Institucional

Saiba qual a importância do calendário de vacinação


Foi em 1973, que o Ministério da Saúde criou o Programa Nacional de Imunizações (PNI). O objetivo era diminuir ou até mesmo erradicar, doenças ao criar um programa de vacinação para toda a população.

Sendo parte da Secretaria de Vigilância em Saúde, o Programa estabelece normas e estratégias de uso dos imunobiológicos.

Atualmente, o SUS oferece 19 tipos de vacinas de rotina no calendário nacional, atendendo integralmente as vacinas recomendadas pela Organização Mundial da Saúde - OMS.

Devido ao Programa, doenças comuns no Brasil e no mundo deixaram de ser um problema de saúde pública, devido à vacinação em massa da população.

Doenças como a poliomielite, sarampo, rubéola, tétano e coqueluche, são só alguns exemplos de doenças que existiram no passado e que as novas gerações só as conhecem de ouvir falar.

A vacinação protege você e a população, pois evita que doenças imunopreviníveis se espalhem. Para entender melhor a importância do calendário de vacinação, continue a ler o artigo.

Porque é importante estar com o calendário de vacinação em dia?

Estar com o calendário de vacinação em dia é o mínimo que nós enquanto população podemos fazer para manter erradicadas doenças que hoje nossas crianças nem conhecem.

Para isso, basta buscar as vacinas disponíveis nas salas de vacinação, nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do país. São mais de 20 vacinas, disponibilizadas nas salas de vacinação do SUS, com recomendações e orientações específicas para crianças, adolescentes, adultos, gestantes, idosos e indígenas.

É importante lembrar que se vacinar é um ato de amor. Temos de certa forma, o dever de não deixar que doenças já erradicadas no Brasil, voltem a assombrar as nossas crianças. Manter a saúde é uma responsabilidade de todos nós.

Conheça algumas vacinas que fazem parte do calendário de vacinação

BCG

Protege contra formas graves de tuberculose: meníngea e miliar. É composta por uma bactéria viva atenuada e deve ser administrada uma dose única quando a criança nasce.

Hepatite B

É composta por um antígeno recombinante de superfície do vírus purificado. Deve ser administrada por via intramuscular, uma dose ao nascer, o quanto antes possível, nas primeiras 24 horas. De preferência nas primeiras 12 horas após o nascimento, ainda na maternidade.

Febre amarela (atenuada)

Deve ser administrada, por via subcutânea, uma dose aos 9 meses de vida e uma dose de reforço aos 4 anos de idade.

Sarampo, caxumba, rubéola, varicela (SCRV)

Composta pelo vírus vivo atenuado do sarampo, caxumba, rubéola e varicela. Corresponde a segunda dose da vacina tríplice viral e deve ser administrada aos 15 meses de idade por via subcutânea.

Hepatite A (HA)

Combate a doença de mesmo nome e é um antígeno do vírus da hepatite A, inativada. Deve ser administrada uma dose aos 15 meses de idade por via intramuscular.

Varicela

Composta do vírus vivo atenuado da varicela. Deve ser administrada, por via subcutânea, uma dose aos 4 anos de idade. Corresponde à segunda dose da vacina varicela, considerando a dose de tetra viral aos 15 meses de idade.

Essas são só algumas das vacinas constantes no calendário de vacinação, lembrando que é importante seguir a risca, para estar protegido.

Veja o Calendário de Vacinação

banner acordo quero quitar

Clique aqui (opens new window) para baixar o calendário de Vacinação de 2022. Este link leva ao site do governo, onde é possível baixar um arquivo PDF com o calendário de vacinação. Basta clicar no botão no canto superior direito da página, onde está escrito: “Calendário 2022”.

Se quiser falar comigo ou tiver alguma dúvida, é só me mandar um e-mail: euquito@queroquitar.com.br. Vou adorar bater um papo com você!

Um abraço e até semana que vem.

Euquito.

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Card CTA

Na QueroQuitar você fecha acordos com até 98% de desconto!

Consulte seu CPF e veja as melhores ofertas para quitar dívidas.

QueroQuitar

Curta os nossos canais

Uma iniciativa QueroQuitar

Educação financeira é parte fundamental de uma vida tranquila. Pensando nisso, a QueroQuitar está produzindo vídeos e conteúdos para que você tenha mais conhecimento e tome melhores decisões sobre como lidar com seu dinheiro

Inscreva-se para receber nossa Newsletter preencha os campos abaixo.

Conheça nossa Política de Privacidade e nossos Termos de Uso. WhatsApp - E-mail: contato@queroquitar.com.br
Copyright ©2015-2020 www.queroquitar.com.br, TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. Todo o conteúdo do site, todas as fotos, imagens, logotipos, marcas, dizeres, som, software, conjunto imagem, layout, aqui veiculados são de propriedade exclusiva da QueroQuitar S.A. É vedada qualquer reprodução, total ou parcial, de qualquer elemento de identidade, sem expressa autorização. A violação de qualquer direito mencionado implicará na responsabilização cível e criminal nos termos da Lei. Respeitamos todos os itens que nos cabe previstos na LEI Nº 12.965, DE 23 DE ABRIL DE 2014. E o DECRETO Nº 8.771, DE 11 DE MAIO DE 2016 QueroQuitar S.A - CNPJ: 54.042.668/0001-20 - R. Bahia, 843 - Higienópolis - CEP: 01244-001 - São Paulo - SP