Organização

Entenda como funciona o app Meu INSS


Mão masculina segurando um smartphone com a tela no app Meu INSS em um fundo amarelo.

O que é o Portal Meu INSS?

O portal Meu INSS foi criado para ajudar quem precisa acessar informações sobre a Previdência Social, facilitando a navegação e a realização dos processos, que são 100% digitais. Porém, mesmo com esse facilitador, algumas pessoas ainda encontram dúvidas que vão desde a criação do cadastro, até a solução de dúvidas e acesso a serviços, como:

  • Simulação de aposentadoria
  • Tirar extratos
  • Consultar benefícios ativos

Com este guia você vai navegar com facilidade, e conseguir consultar e emitir os principais documentos que estão disponíveis no app Meu INSS, evitando assim que você se desloque até uma unidade física para obter informações.

Como funciona o app Meu INSS?

enter image description here

O app Meu INSS (Android / iOS) é o aplicativo oficial do Instituto Nacional do Seguro Social, que reúne diversos serviços previdenciários de forma digital, sem a necessidade de deslocamento até uma agência, compilando mais de 90 serviços disponíveis e atendimento remoto.

Durante o período de isolamento o app tornou-se ainda mais necessário com o fechamento de agências. É possível simular e solicitar a aposentadoria, acompanhar pensões, enviar e receber documentos, agendar solicitações, acompanhar procedimentos, entre diversas outras funções. Para os aposentados a plataforma ainda oferece a prova de vida digitalmente. O acesso ao app Meu INSS é feito utilizando o login do portal gov.br.

É uma conta unificada para acessar diferentes serviços oferecidos pelo Governo Federal, incluindo o acesso a informações sobre previdência.

Veja, abaixo, o passo a passo para entrar no aplicativo e acessar as principais funções.

Como usar o aplicativo Meu INSS

  • Baixe o app em seu celular. Na tela de login, são exibidos alguns serviços que não precisam de senha. Basta clicar em um deles para prosseguir.
  • Toque em "Entrar" para acessar o aplicativo usando o cadastro.
  • Informe o CPF e senha usados no gov.br e vá para o próximo passo.
  • Autorize que o app Meu INSS acesse suas informações.
  • A tela principal do Meu INSS mostrará os serviços disponíveis. Para acessar, basta selecionar cada um deles. É possível, ainda, usar a barra de pesquisa ou selecionar o ícone com três barras para visualizar um menu lateral.
  • O menu lateral lista alguns dos serviços mais acessados, como o simulador de aposentadoria.
  • Ao abrir o simulador, o app contabilizará a idade e o tempo de contribuição da pessoa. Em seguida, é possível verificar se esses dados são compatíveis com as normas de aposentadoria antigas e as normas de transição da Reforma da Previdência. Toque em cada aba para abrir mais detalhes.
  • Para realizar uma solicitação ou agendar horário em uma agência, selecione "Agendamentos/Solicitações".
  • Pressione a seta em cada aba para abrir as opções de cada serviço e o tipo de atendimento.
  • O aplicativo informará se a solicitação necessita de atendimento presencial ou pode ser feita digitalmente. Toque na opção e siga as opções informadas no app.
  • Caso precise de ajuda, o aplicativo possui uma assistente virtual. Toque no ícone no canto inferior direito para abrir.
  • Informe nome e CPF. Em seguida, siga as instruções informadas.

Posso acessar o Meu INSS sem cadastro?

banner acordo quero quitar

Caso ainda não tenha cadastro e precise acessar o aplicativo, você pode pedir uma senha provisória no seu banco. Veja a seguir a lista de bancos que fornecem a senha provisória:

  • Banco do Brasil: bb.com.br > Serviços > Previdência social > Senha meu INSS > NAI;
  • Banese: banese.com.br > Internet Banking Banese > Serviços > Gerar Senha Meu INSS – NAI;
  • Banrisul: banrisul.com.br > Menu Serviços > Criar Código INSS;
  • Bradesco: bradesco.com.br > Outros Serviços > Documentos > INSS – Cadastrar Código Inicial de - Acesso ao Portal Meu INSS (NAI);
  • Itaú: itau.com.br >Previdência > INSS > Cadastrar senha inicial de acesso ao Portal Meu INSS;
  • Caixa Econômica Federal: caixa.gov.br/Páginas > Serviço ao Cidadão > INSS > Gerar Código para Serviço INSS;
  • Santander: santander.com.br > Outros Produtos > Demais Serviços > NAI – Núcleo de Autenticação Interbancária;
  • Sicoob: sicoob.com.br > Outras opções > Previdência Social > Senha Meu INSS > NAI.

Com essas informações já é possível acessar o app Meu INSS e utilizar os serviços de forma remota, evitando assim ter que se deslocar para fazer consultas e procedimentos simples. Esperamos ter ajudado.

Compartilhe:


Artigos Relacionados

Card CTA

Na QueroQuitar você fecha acordos com até 98% de desconto!

Consulte seu CPF e veja as melhores ofertas para quitar dívidas.

QueroQuitar

Curta os nossos canais

Uma iniciativa QueroQuitar

Educação financeira é parte fundamental de uma vida tranquila. Pensando nisso, a QueroQuitar está produzindo vídeos e conteúdos para que você tenha mais conhecimento e tome melhores decisões sobre como lidar com seu dinheiro

Inscreva-se para receber nossa Newsletter preencha os campos abaixo.

Conheça nossa Política de Privacidade e nossos Termos de Uso. WhatsApp - E-mail: contato@queroquitar.com.br
Copyright ©2015-2020 www.queroquitar.com.br, TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. Todo o conteúdo do site, todas as fotos, imagens, logotipos, marcas, dizeres, som, software, conjunto imagem, layout, aqui veiculados são de propriedade exclusiva da QueroQuitar S.A. É vedada qualquer reprodução, total ou parcial, de qualquer elemento de identidade, sem expressa autorização. A violação de qualquer direito mencionado implicará na responsabilização cível e criminal nos termos da Lei. Respeitamos todos os itens que nos cabe previstos na LEI Nº 12.965, DE 23 DE ABRIL DE 2014. E o DECRETO Nº 8.771, DE 11 DE MAIO DE 2016 QueroQuitar S.A - CNPJ: 54.042.668/0001-20 - R. Bahia, 843 - Higienópolis - CEP: 01244-001 - São Paulo - SP