Notícias

Dinheiro esquecido: tire suas dúvidas sobre os valores a receber


Está confirmada a segunda rodada de saques dos valores a receber pelo sistema de serviço do Banco Central (opens new window). A partir das 10 horas da manhã de hoje (terça-feira 7 de março), o acesso estará disponível para resgates.

Desde que foi liberado a consulta com as instituições financeiras no dia 28 de fevereiro, estima-se que em torno de R$ 7 bilhões de valores esquecidos entre contas correntes, poupanças, cooperativas de crédito, consórcios e tarifas, empréstimos, valores oriundos de contas de pagamento, corretoras de títulos e valores mobiliários, sejam devolvidos para as pessoas físicas e empresas que solicitarem a devolução e tiverem o direito ao saque.

Como saber se tem algum valor a receber?

banner acordo quero quitar

Os cidadãos podem conferir o dinheiro esquecido nos bancos e financeiras disponíveis para saque, no site do Banco Central (opens new window). É preciso informar o CPF, para consultas de pessoas físicas, ou o CNPJ, para pessoas jurídicas. Também é necessária a data de nascimento ou de abertura da empresa.

Fique atento para não cair em golpes! O único site onde o cidadão pode consultar as informações e saber como solicitar a devolução dos seus valores, é pelo site do Banco Central.

Passo a passo para consultar os valores a receber:

Mulher idosa consultando o site dos Valores a Receber

1- Acesse o site do Banco Central (opens new window);

2- Clique em "Consulte se tem valores a receber";

3- Informe o tipo de documento, se é CPF ou CNPJ;

4- Informe a data de nascimento sua ou da pessoa falecida para consulta de pessoas físicas, ou de abertura da empresa para pessoas jurídicas;

5- Clique em "Consultar".

Como solicitar o dinheiro esquecido?

Home do site gov.br

Para solicitar o dinheiro esquecido, é necessário acessar o site do Banco Central (opens new window) a partir das 10h da terça-feira (7). Mas lembre-se, que antes, é necessário realizar a consulta conforme passo a passo explicado acima.

Se houver valores a receber, aparecerá no site a opção para acessar o Sistema de Valores a Receber (SVR), do Banco Central. Porém, para efetuar o pedido do saque dos valores, o cliente deve ter conta no sistema gov.br (opens new window) nível prata ou ouro.

Passo a passo para solicitar o dinheiro esquecido dos valores a receber

1- Na página dos valores a receber do Banco Central (opens new window), clique no botão "Acessar o SVR";

2- Se não houver fila de espera, você será transferido para a página de login da conta gov.br.

3- Se houver fila espera, você permanecerá em uma sala de espera virtual, que fica aberta por prazo indeterminado;

4- Na sequência faça login com sua conta gov.br. Pessoas físicas precisam ter nível prata ou ouro para acessar o sistema;

5- Acesse "Meus Valores a Receber";

6- Leia e aceite o "Termo de Ciência";

7- Se o sistema indicar a opção "Solicitar por aqui", será preciso selecionar uma de suas chaves Pix e informar os dados pessoais (guarde o número do protocolo);

8- Caso o sistema ofereça a opção “Solicitar por aqui”, mas não apresente a possibilidade de informar a chave Pix, entre em contato com a instituição financeira pelo telefone ou pelo e-mail informado para combinar a forma de devolução.

Qual o prazo para pagamento dos valores a receber?

Notas de dinheiros em reais

Conforme o Banco Central, o prazo para pagamento são 12 dias úteis a contar da data da solicitação, isso se você solicitou o seu valor pelo Sistema de Valores a Receber (SVR), clicando em "Solicitar por aqui" e indicou uma chave PIX. Em casos diretamente combinados com a instituição financeira correspondente, não há prazo definido.

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Card CTA

Na QueroQuitar você fecha acordos com até 98% de desconto!

Consulte seu CPF e veja as melhores ofertas para quitar dívidas.

QueroQuitar

Curta os nossos canais

Uma iniciativa QueroQuitar

Educação financeira é parte fundamental de uma vida tranquila. Pensando nisso, a QueroQuitar está produzindo vídeos e conteúdos para que você tenha mais conhecimento e tome melhores decisões sobre como lidar com seu dinheiro

Inscreva-se para receber nossa Newsletter preencha os campos abaixo.

Conheça nossa Política de Privacidade e nossos Termos de Uso. WhatsApp - E-mail: contato@queroquitar.com.br
Copyright ©2015-2020 www.queroquitar.com.br, TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. Todo o conteúdo do site, todas as fotos, imagens, logotipos, marcas, dizeres, som, software, conjunto imagem, layout, aqui veiculados são de propriedade exclusiva da QueroQuitar S.A. É vedada qualquer reprodução, total ou parcial, de qualquer elemento de identidade, sem expressa autorização. A violação de qualquer direito mencionado implicará na responsabilização cível e criminal nos termos da Lei. Respeitamos todos os itens que nos cabe previstos na LEI Nº 12.965, DE 23 DE ABRIL DE 2014. E o DECRETO Nº 8.771, DE 11 DE MAIO DE 2016 QueroQuitar S.A - CNPJ: 54.042.668/0001-20 - R. Bahia, 843 - Higienópolis - CEP: 01244-001 - São Paulo - SP