Organização

Novo RG: saiba como ficou e quando e como solicitar


Já deve ter ouvido falar do novo RG, não? Criado para unir os principais documentos em um único, o documento passou a valer a partir do dia 1° de março.

O documento contém informações como certidão de nascimento, de casamento, INSS, carteira de trabalho, CNH e CPF. E a novidade é que pode ser tanto físico, como digital, bastando baixar em app para celular.

A ideia foi fazer um documento de identificação único, que facilite a vida dos cidadãos. Assim não é preciso andar com o RG, carteira de trabalho, de habilitação, entre outros. O que evita perdê-los, além de ocupar menos espaço na carteira.

Continue a ler o artigo e descubra mais vantagens sobre o novo RG.

Mais segurança

um homem clicando uma digital no ar como se fosse uma tela de computador.

Para aumentar a segurança, como no caso da falsificação, a nova versão do RG vem com um número de série. Outro item para dificultar a ação de criminosos, é um QR Code. Com ele apenas órgãos federais terão o programa capaz de visualizar e autenticar as informações.

O que muda para todos com o novo RG

O maior benefício é poder incluir o nome social sem precisar fazer uma alteração no Registro Civil. Também é possível adicionar o número de série de diversos documentos, como:

  • Carteira Nacional de Habilitação;
  • Documento de identidade profissional;
  • Numeração da Carteira de Trabalho e Previdência Social;
  • Certificado militar;
  • Título de eleitor;
  • Carteira nacional de saúde;
  • NIS/PIS/Pasep.

Além dessas numerações, ainda é possível informar se é portador de necessidades especiais e o tipo sanguíneo. Algo válido para atendimento médico de emergência.

Qual o prazo para fazer o novo RG?

Não existe um prazo para a troca pelo novo documento. Os órgãos responsáveis terão ainda até 6 de março de 2023 para atualizar os sistemas.

Sendo assim, não é obrigatório que todos tenham o novo RG neste momento. Por enquanto, só quando precisar renovar o documento ou tirar a segunda via, é que a renovação já sairá no novo modelo.

No novo RG o prazo de validade do documento continua a ser de 10 anos para pessoas com 12 a 60 anos de idade. Para crianças de 0 a 12 anos, a validade é de 5 anos. Já os idosos com idade superior a 60 anos, podem usar o RG antigo por tempo indeterminado.

Vale lembrar que o novo RG não substitui outros documentos. A ideia é somente reunir as informações dos demais documentos em um único.

Como fazer para emitir o novo RG?

O documento pode ser emitido por quem já fez o cadastro biométrico na Justiça Eleitoral ou em outros órgãos de identificação. Só quem já teve as impressões digitais inseridas na Base de Dados da Identificação Civil Nacional (BDICN), pode emitir o novo RG.

Lembrando que a emissão precisa ser feita de forma presencial. É necessário ir ao órgão emissor da sua cidade e levar a certidão de nascimento ou casamento para solicitar o documento.

Dessa maneira, o órgão emissor irá validar o cadastro na plataforma Gov.br e informar o prazo para retirada da versão física do documento. Com o novo RG em mãos, você tem a opção de acessar também a Carteira de Identidade Digital, por meio do aplicativo Gov.br pelo celular, na área “Carteira”.

Outra informação importante é que por enquanto, apenas o estado de São Paulo emite o novo RG.

Em São Paulo o processo é feito nas unidades do Poupatempo, além da opção do ou aplicativo Gov.br. Só é preciso agendar antes de comparecer ao local.

Pelo celular é preciso instalar o aplicativo do Gov.br. Na plataforma, preencha um pré-cadastro informando:

  • CPF;
  • Nome;
  • Filiação;
  • Data de nascimento;
  • Endereço de e-mail;
  • Número do telefone e senha de sua escolha.

Em seguida, basta terminar a solicitação em um ponto de atendimento físico ou virtual.

Se quiser falar comigo ou tiver alguma dúvida, é só me mandar um e-mail: euquito@queroquitar.com.br. Vou adorar bater um papo com você!

Um abraço e até semana que vem.

Euquito.

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Card CTA

Logo QueroQuitar laranja vertical

A QueroQuitar é a plataforma de negociação criada para facilitar a sua vida.

Consulte grátis!

Na QueroQuitar você fecha acordos com até 98% de desconto!

Consulte seu CPF e veja as melhores ofertas para quitar dívidas.

QueroRenda

Curta os nossos canais

Uma iniciativa QueroQuitar

Educação financeira é parte fundamental de uma vida tranquila. Pensando nisso, a QueroQuitar está produzindo vídeos e conteúdos para que você tenha mais conhecimento e tome melhores decisões sobre como lidar com seu dinheiro

Inscreva-se para receber nossa Newsletter preencha os campos abaixo.

Conheça nossa Política de Privacidade e nossos Termos de Uso. WhatsApp - E-mail: contato@queroquitar.com.br
Copyright ©2015-2020 www.queroquitar.com.br, TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. Todo o conteúdo do site, todas as fotos, imagens, logotipos, marcas, dizeres, som, software, conjunto imagem, layout, aqui veiculados são de propriedade exclusiva da QueroQuitar S.A. É vedada qualquer reprodução, total ou parcial, de qualquer elemento de identidade, sem expressa autorização. A violação de qualquer direito mencionado implicará na responsabilização cível e criminal nos termos da Lei. Respeitamos todos os itens que nos cabe previstos na LEI Nº 12.965, DE 23 DE ABRIL DE 2014. E o DECRETO Nº 8.771, DE 11 DE MAIO DE 2016 QueroQuitar S.A - CNPJ: 54.042.668/0001-20 - R. Bahia, 843 - Higienópolis - CEP: 01244-001 - São Paulo - SP