Organização

Como consultar valores a receber?


Conforme recente divulgação do Banco Central, em torno de R$ 7,3 bilhões estão disponíveis para resgate no Sistema de Valores a Receber (SVR).

Leia esse artigo e entenda como consultar e receber o dinheiro esquecido em banco, consórcio ou outra instituição.

O que é "valores a receber"?

enter image description here

Valores a Receber é um sistema do Banco Central que oferece um serviço por meio de um site que possibilita verificar se há algum dinheiro esquecido em instituições bancárias, consórcios ou entidades financeiras.

O sistema permite verificar os seguintes tipos de valores a receber:

  • Saldo disponível em contas correntes ou poupanças que foram encerradas;

  • Cotas de capital e distribuição de excedentes líquidos pertencentes a ex-participantes de cooperativas de crédito;

  • Recursos não reclamados em grupos de consórcios que foram encerrados;

  • Tarifas cobradas indevidamente;

  • Parcelas ou despesas de operações de crédito que foram cobradas erroneamente;

  • Saldo disponível em contas de pagamento pré ou pós-pagas que foram encerradas;

  • Saldo disponível em contas de registro mantidas por corretoras e distribuidoras que foram encerradas;

  • Outros valores disponíveis nas instituições que podem ser recuperados.

Como consultar se tem valores a receber pelo CPF?

banner acordo quero quitar

É possível verificar se existe dinheiro esquecido em bancos ou outras instituições financeiras por meio do site valoresareceber.bcb.gov.br/publico (opens new window), sem a necessidade de fazer login. Basta fornecer o seu CPF e data de nascimento, ou o CNPJ e a data de abertura da empresa.

Além disso, é possível consultar valores relacionados a uma pessoa falecida, desde que sejam fornecidos o CPF e a data de nascimento da pessoa falecida.

Como faço para receber o dinheiro esquecido?

enter image description here

O único site disponível para solicitar o dinheiro esquecido ou consultar protocolo de solicitação que já foi realizada, é no portal https://www.bcb.gov.br/meubc/valores-a-receber (opens new window). O login é feito pela conta do gov.br (opens new window) com acesso no nível prata ou ouro.

É crucial destacar que, através do sistema do Banco Central, os recursos serão liberados somente para aqueles que informarem uma chave PIX para o reembolso.

Se você não possuir uma chave PIX registrada, será necessário entrar em contato com a instituição financeira para definir a modalidade de recebimento. Outra alternativa é criar uma chave PIX e, em seguida, retornar ao sistema para efetuar a solicitação.

No caso de valores a serem recuperados de indivíduos falecidos, é imprescindível ser um herdeiro, beneficiário testamentário, inventariante ou representante legal para efetuar a consulta. Além disso, será necessário preencher um termo de responsabilidade.

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Card CTA

Na QueroQuitar você fecha acordos com até 98% de desconto!

Consulte seu CPF e veja as melhores ofertas para quitar dívidas.

QueroQuitar

Curta os nossos canais

Uma iniciativa QueroQuitar

Educação financeira é parte fundamental de uma vida tranquila. Pensando nisso, a QueroQuitar está produzindo vídeos e conteúdos para que você tenha mais conhecimento e tome melhores decisões sobre como lidar com seu dinheiro

Inscreva-se para receber nossa Newsletter preencha os campos abaixo.

Conheça nossa Política de Privacidade e nossos Termos de Uso. WhatsApp - E-mail: contato@queroquitar.com.br
Copyright ©2015-2020 www.queroquitar.com.br, TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. Todo o conteúdo do site, todas as fotos, imagens, logotipos, marcas, dizeres, som, software, conjunto imagem, layout, aqui veiculados são de propriedade exclusiva da QueroQuitar S.A. É vedada qualquer reprodução, total ou parcial, de qualquer elemento de identidade, sem expressa autorização. A violação de qualquer direito mencionado implicará na responsabilização cível e criminal nos termos da Lei. Respeitamos todos os itens que nos cabe previstos na LEI Nº 12.965, DE 23 DE ABRIL DE 2014. E o DECRETO Nº 8.771, DE 11 DE MAIO DE 2016 QueroQuitar S.A - CNPJ: 54.042.668/0001-20 - R. Bahia, 843 - Higienópolis - CEP: 01244-001 - São Paulo - SP