Organização

Dicas para economizar nas compras de Natal


Mais um ano que chega ao fim e mais uma vez nos pegamos fazendo a promessa de que neste Natal vamos economizar nas compras, para não entrar o ano novo atolado em boletos e parcelamentos nos cartões.

Mas, muitas vezes acabamos nos deixando levar pelas propagandas envolventes, achando que aquele produto afinal está apenas só mais alguns reais do que outro que havíamos visto, e que não será isto que nos fará ficar no vermelho. E seguimos assim fazendo as compras sem nenhum planejamento ou pesquisa.

Pois são justamente aqueles reais a mais que fazem toda a diferença na soma total das compras de Natal, que geralmente são os presentes da família, dos amigos, do amigo secreto da empresa ou do grupo de whatsapp, além das compras para a ceia.

Seguindo neste ritmo, sem prestar atenção nos preços e sem antes estabelecer um limite para as compras, será certo o arrependimento quando os boletos e as faturas começarem a chegar.

Para evitar que a alegria se transforme em dor de cabeça, aqui vão algumas dicas para você participar das festas de fim de ano, sem correr o risco de precisar fazer acordos futuros com as financeiras.

Procurar manter-se com o orçamento equilibrado, até nas festas de fim de ano, é essencial para conseguir garantir a saúde financeira, em especial no início do ano.

Algumas dicas para economizar nas compras de Natal

Verifique o quanto você pode gastar

Planejamento financeiro pessoal é tudo. Portanto, antes de sair comprando presentes de Natal por aí, sente-se para organizar as contas. E, se possível, junto com a família!

Esse passo é muito importante para decidir um teto de gastos realista para suas compras e economizar no Natal. Nesse sentido, o ideal é separar um valor que não vai prejudicar o pagamento de outras despesas.

Uma vez que você tenha consciência do seu limite financeiro, vai ser bem mais fácil evitar as tentações de fim de ano. Então, esse é o primeiro passo para organizar as contas do Natal e não começar 2023 com uma dor de cabeça que pode ser evitada.

Faça uma lista de presentes

Para economizar nas compras de Natal, aproveite que você sentou para decidir seu teto de gastos e escreva uma lista com o nome das pessoas que você vai presentear.

Verifique quanto você pode gastar com cada presente e defina um valor máximo. Você pode distribuir a quantia igualmente para todos da lista ou fazer um ranking com as pessoas mais importantes em primeiro lugar.

E lembre-se: abuse das lembrancinhas para aquelas pessoas que não são tão íntimas, mas que você gostaria de presentear. Não esqueça também de antecipar suas compras de Natal. É um bom modo de economizar com as compras de fim de ano.

Utilize um aplicativo de controle financeiro

Usar um aplicativo de controle financeiro é um dos melhores métodos para organizar e entender seus gastos, principalmente durante épocas como o Natal.

Com esses aplicativos, você tem acesso a todas as informações sobre suas finanças pessoais de um jeito simples e prático em um só lugar. Em outras palavras, você terá sua vida financeira na palma das mãos, sem planilhas extensas ou arquivos de Excel.

Existem ótimas opções nas Ferramentas de Apoio (opens new window) da QueroQuitar. Dê uma olhada que com certeza irá achar um app que te ajude no controle financeiro.

Não deixe para fazer as compras na última hora

Não perca tempo. Aproveite o período que antecede a data para antecipar suas compras, pois os preços tendem a aumentar com a chegada do Natal.

Além disso, a variedade de produtos diminui, as filas aumentam e você não vai ter tempo para comparar valores. Sem dúvida alguma, você não vai querer estar em busca de presentes na véspera do feriado, não é mesmo?

Por isso, planeje-se e faça o possível para fazer compras com antecedência.

Aguarde o mês de janeiro para comprar

Verifique na sua lista se há possibilidade de presentear algumas pessoas em janeiro. Após o réveillon, muitas lojas entram em liquidação para queimar o estoque do ano passado. Ou seja, é uma boa oportunidade para você aproveitar as ofertas.

Mas use essa dica com cautela! Se você não precisa fazer compras nesse período, então não compre.

Dica extra: Caso a compra seja para você mesmo (a), antes de comprar se pergunte: Eu quero? Eu posso? Eu preciso? O preço está realmente bom? Caso a resposta para alguma dessas perguntas seja NÃO, então não compre!

Fuja dos Shoppings se possível

Muitas pessoas tendem a fazer todas as compras de Natal em shoppings centers e esquecem as outras opções. Saiba que você pode comprar os presentes e as decorações em pequenos comércios e feiras.

Sendo assim, procure as lojas do seu bairro ou do centro da cidade. Outra opção popular é usar a internet para comprar os produtos. Mas dê uma atenção especial aos prazos de entrega.

