Organização

NIS: saiba o que é o Número de Identificação Social


O Número de Identificação Social (NIS) é um cadastro oferecido pelo Governo Federal para identificar o cidadão que recebe ou não benefício social.

Esta identificação também é utilizada para garantir que os trabalhadores recebam seus direitos trabalhistas e previdenciários.

O que é o NIS?

É um número de registro fornecido pela Caixa Econômica Federal aos cidadãos, e que permite ao empregador cadastrar seus funcionários com facilidade, garantindo assim os direitos trabalhistas de seus colaboradores, como por exemplo, o recolhimento do FGTS, o recebimento do Seguro Desemprego, Aposentadoria e Abono Salarial.

Quem pode ter o NIS?

Esse cadastro é direcionado aos empregados de empresas privadas, proprietários de negócios (PF), beneficiários de programa social ou de política pública, cooperativas, entre outros.

Veja com detalhes nos tópicos a seguir:

  • Empregados: vinculados a empresas, cooperativas e empregadores pessoa física.
  • Beneficiários de Programas Sociais (cadastrados pelo gestor do programa).
  • Diretores não empregados que optaram pelo FGTS.
  • Beneficiários de Políticas Públicas cadastrados pela SRTE, MS e MEC.

A finalidade do NIS é atestar o cidadão que já recebe ou que receberá algum tipo de benefício social.

Para que serve o NIS?

Sem o NIS é impossível o trabalhador receber qualquer benefício social que exista ou ter acesso aos direitos trabalhistas.

Com o NIS o trabalhador pode sacar benefícios sociais, assim como efetuar consultas de sua situação nos sites dos órgãos competentes e fornecedores dos benefícios, desde que sejam administrados pela Caixa Econômica Federal, como Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), Seguro Desemprego, Abono Salarial do PIS, Bolsa Família e outros benefícios.

Pagamentos de benefícios sociais só podem ser feitos mediante apresentação do NIS, e servem como chaves de identificação nas políticas públicas.

Como é formado o NIS?

O número do NIS é composto por uma sequência numérica de 11 dígitos e é informado na emissão de documentos, como a Carteira de Trabalho.

O responsável pelo cadastro é a Caixa Econômica Federal, mas, o responsável pela manutenção e atualização das informações do registro é você.

A atualização dos dados pode ser feita diretamente na Caixa, e no caso dos participantes do Bolsa Família, na Prefeitura de sua cidade.

Onde encontrar o NIS na carteira de trabalho?

Para consultar o saldo do FGTS ou qualquer outro serviço relacionado ao registro de trabalho ou previdenciário, é necessário saber o número do NIS.

Na carteira de trabalho você pode identificar na página inicial, onde contém sua foto e dados, pelo número do PIS/PASEP.

Você também encontra o número do NIS na Carteira de Trabalho Digital que pode ser acessada online pelo aplicativo, disponível para Android e IOS.

Meu INSS

Também é possível consultar o NIS pelo CPF, a partir do Meu INSS. Para isso, no entanto, é preciso ter uma senha cadastrada.

Cartão Bolsa Família

O NIS também pode ser identificado facilmente no cartão do Bolsa Família. Abaixo do seu nome, os 11 primeiros dígitos são o número do seu NIS.

Extrato FGTS

Com o extrato FGTS é possível consultar seu saldo e as movimentações feitas na conta.

Ele pode ser acessado online, pelo site da Caixa Econômica Federal ou pelo aplicativo FGTS, disponível para Android e IOS.

Cartão cidadão

O NIS/PIS também pode ser identificado no Cartão Cidadão. Vale lembrar que a sequência numérica não inclui os dígitos do cartão.

Como consultar o NIS pela internet?

Além dos documentos citados, também é possível consultar o número do NIS pela internet.

Veja a seguir como fazer:

Meu INSS

Através do site ou aplicativo Meu INSS (opens new window), é possível ter acesso a diversos serviços da previdência de forma gratuita, além de fazer a consulta do NIS pelo CPF.

Para isso, é preciso ter a senha do gov.br (opens new window) cadastrada, que pode ser feita facilmente através do CPF, bancos credenciados, dentre outras maneiras.

