Notícias

Imposto de Renda 2023: como sei se cai na malha fina?


Todo ano quando chega o período de declaração do Imposto de Renda, muitos contribuintes ficam preocupados com a possibilidade de cair na temida "malha fina".

Essa expressão se refere a uma série de inconsistências encontradas pela Receita Federal na declaração de imposto de renda de determinadas pessoas, o que pode levar a uma análise mais detalhada por parte do órgão fiscalizador.

Como sei se cai na malha fina?

enter image description here

Para saber se a declaração está retida e se caiu na malha fina do Imposto de Renda 2023, você deve conferir a situação no site da Receita Federal (opens new window) clicando na opção Portal e-CAC (opens new window). É possível verificar o status da declaração com uma consulta simplificada ou completa.

Veja a seguir o passo a passo:

Acesse o site da Receita Federal (opens new window);

Vá na opção “Portal e-CAC (opens new window)”;

Faça o login pelo “Código de Acesso” ou pelo “Acesso gov.br”;

Selecione a opção "Meu Imposto de Renda (Extrato da DIRPF)" ;

Na aba "processamento" ou "Serviços do IRPF", escolha o item "pendências de malha".

Nessa página, você poderá consultar se caiu na malha fina e qual o motivo para declaração ter sido retida. Também é possível verificar se a declaração está em fila, ou seja, ainda será processada. Para erros no preenchimento ou falta de informação, o site permite enviar uma declaração retificadora.

Como ocorre a malha fina?

enter image description here

A malha fina é um mecanismo utilizado pela Receita Federal para verificar a veracidade das informações declaradas pelos contribuintes. Quando são identificadas divergências ou indícios de irregularidades, a declaração do imposto de renda é retida para uma análise mais minuciosa.

Ao ser retida na malha fina, a declaração passa por um processo de revisão, no qual a Receita verifica se os dados armazenados são condizentes com a realidade. Isso inclui verificar as informações prestadas pelo contribuinte com as que constam em outras bases de dados, como as informações fornecidas pelas fontes pagadoras, pelos bancos e pelas empresas.

É importante ressaltar que nem todas as declarações são retidas na malha fina. Muitas vezes, a retenção ocorre por erros ou omissões involuntárias por parte do contribuinte, mas também pode ocorrer devido a manifestações de sonegação fiscal ou fraudes.

O que pode levar a malha fina?

Diversos fatores podem levar um contribuinte a cair na malha fina do imposto de renda. Alguns exemplos comuns incluem:

Omissão de rendimentos: quando o contribuinte deixa de informar uma fonte de renda, como um trabalho autônomo ou aluguel de imóveis;

Informações incompatíveis: quando as informações prestadas na declaração são incompatíveis com outras bases de dados, como quando é informado um valor de despesa médica maior do que o registrado pela fonte pagadora;

banner acordo quero quitar

Erros de digitação: erros ao preencher campos da declaração, como números de CPF ou valores;

Despesas médicas suspeitas: gastos excessivos com despesas médicas podem chamar atenção da Receita Federal e levar à retenção na malha fina;

Omissão de dependentes: quando o contribuinte deixa de informar dependentes que poderiam ser declarados.

A melhor forma de evitar cair na malha fina é ter cuidado e atenção ao preencher uma declaração do imposto de renda, além de organizar todos os documentos e comprovantes relacionados à declaração.

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Card CTA

Na QueroQuitar você fecha acordos com até 98% de desconto!

Consulte seu CPF e veja as melhores ofertas para quitar dívidas.

QueroQuitar

Curta os nossos canais

Uma iniciativa QueroQuitar

Educação financeira é parte fundamental de uma vida tranquila. Pensando nisso, a QueroQuitar está produzindo vídeos e conteúdos para que você tenha mais conhecimento e tome melhores decisões sobre como lidar com seu dinheiro

Inscreva-se para receber nossa Newsletter preencha os campos abaixo.

Conheça nossa Política de Privacidade e nossos Termos de Uso. WhatsApp - E-mail: contato@queroquitar.com.br
Copyright ©2015-2020 www.queroquitar.com.br, TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. Todo o conteúdo do site, todas as fotos, imagens, logotipos, marcas, dizeres, som, software, conjunto imagem, layout, aqui veiculados são de propriedade exclusiva da QueroQuitar S.A. É vedada qualquer reprodução, total ou parcial, de qualquer elemento de identidade, sem expressa autorização. A violação de qualquer direito mencionado implicará na responsabilização cível e criminal nos termos da Lei. Respeitamos todos os itens que nos cabe previstos na LEI Nº 12.965, DE 23 DE ABRIL DE 2014. E o DECRETO Nº 8.771, DE 11 DE MAIO DE 2016 QueroQuitar S.A - CNPJ: 54.042.668/0001-20 - R. Bahia, 843 - Higienópolis - CEP: 01244-001 - São Paulo - SP