Renda

Auxílio Emergencial 2022: saiba sobre a prorrogação para maio


Desde de 2020 o Governo Federal e a Caixa Econômica Federal disponibilizaram para consulta uma ferramenta online sobre o Auxílio Emergencial. A ferramenta permite, por meio de um passo a passo, consultas e respostas para dúvidas para quem já solicitou o benefício.

Mesmo assim, milhares de brasileiros continuam a buscar informações, pois tem direito ao retroativo, que seria o Auxílio Emergencial 2022.

Entenda como saber se tem direito e como fazer para consultar.

Como saber se tem direito ao retroativo do Auxílio Emergencial 2022

imagem de mão masculina segurando algumas notas de cinquenta reais.

Mesmo que o benefício tenha se encerrado em outubro do ano passado, no dia 13 de janeiro foram efetuados pagamentos a um grupo específico de beneficiários. Vale destacar que este valor é diferente do valor pago na forma de empréstimos, modalidade recentemente disponibilizada pela Caixa.

Para fazer a consulta é preciso ter em mãos alguns documentos como:

  • CPF;
  • Nome completo;
  • Data de nascimento;
  • Nome da mãe do beneficiário.

Depois de inserir os dados acima, o beneficiário terá acesso a uma tela da Dataprev com as informações com cada uma das etapas de processamento do benefício.

Também é possível fazer a consulta com a ajuda de uma cartilha criada pelo órgão, que contém o passo a passo para que o beneficiário se informe de como fazer o acesso pelo site.

A pesquisa pode ser feita tanto pelo sitewww.cidadania.gov.br/consultaauxilio (opens new window) quanto pelo (opens new window)https://consultaauxilio.dataprev.gov.br (opens new window). Os sites foram desenvolvidos para serem acessados pelo computador ou por dispositivos móveis, como celulares ou tablets.

Essa consulta pode ser efetuada tanto pelo site ww.cidadania.gov.br/consultaauxilio (opens new window) , como pelo endereço https://consultaauxilio.dataprev.gov.br (opens new window) . Os dois sites podem ser acessados tanto por computador, como por dispositivos móveis.

Auxílio Emergencial 2022 para pais solteiros

banner acordo quero quitar

Vale lembrar que em 13 de janeiro deste ano, a Caixa Econômica Federal liberou a primeira parcela do valor retroativo para pais solteiros. O Ministério da Cidadania estima que 1, 3 milhão de pais solteiros foram beneficiados com a iniciativa em 2022.

Foi por meio de MP, que saiu o orçamento dos pagamentos, onde estão incluídos o grupo de pais solteiros chefes de família que receberam somente a cota simples do auxílio em 2020. A novidade é que estes receberão uma cota a mais, assim como aconteceu com as mães chefe de família, também em 2020.

É importante saber que para fazer os pagamentos, o Ministério da Cidadania fará uma conferência para saber se as famílias monoparentais se enquadram nas mesmas regras exigidas para os núcleos familiares liderados por mulheres.

Ou seja, se o pai solteiro está cadastrado no Cadúnico como Responsável Familiar e recebeu cota simples do Auxílio Emergencial, se não possui cônjuge ou companheiro(a) e se tem na família pelo menos uma pessoa menor de 18 anos, terá direito.

Já o grupo, que é classificado como "Extracad", que não faz parte do Auxílio Brasil nem do Cadastro Único, este recebeu parcelas retroativas por meio do Caixa Tem ainda em janeiro deste ano. Então não tem nada a receber.

O valor total pode chegar até cinco parcelas no valor de R$ 600 cada. Mesmo valor que foi pago entre os meses de abril e agosto do ano de 2020.

Se quiser falar comigo ou tiver alguma dúvida, é só me mandar um e-mail: euquito@queroquitar.com.br. Vou adorar bater um papo com você!

Um abraço e até semana que vem.

Euquito.

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Card CTA

Logo QueroQuitar laranja vertical

A QueroQuitar é a plataforma de negociação criada para facilitar a sua vida.

Consulte grátis!

Na QueroQuitar você fecha acordos com até 98% de desconto!

Consulte seu CPF e veja as melhores ofertas para quitar dívidas.

QueroRenda

Curta os nossos canais

Uma iniciativa QueroQuitar

Educação financeira é parte fundamental de uma vida tranquila. Pensando nisso, a QueroQuitar está produzindo vídeos e conteúdos para que você tenha mais conhecimento e tome melhores decisões sobre como lidar com seu dinheiro

Inscreva-se para receber nossa Newsletter preencha os campos abaixo.

Conheça nossa Política de Privacidade e nossos Termos de Uso. WhatsApp - E-mail: contato@queroquitar.com.br
Copyright ©2015-2020 www.queroquitar.com.br, TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. Todo o conteúdo do site, todas as fotos, imagens, logotipos, marcas, dizeres, som, software, conjunto imagem, layout, aqui veiculados são de propriedade exclusiva da QueroQuitar S.A. É vedada qualquer reprodução, total ou parcial, de qualquer elemento de identidade, sem expressa autorização. A violação de qualquer direito mencionado implicará na responsabilização cível e criminal nos termos da Lei. Respeitamos todos os itens que nos cabe previstos na LEI Nº 12.965, DE 23 DE ABRIL DE 2014. E o DECRETO Nº 8.771, DE 11 DE MAIO DE 2016 QueroQuitar S.A - CNPJ: 54.042.668/0001-20 - R. Bahia, 843 - Higienópolis - CEP: 01244-001 - São Paulo - SP