Organização

O que é Registrato, para que serve e como utilizar?


É comum no nosso dia a dia precisarmos usar as operações bancárias e financeiras, seja fazendo um PIX, usando o cartão de crédito, fazendo um empréstimo ou fazendo uma aplicação, ou ainda usando o serviço de câmbio.

Preste atenção que eu disse comum, mas não normal, pois o normal seria não precisarmos lançar mão de um dinheiro que não nos pertence, que na verdade pertence aos banqueiros e cujos juros são exorbitantes. Mas, no caso de transferências e pagamentos, realmente não há outro modo.

Em meio a tantas operações, o que você acha de existir um lugar que você pode acessar e ter todas as informações sobre os seus movimentos financeiros, que pode inclusive te ajudar a se organizar e impedir de entrar numa bola de neve que, para sair vai requerer muita habilidade e desgaste emocional da sua parte?

Então continue a ler o artigo e entenda melhor o que é Registrato.

O que é Registrato?

Pois saiba que esse lugar existe e chama-se Registrato. Sim, isso mesmo. Registrato Bacen, que é um sistema administrado pelo Banco Central que permite aos cidadãos terem acesso pela internet, de forma rápida e segura, a relatórios contendo informações sobre seus relacionamentos com as instituições financeiras, operações de crédito e câmbio.

Antes, para ter acesso a estas informações só era possível pessoalmente, mas com o avanço da pandemia o serviço foi disponibilizado pela internet.

O Registrato basicamente foi criado para manter um registro com todas as informações que você possui em relação aos seus movimentos financeiros.

Além de chaves PIX cadastradas, você pode consultar também os seus empréstimos solicitados e informações gerais ligadas ao seu CPF, como dívidas com órgãos públicos federais, cheques sem fundos e dados de compra ou venda de moeda estrangeira.

Como funciona o Registrato do Banco Central?

Como acessar o Registrato?

Para ter acesso ao Registrato você pode escolher uma das quatro formas citadas a seguir:

  • Pelo Internet Banking;
  • Por meio da emissão de um certificado digital;
  • Consultando através do celular;
  • Ou com a conta gov.br.

Vale destacar que cada opção possui suas próprias normas para entrar e analisar os dados, porém em todas elas estarão disponíveis dois tipos de relatório para você consultar, que são:

  • CCS (Cadastro de Clientes no Sistema Financeiro);
  • SRC (Sistema de Informações de Crédito).

CCS - Cadastro de Clientes no Sistema Financeiro

Neste cadastro há uma lista com todas as informações do seu relacionamento com qualquer instituição financeira com a qual você manteve contas. Sejam elas atuais ou no passado. Dessa forma, você pode verificar os processos feitos ao longo dos anos.

SRC – Sistema de Informações de Crédito

Este cadastro é o relatório do Sistema de Crédito onde aparecem as operações acima de R$ 200,00. Parcelamentos, financiamentos ou qualquer operação envolvendo crédito constarão neste relatório.

Quanto pagarei para acessar o Registrato?

O serviço de consulta é gratuito e pode ser solicitado apenas por você mesmo, ou seja, a consulta do seu CPF é feita por você e é intransferível. Este acesso é interessante para você, porque vai mostrar como está sua vida financeira e como estão cadastrados os seus processos.

Empréstimo Consignado aparece no Registrato?

Sim, se você fez um empréstimo consignado, este vai aparecer em um relatório específico do Registrato.

O Relatório Empréstimos e Financiamentos (SCR), disponibiliza informações como saldo devedor, modalidades e status (a vencer ou vencida) de empréstimos e financiamentos contratados por pessoa física ou jurídica em cada banco ou outra instituição autorizada a funcionar pelo BACEN – Banco Central – incluindo o crédito consignado.

Quais as vantagens que tenho me cadastrando no Registrato?

A principal vantagem é que você encontrará num mesmo lugar, todas as informações referentes à sua vida financeira. Assim sendo, você poderá analisar sem muita burocracia o que você solicitou ao longo dos anos, ajudando-o a repensar e reajustar seus próximos passos.

