Organização

10 Dicas para economizar na compra de material escolar


Todo começo de ano para quem tem filhos em idade escolar é sinônimo de despesas extras, e isso afeta o orçamento doméstico com as temidas despesas com livros e demais materiais.

Para os pais, a sensação é que, a cada ano, a lista fica maior, e os preços, mais elevados. Mas, afinal, é possível economizar na compra de material escolar? A resposta é sim, existem várias formas de reduzir essa despesa.

Acompanhe este artigo sobre o assunto e veja como.

Confira algumas dicas e saiba como economizar na compra de material escolar

Reaproveite o material escolar do ano anterior

Antes de comprar qualquer coisa, verifique se há algo do ano anterior que possa ser aproveitado, como canetinhas, lápis, cadernos, apontadores, entre outros materiais.

Caso tenha mais de um filho, não se esqueça de analisar quais itens o mais novo pode utilizar do irmão mais velho. Você pode ainda, conversar com pais de alunos de outras séries para ver se há a possibilidade de doação ou troca de livros.

Fracione as compras durante o ano

Um bom jeito de economizar na compra de material escolar é analisar se alguns itens da lista não precisam ser comprados de imediato. O objetivo é diluir o gasto durante o ano ou, pelo menos, diminuir esse início, que já é cheio de contas pesadas, como impostos.

Converse com os profissionais da escola e pergunte quais materiais serão usados logo no primeiro bimestre. O uniforme pode ficar para depois, se o do ano passado ainda estiver em condições de uso por mais alguns meses, por exemplo.

Compre livros usados

Sebos são uma boa opção para economizar nos livros escolares. Existem também feiras livres que ocorrem no início do ano com o intuito de vender e trocar livros. Pesquise sites de compra/venda on-line para comparar preços. Mas, atente-se para o estado de conservação e para a edição, pois alguns livros ficam bem diferentes quando atualizados.

Compre no atacado

Muitas vezes, é difícil comprar no atacado devido à grande quantidade de itens que devem ser comprados ao usar essa opção. Mas dividir as compras e as despesas com outros pais gera uma boa economia. Caso ainda não conheça os pais dos colegas do seu filho, junte um grupo de amigas ou pessoas da família e compare as listas, para encontrar itens em comum.

Lembre-se também que, por mais que as livrarias anunciem o valor à vista e a prazo como iguais, sempre há uma margem de negociação. Nem que seja o valor descontado pela operadora do cartão. Não tenha vergonha de pechinchar!

Preste atenção no que está sendo pedido

Outra forma de economizar na compra de material escolar, é verificar os itens de uso comum ou que não serão utilizados diretamente pelo aluno. Eles não devem constar na lista.

Fazer esse tipo de exigência enquadra a escola em uma prática abusiva e proibida de acordo com a Lei nº. 9.870/99. A escola também não pode exigir materiais escolares de um determinado estabelecimento ou de uma marca específica.

Compre material escolar no fim do ano letivo e não no começo

Antecipe-se: em janeiro, os preços vão sempre às alturas. Com tanta gente querendo os mesmos itens, fica difícil encontrar bons preços. Já em novembro e dezembro, as papelarias estão vazias, e os preços, melhores. Utilize uma parte do seu 13º para essa despesa, o que aliviará o orçamento de janeiro.

Não leve as crianças para comprar material escolar com você

Crianças gostam de produtos com os personagens favoritos. Pedagogicamente, eles não têm vantagem sobre itens com preço inferior, sem o personagem da moda.

Se a criança não gostar da capa do caderno, uma opção é customizar. Antes de ir às compras, explique a situação financeira da família e negocie com seu filho ou filha, algumas condições relacionadas a marcas e personagens.

Atenha-se à lista

Livrarias e papelarias são ambientes que incentivam o consumo, cheios de coisas que à primeira vista parecem úteis e indispensáveis. Contudo, mantenha-se focado na lista. E não se esqueça de atualizá-la retirando os materiais que serão reutilizados do ano anterior.

Pesquise preços em diferentes lojas

Uma das vantagens na hora de economizar na compra de material escolar, é a pesquisa de preço. Uma opção a ser levada em conta são as lojas virtuais, que costumam oferecer preços mais vantajosos do que os estabelecimentos físicos. Não se esqueça de verificar o prazo de entrega. Evite ainda comprar em lojas não especializadas, pois os valores praticados tendem a serem maiores.

Negocie com seu filho

Levando em consideração que ele não vai às compras com você, busque negociar marcas e personagens. Explique a situação financeira e peça que ele faça algumas concessões, pois os materiais dobram ou triplicam de preço apenas por ter um personagem estampado ou ser de determinada marca.

Uma boa tática de negociação é comprar coisas, como a mochila e a lancheira do personagem preferido, e os demais itens neutros, pois assim os principais produtos serão do personagem preferido.

E, quando chegar das compras e ele/ela estiver ansioso (a) para ver o que foi comprado, mostre primeiro aquilo que foi de acordo com a vontade dele (a).

Dessa maneira, a criança ficará feliz e provavelmente não reclamará dos produtos que não foram exatamente os que queria.

Evite comprar material escolar em lojas não especializadas

banner acordo quero quitar

Os preços praticados em lojas que não são do ramo tendem a serem maiores, pois um fator importante para o lojista conseguir bons preços são as quantidades dos pedidos.

Estas são algumas dicas para ajudar você a economizar na compra do material escolar. Esperamos ter colaborado para a sua economia.

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Card CTA

Na QueroQuitar você fecha acordos com até 98% de desconto!

Consulte seu CPF e veja as melhores ofertas para quitar dívidas.

QueroQuitar

Curta os nossos canais

Uma iniciativa QueroQuitar

Educação financeira é parte fundamental de uma vida tranquila. Pensando nisso, a QueroQuitar está produzindo vídeos e conteúdos para que você tenha mais conhecimento e tome melhores decisões sobre como lidar com seu dinheiro

Inscreva-se para receber nossa Newsletter preencha os campos abaixo.

Conheça nossa Política de Privacidade e nossos Termos de Uso. WhatsApp - E-mail: contato@queroquitar.com.br
Copyright ©2015-2020 www.queroquitar.com.br, TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. Todo o conteúdo do site, todas as fotos, imagens, logotipos, marcas, dizeres, som, software, conjunto imagem, layout, aqui veiculados são de propriedade exclusiva da QueroQuitar S.A. É vedada qualquer reprodução, total ou parcial, de qualquer elemento de identidade, sem expressa autorização. A violação de qualquer direito mencionado implicará na responsabilização cível e criminal nos termos da Lei. Respeitamos todos os itens que nos cabe previstos na LEI Nº 12.965, DE 23 DE ABRIL DE 2014. E o DECRETO Nº 8.771, DE 11 DE MAIO DE 2016 QueroQuitar S.A - CNPJ: 54.042.668/0001-20 - R. Bahia, 843 - Higienópolis - CEP: 01244-001 - São Paulo - SP