Organização

Como não cair em golpes no Carnaval


Está com planos de curtir a folia em fevereiro? Não deixe que a sua festa se torne um pesadelo e aproveite o Carnaval com segurança. Para isso, conheça e aprenda a se proteger de alguns dos muitos golpes que aparecem no período.

Os cuidados durante o carnaval não devem tirar férias! Afinal de contas, o clima de festa e a reunião de muitas pessoas em um mesmo lugar acabam se tornando um grande atrativo para pessoas mal intencionadas.

Não importa se você vai viajar, se vai aproveitar os blocos de rua ou ficar de pernas pro ar curtindo o feriado. As dicas valem para todos ficarem longe de golpes neste período!

Para evitar que as comemorações acabem em surpresas desagradáveis, a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), a Associação Brasileira das Empresas de Cartão de Crédito e Serviços (Abecs) e outros especialistas dão orientações de como não cair em golpes no carnaval.

Para ficar alerta

enter image description here

Entre as opções de pagamento digital, o uso do cartão é destacado como um dos principais aliados dos foliões por ser meio de pagamento que oferece transações rápidas e mais seguras. Veja algumas dicas rápidas:

Não perca o cartão de vista

Em compras presenciais, é essencial manter o cartão à vista, evitando oportunidades para golpistas.

Confira o valor antes de pagar

Antes de aproximar o cartão ou digitar a senha, verifique o valor na máquina.

Veja o cenário ideal para um golpe

Muita gente no mesmo lugar, diversão, música alta, você precisa urgentemente de uma água gelada. Aí, coloca a mão no bolso para pegar dinheiro ou cartão e percebe que eles não estão lá! Tem a sensação de que já viu algo parecido? A gente acredita que sim!

Porém, os cuidados no carnaval vão além de colocar os itens pessoais em uma bolsa ou pochete. Além dos furtos e roubos, golpes de Pix, cartão de crédito e de maquininha também precisam estar no radar.

No Carnaval de 2023, foram registrados 3.486 registros de roubos e furtos de celulares no estado de São Paulo, o menor número do período dos últimos 5 anos. Entretanto, os smartphones são muito visados por possibilitarem transações financeiras e se o aparelho for furtado desbloqueado pode gerar ainda mais prejuízos.

Quais os golpes mais comuns no Carnaval?

A maior parte dos golpes que causam dor de cabeça nos usuários usa estratégias de engenharia social. Ou seja, estratégias que iludem e enganam a vítima sem, necessariamente, usar violência física ou psicológica.

Por exemplo, quando alguém pega seu cartão para passar na maquininha e troca ele por outro sem que você veja, é engenharia social. Afinal de contas, ele usou uma estratégia para enganar a vítima, sem violência ou ameaça.

Por isso, conhecer como os golpes são aplicados é a melhor forma de se proteger, já que, muitas vezes, eles usam técnicas de ilusão e enganação.

Conheça os principais golpes encontrados e veja como se proteger para ter e saber como não cair em golpes no Carnaval.

Golpe da troca de cartões

No meio da multidão, você pode nem reparar, mas quando realiza uma compra, o vendedor pega seu cartão, coloca na maquininha e na hora de devolver, troca por outro muito parecido. E, mesmo que ele não tenha a senha para compras, ainda pode usar os dados para comprar online ou pagar por aproximação, caso esteja liberado.

Na hora de fazer compras no meio da multidão, fique atento ao cartão que recebe. Uma forma de se proteger é colocando adesivos que diferenciem e identifiquem facilmente.

Golpe do Pix

O Pix acabou se tornando um grande foco dos golpistas. A facilidade no processo fez com que ele se tornasse alvo fácil. Por isso, para saber como não cair em golpes no carnaval, é preciso redobrar a atenção.

Os golpes do Pix variam bastante e podem acontecer por meio de acesso a sites e arquivos falsos que acabam roubando dados bancários. Além de anúncios falsos em redes sociais e clonagem de Whatsapp.

Não compre ingresso de festas ou grandes eventos de carnaval com desconhecidos na internet. A alta procura pode acabar levando os golpistas a aproveitarem o momento para acumular vítimas.

Golpe da maquininha

A maquininha de cartão também está sendo usada para aplicar golpes. Na hora do pagamento, o valor cobrado é diferente do que o esperado. Isso pode ser feito com a simulação de um problema no visor ou, até mesmo, com o golpista escondendo a informação com as mãos.

Na confusão de uma festa de carnaval, é normal nos desligarmos desses detalhes. Por isso, a dica é sempre conferir quanto está sendo cobrado e, caso não consiga confirmar o valor, não finalize o processo. Além disso, fique de olho na hora de digitar a senha do cartão. Se tiver alguém observando, afaste-se.

Golpes no pagamento por aproximação

banner acordo quero quitar

Só encostar o cartão ou celular na hora de pagar é muito mais simples. Mas, justamente por ser tão fácil, também precisa de cuidado redobrado para ter um carnaval seguro. Na hora de aproximar o cartão da maquininha, tenha certeza do valor que está sendo cobrado.

Para não cair em golpes do pagamento por aproximação, é indicado limitar o valor permitido pelo aplicativo do banco. Assim, se alguém tentar passar uma quantia a mais, a maquininha pedirá a senha e você pode se proteger.

Outro cuidado importante é manter o cartão bem guardado para evitar furtos e roubos. Evite deixar solto em um bolso, prefira sempre guardar na carteira para dificultar ações.

Com essas dicas de como não cair em golpes no carnaval, você já pode aproveitar a folia, mas sempre com segurança e alerta para não ser enganado. Bom Carnaval.

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Card CTA

Na QueroQuitar você fecha acordos com até 98% de desconto!

Consulte seu CPF e veja as melhores ofertas para quitar dívidas.

QueroQuitar

Curta os nossos canais

Uma iniciativa QueroQuitar

Educação financeira é parte fundamental de uma vida tranquila. Pensando nisso, a QueroQuitar está produzindo vídeos e conteúdos para que você tenha mais conhecimento e tome melhores decisões sobre como lidar com seu dinheiro

Inscreva-se para receber nossa Newsletter preencha os campos abaixo.

Conheça nossa Política de Privacidade e nossos Termos de Uso. WhatsApp - E-mail: contato@queroquitar.com.br
Copyright ©2015-2020 www.queroquitar.com.br, TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. Todo o conteúdo do site, todas as fotos, imagens, logotipos, marcas, dizeres, som, software, conjunto imagem, layout, aqui veiculados são de propriedade exclusiva da QueroQuitar S.A. É vedada qualquer reprodução, total ou parcial, de qualquer elemento de identidade, sem expressa autorização. A violação de qualquer direito mencionado implicará na responsabilização cível e criminal nos termos da Lei. Respeitamos todos os itens que nos cabe previstos na LEI Nº 12.965, DE 23 DE ABRIL DE 2014. E o DECRETO Nº 8.771, DE 11 DE MAIO DE 2016 QueroQuitar S.A - CNPJ: 54.042.668/0001-20 - R. Bahia, 843 - Higienópolis - CEP: 01244-001 - São Paulo - SP