Organização

Como criar uma conta no site gov.br e por que fazer isso?


O Gov.br foi criado pelo Governo Federal, com a intenção de facilitar o acesso da população brasileira a diversos serviços. Muita coisa que antes não contava com a facilidade que a internet trouxe ao digitalizar documentos e dar maior acesso, hoje pode ser resolvida com poucos cliques, sem longas filas e deslocamento.

E mesmo quando há necessidade de ir até o local, o agendamento eletrônico, possibilita marcar hora para o atendimento, agilizando o processo.

Entre os diversos tipos de serviços públicos digitais oferecidos, estão o acesso a serviços ao SUS, inscrição no ENEM, consulta de dados referentes à Carteira de Trabalho Digital e a CNH, além de muitos outros.

No site ainda é possível também simular a aposentadoria do INSS e verificar se não há dinheiro esquecido em algum banco ou instituição financeira que você já tenha tido uma conta e nem se lembra mais.

Para usar o serviço é necessário criar uma conta no site gov.br. Mesmo que no momento, você não precise de nenhum dos serviços, o ideal é já criar um login e senha, para facilitar a vida em casos de emergência que possam vir a aparecer lá na frente lá na frente.

Então para saber como criar uma conta no site gov.br, é só continuar a ler este artigo. Vamos lá?

O que é o site gov.br?

Ao criar uma conta no site gov.br, o governo pode te identificar quando solicitar algum serviço público digital. Isso é necessário, pois cada serviço público necessita de um nível de segurança diferente.

Além disso, criar uma conta no site gov.br é necessário, pois sem ela, qualquer pessoa com apenas algumas informações, poderia ter acesso a diversos dados sobre você. Isso impede que isso aconteça, tanto quanto a realização de ações em seu nome, sem o seu consentimento.

Sendo assim, para ter acesso a alguns serviços, você precisará dos seus dados básicos. Já para outros, será necessário o acesso a uma conta com nível de segurança maior, como as contas prata e ouro, por exemplo.

Para aumentar o nível de sua conta, você pode usar o aplicativo gov.br. Ao seguir as orientações do aplicativo, também é possível se logar na sua conta gov.br e aumentar o nível em "Selos de Confiabilidade", dos quais falaremos mais a frente.

Quem pode criar uma conta no site gov.br?

Qualquer brasileiro ou cidadão estrangeiro registrado no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF), pode criar uma conta no site gov.br. Lembrando que a criação da conta é 100% gratuita, é possível criar e acessar a sua conta pelo próprio site do Governo Federal (opens new window) ou pelo aplicativo Gov.br, disponível tanto para Android como iOS.

Passo a passo para criação da conta

Passo 1

Se você for criar uma conta pelo aplicativo via celular, toque em “Entrar com gov.br”. No site, clique em “Criar conta gov.pr” para se registrar.

Passo 2

Digite seu CPF e selecione “Cadastrar”.

Passo 3

Nos campos indicados, preencha as suas informações pessoais. É necessário que isso seja feito de forma correta, para que você comprove que é realmente você criando uma conta no site.

Passo 4

Depois de fazer o cadastro, será enviado um código de verificação para o número de telefone celular, via SMS ou e-mail. Após efetuar a confirmação, é só seguir com os passos indicados para concluir o cadastro.

Quais são os níveis de conta que existem?

Conforme foi falado antes, as contas criadas no Gov.br são classificadas em três níveis. Eles variam conforme as informações que você coloca no site, sendo capaz de comprovar que elas são autênticas e que você realmente é quem diz ser.

A lista de serviços públicos digitais que poderá acessar, irá variar de acordo com esses níveis. Portanto, é importante saber o que cada um deles oferece e como fazer um upgrade.

Nível Bronze

Este é o nível mais básico, sendo destinado para usuários que desejam acessar somente informações e serviços mais simples. Para ter o nível Bronze, você tem que ter realizado alguma dessas ações abaixo:

  • Cadastro via formulário online para validação de dados na Receita Federal;
  • Cadastro via formulário online para validação de dados no INSS;
  • Cadastro via atendimento presencial em alguma agência do INSS;
  • Validação de dados via atendimento físico em um posto da Senatran.

Entre os recursos disponíveis no nível Bronze estão: ter uma conta única para acessar informações e serviços governamentais de forma digital, fazer o login em qualquer serviço com biometria ao invés de senha, gerenciar autorizações de uso dos dados e realizar prova de vida, utilizando reconhecimento facial.

Nível Prata

O nível Prata já tem um leque bem maior de serviços públicos digitais. Só que isso exige mais ações que precisam ser tomadas, para alcançar esse nível. Isso tem como função, aumentar a segurança e proteção dos seus dados. Para ter uma conta prata é preciso:

  • Fazer reconhecimento facial pelo aplicativo do Gov.br.
  • Validação de dados bancários via internet banking de um banco que você possui conta e seja credenciado no país;
  • Validação com dados e senha do SIGEPE, caso você seja um servidor público.

Além dos recursos disponíveis da conta Bronze, a conta Prata tem mais os seguintes serviços: acesso a serviços públicos que exigem maior grau de segurança, visualização e compartilhamento de dados e documentos digitais, utilização de serviços de assinatura eletrônica no site assinador.iti.br, além de habilitação e autenticação em duas etapas, para aumentar ainda mais a segurança da conta.

Nível Ouro

banner acordo quero quitar

A conta nível Ouro oferece os mesmos serviços da Prata, mas com um maior grau de segurança. Para alcançar esse nível, você precisa:

  • Fazer reconhecimento fácil pelo app do gov.br para conferência de dados da sua foto nas bases da Justiça Eleitoral (TSE);
  • Validar os dados com Certificado Digital compatível com o ICP-Brasil.

Pronto, agora você já sabe o que é o gov.br e como criar uma conta. Fazendo isso, terá acesso às informações que precisa, para ter o nível de conta exigido para acessar os serviços que você deseja.

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Card CTA

Na QueroQuitar você fecha acordos com até 98% de desconto!

Consulte seu CPF e veja as melhores ofertas para quitar dívidas.

QueroQuitar

Curta os nossos canais

Uma iniciativa QueroQuitar

Educação financeira é parte fundamental de uma vida tranquila. Pensando nisso, a QueroQuitar está produzindo vídeos e conteúdos para que você tenha mais conhecimento e tome melhores decisões sobre como lidar com seu dinheiro

Inscreva-se para receber nossa Newsletter preencha os campos abaixo.

Conheça nossa Política de Privacidade e nossos Termos de Uso. WhatsApp - E-mail: contato@queroquitar.com.br
Copyright ©2015-2020 www.queroquitar.com.br, TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. Todo o conteúdo do site, todas as fotos, imagens, logotipos, marcas, dizeres, som, software, conjunto imagem, layout, aqui veiculados são de propriedade exclusiva da QueroQuitar S.A. É vedada qualquer reprodução, total ou parcial, de qualquer elemento de identidade, sem expressa autorização. A violação de qualquer direito mencionado implicará na responsabilização cível e criminal nos termos da Lei. Respeitamos todos os itens que nos cabe previstos na LEI Nº 12.965, DE 23 DE ABRIL DE 2014. E o DECRETO Nº 8.771, DE 11 DE MAIO DE 2016 QueroQuitar S.A - CNPJ: 54.042.668/0001-20 - R. Bahia, 843 - Higienópolis - CEP: 01244-001 - São Paulo - SP