Notícias

Saiba como se proteger de golpe no Desenrola Brasil


Observe que toda vez que surge uma nova ferramenta financeira, também aparecem golpes relacionados a ela. Agora, o alvo é o golpe no Desenrola Brasil. Esse programa foi criado pelo Governo Federal em julho de 2023 para ajudar os brasileiros a reduzirem suas dívidas. Surpreendentemente, em poucos meses após o lançamento, já surgiram sites e esquemas fraudulentos usando o nome do programa como armadilha.

Mesmo que as estratégias dos golpes mudem, o objetivo continua o mesmo: roubar informações e dinheiro das pessoas que buscam o programa para se livrar das dívidas. Descubra a seguir como os golpistas operam e o que fazer para não ser vítima deles.

Como é feito o golpe no Desenrola Brasil?

enter image description here

De acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), os golpes são realizados a partir do envio de links para páginas falsas supostamente vinculadas ao programa e também com técnicas para enganar o usuário para fornecer os dados por meio de mensagens ou ligações telefônicas, entre outras coisas.

Os golpes relacionados ao Desenrola Brasil têm como alvo pessoas que desejam usar o programa para se livrar de suas dívidas. Usando truques de engano e mensagens falsas, os golpistas criam páginas e perfis falsos nas redes sociais que parecem muito com as páginas oficiais do Governo, incluindo logotipos, temas e cores idênticas. Eles fazem isso para enganar as vítimas e fazê-las acreditar que estão acessando uma página legítima.

Quando uma vítima clica no link da página falsa ou responde a um anúncio falso sobre o programa nas redes sociais, é levado a fornecer informações pessoais como CPF, número de telefone, e-mail e até detalhes de sua conta bancária ou senha. Em alguns casos, os golpistas também exigem o pagamento de taxas inexistentes, alegando que são necessárias para adesão ao programa.

Como não cair em golpes que usam o nome Desenrola Brasil?

enter image description here

Qualquer pessoa pode ser vítima de golpes, incluindo aqueles que estão recorrendo ao Desenrola Brasil. Veja aqui algumas dicas para se proteger:

- Procure entrar em contato diretamente com sua instituição financeira

Atualmente, o único meio disponível para negociar suas dívidas pelo Desenrola Brasil é diretamente pela sua instituição financeira. É altamente recomendado que você faça contato diretamente com seu banco utilizando os canais de atendimento oficiais da instituição.

- Faça o cadastro diretamente no site ou aplicativo do gov.br

O Governo Federal exige o acesso no portal gov.br (opens new window) com nível de certificação digital ouro ou prata, para os devedores realizarem o cadastro no programa Desenrola Brasil. Ou seja, o canal oficial é pela plataforma do Governo. Evite usar outros sites ou plataformas que proporcionem um serviço similar.

- Esteja atento aos links suspeitos

As informações oficiais relativas ao programa Desenrola Brasil são publicadas na página gov.br/desenrola (opens new window), que é de propriedade do Governo Federal. Os links legítimos do Governo estão sempre sob o domínio ".gov.br". Se observar algo diferente disso, é importante ter cautela.

Além disso, você pode buscar orientações sobre o programa diretamente com seu banco através de canais de atendimento da instituição financeira. Evite clicar em links desconhecidos e fique atento ao receber mensagens pelas redes sociais ou WhatsApp com links relacionados ao programa.

- Não faça nenhum tipo de pagamento para adesão ao programa

A inscrição no programa é livre de custos. Para garantir as condições especiais e acordos oferecidos pelo Desenrola Brasil, não é obrigatório efetuar qualquer pagamento adicional, exceto as parcelas acordadas da negociação. Portanto, é aconselhável entrar em contato diretamente com sua instituição financeira para efetivar o acordo e manter-se atento em relação a qualquer comunicação ou indivíduo que solicite algum pagamento antecipado para concluir a transação.

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Card CTA

Na QueroQuitar você fecha acordos com até 98% de desconto!

Consulte seu CPF e veja as melhores ofertas para quitar dívidas.

QueroQuitar

Curta os nossos canais

Uma iniciativa QueroQuitar

Educação financeira é parte fundamental de uma vida tranquila. Pensando nisso, a QueroQuitar está produzindo vídeos e conteúdos para que você tenha mais conhecimento e tome melhores decisões sobre como lidar com seu dinheiro

Inscreva-se para receber nossa Newsletter preencha os campos abaixo.

Conheça nossa Política de Privacidade e nossos Termos de Uso. WhatsApp - E-mail: contato@queroquitar.com.br
Copyright ©2015-2020 www.queroquitar.com.br, TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. Todo o conteúdo do site, todas as fotos, imagens, logotipos, marcas, dizeres, som, software, conjunto imagem, layout, aqui veiculados são de propriedade exclusiva da QueroQuitar S.A. É vedada qualquer reprodução, total ou parcial, de qualquer elemento de identidade, sem expressa autorização. A violação de qualquer direito mencionado implicará na responsabilização cível e criminal nos termos da Lei. Respeitamos todos os itens que nos cabe previstos na LEI Nº 12.965, DE 23 DE ABRIL DE 2014. E o DECRETO Nº 8.771, DE 11 DE MAIO DE 2016 QueroQuitar S.A - CNPJ: 54.042.668/0001-20 - R. Bahia, 843 - Higienópolis - CEP: 01244-001 - São Paulo - SP