguma prestação previdenciária é considerada beneficiária do Regime Geral da Previdência Social (RGPS). O benefício previdenciário, ou como é mais conhecido "benefício do INSS", é o termo utilizado para referir-se ao benefício assistencial pago pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), a quem cumpre os requisitos impostos pela Previdência Social. E o INSS é utilizado para custear a Previdência Social e garantir a aposentadoria e outros benefícios previdenciários.

Quem é beneficiado conta com um cartão da conta para movimentar o valor do benefício, com possibilidade de saque parcial e uso da função débito para compras, ainda possui condições diferenciadas e taxas reduzidas para contratação de produtos de crédito.

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Card CTA

Na QueroQuitar você fecha acordos com até 98% de desconto!

Consulte seu CPF e veja as melhores ofertas para quitar dívidas.

QueroQuitar

Curta os nossos canais

Uma iniciativa QueroQuitar

Educação financeira é parte fundamental de uma vida tranquila. Pensando nisso, a QueroQuitar está produzindo vídeos e conteúdos para que você tenha mais conhecimento e tome melhores decisões sobre como lidar com seu dinheiro

Inscreva-se para receber nossa Newsletter preencha os campos abaixo.

Conheça nossa Política de Privacidade e nossos Termos de Uso. WhatsApp - E-mail: contato@queroquitar.com.br
Copyright ©2015-2020 www.queroquitar.com.br, TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. Todo o conteúdo do site, todas as fotos, imagens, logotipos, marcas, dizeres, som, software, conjunto imagem, layout, aqui veiculados são de propriedade exclusiva da QueroQuitar S.A. É vedada qualquer reprodução, total ou parcial, de qualquer elemento de identidade, sem expressa autorização. A violação de qualquer direito mencionado implicará na responsabilização cível e criminal nos termos da Lei. Respeitamos todos os itens que nos cabe previstos na LEI Nº 12.965, DE 23 DE ABRIL DE 2014. E o DECRETO Nº 8.771, DE 11 DE MAIO DE 2016 QueroQuitar S.A - CNPJ: 54.042.668/0001-20 - R. Bahia, 843 - Higienópolis - CEP: 01244-001 - São Paulo - SP