Notícias

INSS libera a primeira parcela do 13º para aposentados e pensionistas


O 13º salário é um dos benefícios mais aguardados pelos aposentados e pensionista do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Esse pagamento extra, também conhecido como gratificação natalina, representa um importante alívio financeiro para milhões de brasileiros que dependem da previdência social.

Devido a uma antecipação do Governo Federal, os aposentados e pensionistas do INSS que ganham até um salário mínimo com final do NIS dígito 1, começaram a receber a primeira parcela do 13º salário do benefício a partir de maio. Normalmente os pagamentos são iniciados em agosto.

O beneficiário pode realizar a consulta e acompanhar as liberações pelo site Meu INSS (opens new window) ou aplicativo Meu INSS para Android (opens new window) disponível no (Play Store) ou aplicativo Meu INSS para iOS (opens new window) no (App Store). Para todas as opções é necessário logar com a conta gov.br (opens new window).

Veja o calendário completo do benefício de 2023

enter image description here

O que é o 13º salário do INSS?

enter image description here

O 13º salário do INSS é uma gratificação paga aos aposentados, pensionistas e demais segurados da previdência social. Ele corresponde a 1/12 avos da remuneração cumprido em dezembro de cada ano para cada mês de benefício recebido ao longo do ano, sendo proporcional ao tempo de contribuição ou período em que o segurado recebeu o benefício.

Quem tem direito?

enter image description here

Todo aposentado, pensionista ou segurado que recebe benefícios do INSS tem direito ao 13º salário. Isso inclui aposentadoria por tempo de contribuição, aposentadoria por idade, aposentadoria por invalidez, pensões por morte, entre outros benefícios.

Como é calculado o valor do 13º salário?

banner acordo quero quitar

O valor do 13º salário do INSS é calculado com base no valor mensal do benefício recebido pelo segurado. Para isso, é considerada a média dos valores pagos ao longo do ano. Se o seguro começou a receber o benefício no decorrer do ano, o valor será proporcional ao tempo de recebimento.

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Card CTA

Na QueroQuitar você fecha acordos com até 98% de desconto!

Consulte seu CPF e veja as melhores ofertas para quitar dívidas.

QueroQuitar

Curta os nossos canais

Uma iniciativa QueroQuitar

Educação financeira é parte fundamental de uma vida tranquila. Pensando nisso, a QueroQuitar está produzindo vídeos e conteúdos para que você tenha mais conhecimento e tome melhores decisões sobre como lidar com seu dinheiro

Inscreva-se para receber nossa Newsletter preencha os campos abaixo.

Conheça nossa Política de Privacidade e nossos Termos de Uso. WhatsApp - E-mail: contato@queroquitar.com.br
Copyright ©2015-2020 www.queroquitar.com.br, TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. Todo o conteúdo do site, todas as fotos, imagens, logotipos, marcas, dizeres, som, software, conjunto imagem, layout, aqui veiculados são de propriedade exclusiva da QueroQuitar S.A. É vedada qualquer reprodução, total ou parcial, de qualquer elemento de identidade, sem expressa autorização. A violação de qualquer direito mencionado implicará na responsabilização cível e criminal nos termos da Lei. Respeitamos todos os itens que nos cabe previstos na LEI Nº 12.965, DE 23 DE ABRIL DE 2014. E o DECRETO Nº 8.771, DE 11 DE MAIO DE 2016 QueroQuitar S.A - CNPJ: 54.042.668/0001-20 - R. Bahia, 843 - Higienópolis - CEP: 01244-001 - São Paulo - SP