Notícias

CRAS: Saiba o que é, como funciona e quando abr


O Centro de Referência de Assistência Social - CRAS é uma unidade pública de atendimento à população e são oferecidos os serviços de Assistência Social. No CRAS você pode:

  • Fazer seu Cadastro Único;

  • Ter orientação sobre os benefícios sociais;

  • Ter orientação sobre seus direitos

  • Pedir apoio para resolver dificuldades de convívio e cuidados com os filhos;

  • Fortalecer a convivência com a família e com a comunidade;

  • Ter acesso a serviços, benefícios e projetos de assistência social;

  • Ter apoio e orientação sobre o que fazer em casos de violência doméstica;

  • Ter orientação sobre outros serviços públicos;

O CRAS é um direito do cidadão, é gratuito e é mantido pela Prefeitura e pelo Governo Federal.

Qualquer pessoa que utilize determinado serviço pode se inscrever para participar da avaliação dos serviços públicos, uma vez cadastrados, os conselheiros podem responder a consultas sobre os serviços e também apresentar propostas de melhorias.

Outra informação é que o funcionamento dos conselhos é totalmente virtual, bastando a quem desejar, se voluntariar por meio da Plataforma virtual do Conselho de Usuários de Serviços Públicos.

Quem pode utilizar o serviço

enter image description here

Famílias e pessoas em situação de vulnerabilidade pessoal e social, ou seja, que estão passando por conflitos familiares e comunitários; desemprego, insegurança alimentar, etc.

O CRAS atende pessoas com deficiência, idosos, crianças e adolescentes, pessoas inseridas no Cadastro Único, beneficiários do Programa Bolsa Família e do Benefício de Prestação Continuada (BPC), entre outros.

Etapas para realização do atendimento

Em alguns municípios ou no Distrito Federal - DF, o governo local disponibiliza uma central telefônica ou outros meios para o agendamento do atendimento.

Assim, o cidadão se dirige ao CRAS com a garantia de ser recebido por um profissional qualificado para ouvir as suas necessidades e dar os encaminhamentos necessários. Procure as informações na Prefeitura de sua cidade ou acesse o site abaixo para consultar os endereços.

Encontre a unidade de CRAS mais próxima de você. Consulte os endereços no https://aplicacoes.mds.gov.br/sagi/mops/

O tempo de atendimento é variável, conforme a organização do CRAS e as necessidades apresentadas pelas famílias e indivíduos.

Documentos necessários

Você não vai precisar de nenhuma documentação para ser atendido, mas se tiver documento, leve o CPF, a Carteira de Identidade ou outro documento com as informações de identificação dos seus dados pessoais.

Quanto tempo demora a ser atendido?

O atendimento é imediato.

Informações adicionais ao tempo estimado

Em geral o CRAS fica aberto durante 8 horas por dia. O tempo de atendimento varia conforme a organização do CRAS e as necessidades apresentadas pelas famílias e indivíduos.

O CRAS é uma unidade pública procurada por muitos cidadãos.

Assim, é possível que haja uma fila ou lista de espera para o primeiro atendimento no CRAS. Mesmo assim, o cidadão que recorrer à unidade deve ser informado sobre o funcionamento da unidade e as possibilidades de agendamento.

Este é um serviço do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, em parceria com as Prefeituras. Para mais informações, é possível entrar em contato pelo telefone 121 (a ligação é gratuita tanto para celular como para telefone fixo). Em caso de dúvidas, reclamações ou sugestões favor entrar em contato.

Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritário

banner acordo quero quitar

Tem direito a atendimento prioritário, pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, conforme estabelecido pela Lei nº 10.048, de 8 de novembro de 2000.

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Card CTA

Na QueroQuitar você fecha acordos com até 98% de desconto!

Consulte seu CPF e veja as melhores ofertas para quitar dívidas.

QueroQuitar

Curta os nossos canais

Uma iniciativa QueroQuitar

Educação financeira é parte fundamental de uma vida tranquila. Pensando nisso, a QueroQuitar está produzindo vídeos e conteúdos para que você tenha mais conhecimento e tome melhores decisões sobre como lidar com seu dinheiro

Inscreva-se para receber nossa Newsletter preencha os campos abaixo.

Conheça nossa Política de Privacidade e nossos Termos de Uso. WhatsApp - E-mail: contato@queroquitar.com.br
Copyright ©2015-2020 www.queroquitar.com.br, TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. Todo o conteúdo do site, todas as fotos, imagens, logotipos, marcas, dizeres, som, software, conjunto imagem, layout, aqui veiculados são de propriedade exclusiva da QueroQuitar S.A. É vedada qualquer reprodução, total ou parcial, de qualquer elemento de identidade, sem expressa autorização. A violação de qualquer direito mencionado implicará na responsabilização cível e criminal nos termos da Lei. Respeitamos todos os itens que nos cabe previstos na LEI Nº 12.965, DE 23 DE ABRIL DE 2014. E o DECRETO Nº 8.771, DE 11 DE MAIO DE 2016 QueroQuitar S.A - CNPJ: 54.042.668/0001-20 - R. Bahia, 843 - Higienópolis - CEP: 01244-001 - São Paulo - SP