A seguir, outras vantagens de se cadastrar no Registrato:

  • Organização – esta é sem dúvida uma das melhores vantagens do Registrato. Com a falta de tempo, ter um lugar onde você possa encontrar todas as informações com facilidade, é sem dúvida uma ótima ajuda, principalmente em momentos de urgência. Já imaginou precisar buscar as informações da sua vida financeira em cada uma das instituições onde fez algum contrato? Cadastrando-se no Registrato você não vai precisar fazer isso.
  • Gratuidade - por ser um serviço gratuito, isso o disponibiliza a maior parte da população brasileira. Ou seja, facilita a todos a ter acesso ao histórico de suas operações financeiras.
  • Sigilo das Informações - Informações de ordem financeira e que reúnem dados importantes do cidadão, devem ser guardadas em plataformas que possam promover a segurança dos dados. O Registrato assegura o sigilo das informações em seu banco de dados.

O Banco Central disponibiliza as etapas de validação, mas além disso, é necessário que os canais por onde são acessadas as informações, estejam devidamente seguros com senhas, acessos validados por impressão digital ou biometria facial. Desta forma, as suas informações cadastrais ficam mais seguras.

Com os constantes ataques cibernéticos que acontecem, os bancos e instituições financeiras têm feito constantes ajustes nas ferramentas e plataformas para oferecer maior segurança aos usuários na hora dos acessos às informações. Verifique sempre as formas de segurança do seu banco e siga as recomendações para evitar problemas.

Passo a Passo para se cadastrar no Registrato

banner acordo quero quitar

São quatro as formas de se cadastrar no Registrato. Você pode usar:

  • Celular – Você precisa acessar o aplicativo do seu banco para esta modalidade. Entre no aplicativo e siga as instruções do seu banco.
  • Certificado Digital – Use o seu celular ou computador, pois neles já existem algumas autenticações de segurança que facilitam reconhecer o certificado digital.
  • Internet Banking – Nesta modalidade o cadastro é feito em duas etapas. Um pré-cadastro que será reenviado pelo BACEN após análise para dar seguimento à segunda etapa.
  • Conta gov.br – Para acessar o Registrato pela conta gov.br é preciso ter os níveis Prata ou Ouro dos selos de confiabilidade.

Escolha a que melhor se encaixa no seu dia a dia. E com isso esperamos ter ajudado a compreender o que é Registrato e como usá-lo.

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Card CTA

Na QueroQuitar você fecha acordos com até 98% de desconto!

Consulte seu CPF e veja as melhores ofertas para quitar dívidas.

QueroQuitar

Curta os nossos canais

Uma iniciativa QueroQuitar

Educação financeira é parte fundamental de uma vida tranquila. Pensando nisso, a QueroQuitar está produzindo vídeos e conteúdos para que você tenha mais conhecimento e tome melhores decisões sobre como lidar com seu dinheiro

Inscreva-se para receber nossa Newsletter preencha os campos abaixo.

Conheça nossa Política de Privacidade e nossos Termos de Uso. WhatsApp - E-mail: contato@queroquitar.com.br
Copyright ©2015-2020 www.queroquitar.com.br, TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. Todo o conteúdo do site, todas as fotos, imagens, logotipos, marcas, dizeres, som, software, conjunto imagem, layout, aqui veiculados são de propriedade exclusiva da QueroQuitar S.A. É vedada qualquer reprodução, total ou parcial, de qualquer elemento de identidade, sem expressa autorização. A violação de qualquer direito mencionado implicará na responsabilização cível e criminal nos termos da Lei. Respeitamos todos os itens que nos cabe previstos na LEI Nº 12.965, DE 23 DE ABRIL DE 2014. E o DECRETO Nº 8.771, DE 11 DE MAIO DE 2016 QueroQuitar S.A - CNPJ: 54.042.668/0001-20 - R. Bahia, 843 - Higienópolis - CEP: 01244-001 - São Paulo - SP