Com toda a certeza você não vai querer chegar à reunião com as mãos abanando por causa de atrasos.

Procure os pequenos empreendedores

É possível encontrar lembrancinhas feitas pelos artesãos que oferecem em feiras de artesanato ou pela internet. Geralmente são bem mais em conta do que as industrializadas e ainda por cima você valoriza o trabalho manual destes pequenos empresários.

Pesquisar! Eis a grande dica

Antes de sair comprando os presentes, pesquise o preço de cada produto em pelo menos cinco lugares diferentes. Nessa época do ano, os preços flutuam bastante. Então você pode tirar um dia da semana para andar em várias lojas e fazer sua lista.

Além disso, a internet pode ser uma grande aliada. Geralmente os preços nas lojas virtuais são mais em conta do que nos estabelecimentos físicos. Caso você não tenha muito tempo, uma boa opção é usar sites especializados em comparação de preços. Exemplos: Zoom, Buscapé e Bondfaro.

Por isso, não corra o risco de comprar um produto em uma loja mais cara só porque ficou com preguiça de pesquisar.

Não se deixe levar pela tentação

Época de Natal é sinônimo de ofertas e propagandas tentadoras. Logo, é preciso ter bastante cuidado para não cair em compras por impulso. Afinal, os grupos de marketing fazem campanhas específicas para a data e costumam ter bastante sucesso nessa atividade.

Sabendo disso, vá às compras e tome todos os cuidados para não extrapolar o seu teto de gastos. Evite comprar por impulso e acabar endividado (a) por imprudência.

Faça pagamentos à vista se for possível

Deixe para parcelar os valores mais altos. Para compras de pequeno valor dê preferência ao pagamento à vista. Isso evita sobrecarregar o cartão de crédito, e pagando à vista você tem a possibilidade de ganhar descontos.

Mas, se esse não for o seu caso e você precisar parcelar todas as compras, tenha certeza de que cada parcela vai caber no seu orçamento. O importante é respeitar a sua realidade financeira!

Use as suas habilidades e criatividade

banner acordo quero quitar

Por que comprar, se você pode fazer? Pense bem, se você possui ou quer desenvolver novas habilidades, pensar em presentes e decorações de Natal que você possa fazer com as próprias mãos é uma ótima ideia.

Pode ser um bordado, um artesanato ou até mesmo um desenho. As possibilidades são imensas e dependem das suas habilidades manuais. Entretanto, caso você não consiga pensar em nada, acesse a internet e procure tutoriais para aprender novas habilidades.

Cozinhar a própria ceia também é uma boa escolha, pois vai fazer com que você evite comprar comida pronta e, consequentemente, economize mais dinheiro.

Dessa maneira, o resultado fica mais autêntico e menos industrializado. Afinal, presentear alguém com algo feito por você mesmo (a) demonstra o quanto você se importa com as pessoas, assim como oferecer uma ceia feita por você também.

Muitas vezes aquela receita velha esquecida no caderno da vovó, da tia ou da mãe, pode surpreender muito mais do que o peru assado na padaria da esquina, por mais simples que ela seja.

Esperamos que você tenha um Feliz Natal e faça excelentes compras sem gastar muito!

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Card CTA

Na QueroQuitar você fecha acordos com até 98% de desconto!

Consulte seu CPF e veja as melhores ofertas para quitar dívidas.

QueroQuitar

Curta os nossos canais

Uma iniciativa QueroQuitar

Educação financeira é parte fundamental de uma vida tranquila. Pensando nisso, a QueroQuitar está produzindo vídeos e conteúdos para que você tenha mais conhecimento e tome melhores decisões sobre como lidar com seu dinheiro

Inscreva-se para receber nossa Newsletter preencha os campos abaixo.

Conheça nossa Política de Privacidade e nossos Termos de Uso. WhatsApp - E-mail: contato@queroquitar.com.br
Copyright ©2015-2020 www.queroquitar.com.br, TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. Todo o conteúdo do site, todas as fotos, imagens, logotipos, marcas, dizeres, som, software, conjunto imagem, layout, aqui veiculados são de propriedade exclusiva da QueroQuitar S.A. É vedada qualquer reprodução, total ou parcial, de qualquer elemento de identidade, sem expressa autorização. A violação de qualquer direito mencionado implicará na responsabilização cível e criminal nos termos da Lei. Respeitamos todos os itens que nos cabe previstos na LEI Nº 12.965, DE 23 DE ABRIL DE 2014. E o DECRETO Nº 8.771, DE 11 DE MAIO DE 2016 QueroQuitar S.A - CNPJ: 54.042.668/0001-20 - R. Bahia, 843 - Higienópolis - CEP: 01244-001 - São Paulo - SP