Institucional

Dia do Consumidor: o que é por que é comemorado?


O Dia do Consumidor é uma data que tem a mesma importância de outras datas comemorativas no começo do ano. Como por exemplo, o Carnaval e a Páscoa, porque aquece o comércio de vendas e de serviços.

Esse dia, que deveria ter sido criado para incentivar a diminuir o consumo, na verdade é o oposto. É um dia em que os consumidores conseguem comprar produtos e usar serviços sob a alegação de excelentes descontos.

Quando foi criado, era para ser apenas um dia. Acabou se transformando em uma semana e hoje já é um mês inteiro de descontos.

Afinal, o que é o Dia do Consumidor?

O Dia do Consumidor nada mais é do que uma data que destaca a importância dos Direitos do consumidor. Direitos como informação, segurança, liberdade de escolha e atendimento, coisas que devemos praticar todos os dias durante o ano.

Celebrado em todo o mundo no mês de março, ele se transformou em um marco na defesa dos direitos dos consumidores.

Promovido por varejistas de diversos países, o Dia do Consumidor simboliza a garantia desses direitos.

Como forma de homenagear os clientes neste momento, o comércio aproveita a oportunidade para oferecer descontos, ofertas, promoções e condições especiais de compra. Afinal, a melhor forma de agradar um cliente é oferecer os melhores preços.

No Brasil, o Dia do Consumidor ajuda a movimentar a economia do país em um dos meses mais fracos do ano para os varejistas: março.

História do Dia do Consumidor

O Dia Internacional dos Direitos do Consumidor foi criado em homenagem a um discurso feito pelo então presidente dos Estados Unidos, John Kennedy, em 15 de março de 1962.

Na oportunidade, Kennedy enviou uma mensagem ao Congresso Americano, reforçando a importância dos direitos dos consumidores e provocando debates em todo o mundo.

Foram, então, estabelecidos quatro princípios fundamentais de garantia aos consumidores: escolha, informação, segurança e ser ouvido.

Em 1985, a Organização das Nações Unidas (ONU) relembrou o discurso de Kennedy ao aprovar diretrizes para construir novas leis em benefício das relações de consumo.

Quando a Assembléia Geral das Nações Unidas adotou os Direitos do Consumidor como Diretrizes das Nações Unidas, eles ganharam ainda mais legitimidade e reconhecimento.

Poucos anos depois, no Brasil, a data foi acompanhada pela instituição do Código de Defesa do Consumidor. Foi criada a Lei nº 8.078, de 11 de março de 1991, sancionada pelo então presidente Fernando Collor de Mello.

Qual a importância dessa data?

A comemoração da data é fundamental para reforçar a importância da luta constante dos consumidores pelos seus direitos. Também para a conscientização de todas as partes sobre os direitos previstos na legislação.

Apesar da exigência das normas, muitas vezes surgem situações em que acontece o claro descumprimento da lei.

Desse modo, o Dia Mundial do Consumidor surge como uma oportunidade de relembrar a importância dos direitos previstos na lei e da colaboração de todos para o atendimento das normas.

O objetivo é fazer com que todos tenham consciência sobre os seus direitos e lutem pelo cumprimento da legislação. Sendo que nessa data, as vendas e as contratações de serviços aumentam, gerando melhores lucros para os comerciantes e prestadores de serviço. Algo que muitas vezes aumenta também a quantidade de queixas junto ao PROCON.

Quais são as vantagens do Dia do Consumidor?

Apesar de serem comuns a criação de ofertas e o alto investimento em publicidade pelas empresas na época, sempre com a divulgação de promoções em comemoração à data, até mesmo com a criação da “semana do consumidor”, existem outras ações importantes.

As campanhas de conscientização sobre os direitos e como defendê-los são bastante comuns nessa época. Costumam ser divulgadas pelos Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) e outros órgãos. Eles temo mesmo objetivo, assim como empresas especializadas no assunto.

Conheça o Feirão QueroQuitar no mês do Consumidor

banner acordo quero quitar

Outra prática comum ligada ao Dia do Consumidor, é a organização de um dia ou uma semana de negociação. Nesta semana ou mês, algumas empresas se organizam para oferecer condições diferenciadas para a quitação de dívidas. Isso vem acompanhado de descontos em juros, parcelamentos e outras facilidades para o consumidor.

E é nesse nicho que se encaixa a QueroQuitar ao oferecer durante todo o mês de março, o Feirão QueroQuitar (opens new window). Nele é possível pagar dívidas com condições especiais e descontos de até 99%.

Para saber mais é só acessar a plataforma, fazer uma consulta grátis (opens new window) e avaliar a melhor oferta que caiba no seu bolso.

Como vimos, o Dia Mundial do Consumidor é uma data importante para relembrar a luta pelos direitos. Também para conscientizar as pessoas e incentivar a busca pelo cumprimento das suas garantias. Isso é fundamental para que as empresas realmente tomem as medidas necessárias para atender a legislação.

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Card CTA

Na QueroQuitar você fecha acordos com até 98% de desconto!

Consulte seu CPF e veja as melhores ofertas para quitar dívidas.

QueroQuitar

Curta os nossos canais

Uma iniciativa QueroQuitar

Educação financeira é parte fundamental de uma vida tranquila. Pensando nisso, a QueroQuitar está produzindo vídeos e conteúdos para que você tenha mais conhecimento e tome melhores decisões sobre como lidar com seu dinheiro

Inscreva-se para receber nossa Newsletter preencha os campos abaixo.

Conheça nossa Política de Privacidade e nossos Termos de Uso. WhatsApp - E-mail: contato@queroquitar.com.br
Copyright ©2015-2020 www.queroquitar.com.br, TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. Todo o conteúdo do site, todas as fotos, imagens, logotipos, marcas, dizeres, som, software, conjunto imagem, layout, aqui veiculados são de propriedade exclusiva da QueroQuitar S.A. É vedada qualquer reprodução, total ou parcial, de qualquer elemento de identidade, sem expressa autorização. A violação de qualquer direito mencionado implicará na responsabilização cível e criminal nos termos da Lei. Respeitamos todos os itens que nos cabe previstos na LEI Nº 12.965, DE 23 DE ABRIL DE 2014. E o DECRETO Nº 8.771, DE 11 DE MAIO DE 2016 QueroQuitar S.A - CNPJ: 54.042.668/0001-20 - R. Bahia, 843 - Higienópolis - CEP: 01244-001 - São Paulo - SP