Organização

IPVA 2023: veja o calendário e como consultar valores


Qual a idade do seu carro? Caso tenha vinte anos, nem se preocupe com o pagamento do IPVA, pois já está isento. Porém, se ainda não tiver completado vinte anos, você precisa ficar atento às datas para pagamento do IPVA 2023.

O mês de janeiro é reservado para o pagamento do IPVA, seja à vista ou parcelado.

O calendário de pagamentos do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), é disponibilizado no mês de janeiro, com diferentes prazos e valores de alíquota em cada estado e no Distrito Federal.

Portanto, é necessário estar alinhado com as informações divulgadas pela Secretaria da Fazenda em sua respectiva região, para consultar esses dados e realizar o pagamento pelo celular.

O boleto bancário é um método tradicional, mas o imposto também pode ser pago por Internet Banking em bancos autorizados ou em aplicativos que intermediam esse processo.

Leia o artigo e entenda melhor sobre o IPVA e seu pagamento.

O que é IPVA?

IPVA é a sigla para Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores, tributo aplicado a todos os automóveis terrestres. Exemplo: carros, caminhões, motos, tratores, entre outros. É obrigatório pagar o imposto para dirigir e circular com esses veículos no território nacional.

A arrecadação do IPVA é dividida entre o Estado e o município no qual o veículo é registrado. Tome cuidado para não deixar de pagá-lo: além de uma multa diária pelo atraso, o não pagamento impede o licenciamento do veículo e pode resultar na apreensão do automóvel, com infração gravíssima na CNH.

Como consultar o IPVA 2023?

Cada estado e o Distrito Federal possuem os respectivos calendários de pagamentos do IPVA 2023, com variação em prazos e valores da alíquota.

Para consultar cada detalhe, é necessário acessar os sites do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) ou da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) em cada local. É necessário ter duas informações em mãos: a placa do automóvel e o número do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam).

Como pagar o IPVA 2023 pela internet?

Em alguns estados, o IPVA pode ser pago pelo Internet Banking do celular. Instituições financeiras como o Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Itaú e Santander, oferecem áreas específicas nos respectivos apps para o cadastro do Renavam do veículo e liberam acesso aos débitos do automóvel.

Em cada app, o procedimento é similar. Acesse a aba de pagamentos e encontre a opção dedicada aos impostos de veículos. Depois, basta informar a placa ou o RENAVAM e concluir a transação com o saldo da conta.

Os estados que disponibilizam essa função são: Bahia, Distrito Federal, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo. Em cada caso, é necessário verificar a lista de bancos autorizados para as operações.

Bradesco, Caixa, Itaú, Mercantil do Brasil, Santander, Sicoob e Sicredi são redes que oferecem o recurso para múltiplos estados, enquanto o Banco do Brasil tem maior abrangência nacional. No Rio de Janeiro, o pagamento por Internet Banking é feito apenas pelo Bradesco.

Bancos estaduais também possuem suporte em seus respectivos estados de atuação: Banestado, no Espírito Santo; Banrisul, no Rio Grande do Sul, e o BESC, em Santa Catarina, são exemplos.

Como pagar o IPVA 2023 pelo Gringo?

Nos celulares, o Gringo é uma opção versátil para pagar o IPVA 2023 e ficar de olho nos débitos do veículo. O app consulta as bases de dados do Detran e da Sefaz para centralizar todas as informações e documentações, além de oferecer opções de pagamento pelo Pix, cartão de crédito ou boleto.

O Gringo pode ser usado para veículos registrados em Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo. Para usá-lo, basta informar a placa do carro, aguardar a consulta e selecionar os débitos pendentes.

Como gerar boleto do IPVA 2023?

Se você não conseguir usar o Internet Banking, a alternativa é emitir um boleto e depois pagá-lo com seu celular. Alguns estados, inclusive, já disponibilizam o QR Code para pagamento pelo PIX.

Para isso, é necessário acessar os sites do Detran ou da Sefaz em seu estado e informar número do Renavam e placa.

Parcelado ou à vista?

banner acordo quero quitar

Isso vai depender da sua disponibilidade financeira. Caso possa pagar à vista, o desconto será de 3%.

Bem menor que os 9% oferecidos no ano passado**,** quando o preço dos automóveis disparou em 2021 e fez com que o imposto subisse em média 22% no estado.

Quem precisar ou quiser pagar a prazo, pode parcelar o valor em até 5 vezes**,** mas sem desconto nenhum. As datas de vencimento para quitar o imposto variam de acordo com o último número da placa do veículo**,** com início em 11 de janeiro para as que terminam em 1**.**

No caso de caminhões e tratores, o pagamento parcelado tem dias fixos, sempre no dia 20 de cada mês.

Há três maneiras de realizar o pagamento. Mas, apenas uma delas permite o desconto.

  • Pagar valor em cota única com desconto de 3% em janeiro.
  • Pagar valor integral (sem desconto) em cota única em fevereiro.
  • Pagar valor integral (sem desconto) parcelado em até 5 vezes.

Esperamos tê-lo ajudado. Se quiser falar conosco ou tiver alguma dúvida, é só mandar um e-mail: euquito@queroquitar.com.br. Vamos adorar bater um papo com você!

Um abraço e até semana que vem.

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Card CTA

Na QueroQuitar você fecha acordos com até 98% de desconto!

Consulte seu CPF e veja as melhores ofertas para quitar dívidas.

QueroQuitar

Curta os nossos canais

Uma iniciativa QueroQuitar

Educação financeira é parte fundamental de uma vida tranquila. Pensando nisso, a QueroQuitar está produzindo vídeos e conteúdos para que você tenha mais conhecimento e tome melhores decisões sobre como lidar com seu dinheiro

Inscreva-se para receber nossa Newsletter preencha os campos abaixo.

Conheça nossa Política de Privacidade e nossos Termos de Uso. WhatsApp - E-mail: contato@queroquitar.com.br
Copyright ©2015-2020 www.queroquitar.com.br, TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. Todo o conteúdo do site, todas as fotos, imagens, logotipos, marcas, dizeres, som, software, conjunto imagem, layout, aqui veiculados são de propriedade exclusiva da QueroQuitar S.A. É vedada qualquer reprodução, total ou parcial, de qualquer elemento de identidade, sem expressa autorização. A violação de qualquer direito mencionado implicará na responsabilização cível e criminal nos termos da Lei. Respeitamos todos os itens que nos cabe previstos na LEI Nº 12.965, DE 23 DE ABRIL DE 2014. E o DECRETO Nº 8.771, DE 11 DE MAIO DE 2016 QueroQuitar S.A - CNPJ: 54.042.668/0001-20 - R. Bahia, 843 - Higienópolis - CEP: 01244-001 - São Paulo - SP