Organização

Oneomania: saiba o que é a compulsão obsessiva por compras


Não é só a inflação alta que pode causar um estrago no seu orçamento. A compulsão por comprar tudo o que vê pela frente, também é um dos motivos que pode causar um grande desequilíbrio nas suas finanças.

Se você é do tipo que não consegue se conter diante daquele anúncio repleto de mensagens subliminares, que são difíceis de serem identificadas, mas que existem justamente para induzir você ao erro da compra, talvez você tenha oneomania. Então leia esse artigo com atenção e prepare-se para começar uma nova vida.

Algumas propagandas prometem fazer milagres em sua vida, em seu corpo, afirmando que você será mais bem quisto ou melhor sucedido na sua vida por usar aquele produto.

O resultado é catastrófico, porque muitas pessoas iludidas pelas falsas promessas, contraem dívidas que não poderão honrar, apenas para tentar ter um status melhor diante dos amigos, da empresa, do chefe, da namorada e em outras situações de sua vida.

Como saber se o seu consumismo virou uma oneomania?

O transtorno atinge entre 2% e 8% das pessoas no mundo, com muito ou pouco dinheiro, e quem sofre precisa de ajuda.

Esse tipo de compulsão está no mesmo grupo dos viciados em jogo, e precisa de tratamento psicológico e psiquiátrico, com o uso de medicamentos que podem ser os ansiolíticos, os antidepressivos, ou a combinação dos dois dependendo do caso, que deve ser avaliado por um profissional.

Existe uma diferença entre o consumista e o compulsivo que sofre de oneomania. O primeiro tem prazer em comprar e exibir as compras que fez, ao passo que o segundo, sente vergonha das compras e esconde as sacolas no armário assim que chega em casa.

A compulsividade, atinge na maioria das vezes, mais as mulheres do que os homens. A proporção é de quatro mulheres para cada homem. Atente para o fato de que nem todo endividado é compulsivo, mas todo compulsivo acaba ficando endividado.

A compulsão é uma doença e não acontece por falta de planejamento financeiro, mas, muitas vezes está ligada a uma questão que pode começar na infância, quando a criança tem uma estrutura emocional delicada e é atingida pelo apelo social de consumo, sem que os pais percebam e interfiram a tempo de evitar o futuro transtorno.

Pais que compram tudo o que os filhos pedem, podem sem intenção alguma, estar induzindo os filhos ao mau hábito de comprar tudo o que virem pela frente, sem sequer pensar se aquilo é necessário ou não.

Características do comprador compulsivo

Como já mencionamos acima, há uma diferença entre o consumista e o compulsivo.

  • O consumista gosta de exibir as compras que fez. O compulsivo compra e esconde por vergonha de ter comprado.
  • Ele se sente culpado na maioria das vezes pela compra.
  • O compulsivo faz compras com frequência e não pergunta o preço.
  • Compra o mesmo produto em grande quantidade, variando apenas a cor, o tamanho e a forma.
  • Sofre de depressão e busca nas compras uma forma de fugir do problema.
  • Apresenta transtorno de ansiedade (compra para aliviar a sensação de angústia).
  • Gasta muito dinheiro comprando coisas de maneira desenfreada.
  • Está sempre endividado e, mesmo assim, não para de comprar.
  • Pede ajuda financeira constante para parentes, amigos e instituições financeiras.

A compulsão pode em alguns casos estar ligada à escassez na infância. A dificuldade de obter o necessário pode se transformar em oneomania assim que a criança cresce e obtém algum recurso financeiro próprio. Pessoas que têm compulsão por comida, por exemplo, em alguns casos passaram fome na infância.

Seja qual for o motivo da compulsão, é necessário e até urgente buscar ajuda profissional, para que o endividamento causado pela compulsão não se torne mais um problema a ser resolvido.

O compulsivo até chega a ter noção do que está acontecendo, mas não possui recursos para parar, e é onde entra a ajuda do profissional junto com os medicamentos.

Significado da palavra Oneomania

banner acordo quero quitar

A etimologia da palavra oneomania vem do grego, e é uma junção de “Ônus” que quer dizer compra, mais a palavra “Mania” que significa loucura.

De acordo com o Dicionário Português, oneomania é uma psicopatologia, onde o indivíduo tem impulso exagerado e doentio de comprar coisas sem necessitar.

Pela explicação, fica claro se tratar de uma doença que requer tratamento como qualquer outra.

Agora que você já está informado sobre o que é oneomania, se este for o seu caso, não pense duas vezes e procure ajuda profissional. Não se sinta envergonhado. É uma doença e você não tem culpa disso.

Esperamos tê-lo ajudado! Boa sorte!

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Card CTA

Na QueroQuitar você fecha acordos com até 98% de desconto!

Consulte seu CPF e veja as melhores ofertas para quitar dívidas.

QueroQuitar

Curta os nossos canais

Uma iniciativa QueroQuitar

Educação financeira é parte fundamental de uma vida tranquila. Pensando nisso, a QueroQuitar está produzindo vídeos e conteúdos para que você tenha mais conhecimento e tome melhores decisões sobre como lidar com seu dinheiro

Inscreva-se para receber nossa Newsletter preencha os campos abaixo.

Conheça nossa Política de Privacidade e nossos Termos de Uso. WhatsApp - E-mail: contato@queroquitar.com.br
Copyright ©2015-2020 www.queroquitar.com.br, TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. Todo o conteúdo do site, todas as fotos, imagens, logotipos, marcas, dizeres, som, software, conjunto imagem, layout, aqui veiculados são de propriedade exclusiva da QueroQuitar S.A. É vedada qualquer reprodução, total ou parcial, de qualquer elemento de identidade, sem expressa autorização. A violação de qualquer direito mencionado implicará na responsabilização cível e criminal nos termos da Lei. Respeitamos todos os itens que nos cabe previstos na LEI Nº 12.965, DE 23 DE ABRIL DE 2014. E o DECRETO Nº 8.771, DE 11 DE MAIO DE 2016 QueroQuitar S.A - CNPJ: 54.042.668/0001-20 - R. Bahia, 843 - Higienópolis - CEP: 01244-001 - São Paulo - SP