Se já tem ou fez seu cadastro, confira o passo a passo de como consultar o NIS:

  • Acesse o site ou aplicativo Meu INSS, clique em “Entrar com gov.br” e faça seu login.
  • Na página inicial, no menu superior, clique em “Meu cadastro”.
  • Desça a página até chegar à informação “Elos CNIS” e confira o número.

Extrato FGTS

Com o extrato FGTS é possível consultar seu saldo e as movimentações feitas na conta.

Ele pode ser acessado online, pelo site da Caixa Econômica Federal ou aplicativo FGTS disponível para Android e IOS.

Veja como acessar pelo site da Caixa Econômica Federal

  • Faça login acessando a página extrato do FGTS no site da Caixa.
  • Após fazer o login com seu CPF e senha, o número NIS será uma das informações que irá aparecer em seu extrato FGTS.

Aplicativo Meu CadÚnico

Quem é beneficiário de programas sociais do Governo Federal pode baixar o aplicativo CadÚnico disponível para Android e IOS, e também podem conferir esse número, pelo CPF.

Como cadastrar o NIS

A identificação do número do NIS pode ser gerada de duas formas:

  • A partir do cadastramento dos cidadãos nos bancos de dados do Sistema Nacional de Informações Sociais;
  • A partir do primeiro registro na Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) dos profissionais.

Esse cadastro sempre será feito por um agente, seja o empregador, um representante do Ministério do Trabalho, agente definido pelo Gestor do Programa Social, Secretaria Regional do Trabalho e Emprego – SRTE, Ministério da Saúde – MS e Ministério da Educação – MEC.

No caso do cadastro do NIS ser realizado pelo empregador, este poderá realizar o processo online e obter de forma rápida o Número de Identificação Social (NIS).

Mas, para utilizar este serviço, a empresa deve ter Certificado Digital para acessar o CNS e realizar o Cadastro CNIS dos seus colaboradores.

O cadastro é realizado por meio da plataforma Conectividade Social, serviço “Cadastro NIS”.

Você, empregador, que deseja saber mais sobre esta forma de cadastramento, pode acessar o Manual de Cadastramento online pelo site Conectividade Social.

Qual a diferença entre NIS, PIS e NIT?

banner acordo quero quitar

  • NIS: Número de Identificação Social para pessoas beneficiadas por algum programa social, que ainda não tem PIS.
  • PIS: Programa de Integração Social, destinado a trabalhadores que já tiveram ou têm carteira assinada (é o mesmo número do NIS).
  • NIT: Número de Identificação do Trabalhador, para quem é autônomo. Caso futuramente venha a ter carteira assinada, o PIS será o mesmo número do NIT.

Mantenha sempre o seu cadastro do NIS atualizado com suas informações recentes. Ele garante o recebimento de forma correta dos seus benefícios por direito como cidadão.

Estas são as informações básicas sobre o NIT que temos para você. Caso fique com alguma dúvida, consulte o site da Caixa Econômica Federal.

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Card CTA

Na QueroQuitar você fecha acordos com até 98% de desconto!

Consulte seu CPF e veja as melhores ofertas para quitar dívidas.

QueroQuitar

Curta os nossos canais

Uma iniciativa QueroQuitar

Educação financeira é parte fundamental de uma vida tranquila. Pensando nisso, a QueroQuitar está produzindo vídeos e conteúdos para que você tenha mais conhecimento e tome melhores decisões sobre como lidar com seu dinheiro

Inscreva-se para receber nossa Newsletter preencha os campos abaixo.

Conheça nossa Política de Privacidade e nossos Termos de Uso. WhatsApp - E-mail: contato@queroquitar.com.br
Copyright ©2015-2020 www.queroquitar.com.br, TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. Todo o conteúdo do site, todas as fotos, imagens, logotipos, marcas, dizeres, som, software, conjunto imagem, layout, aqui veiculados são de propriedade exclusiva da QueroQuitar S.A. É vedada qualquer reprodução, total ou parcial, de qualquer elemento de identidade, sem expressa autorização. A violação de qualquer direito mencionado implicará na responsabilização cível e criminal nos termos da Lei. Respeitamos todos os itens que nos cabe previstos na LEI Nº 12.965, DE 23 DE ABRIL DE 2014. E o DECRETO Nº 8.771, DE 11 DE MAIO DE 2016 QueroQuitar S.A - CNPJ: 54.042.668/0001-20 - R. Bahia, 843 - Higienópolis - CEP: 01244-001 - São Paulo - SP