Dívidas

Saiba como consultar CPF em 2023 totalmente grátis


Para garantir que as suas informações estejam corretas e livres de pendências na base de dados da Receita Federal é preciso mantê-las atualizadas.

Através do site oficial do governo brasileiro, você pode realizar essas operações de maneira prática e gratuita.

Caso você deseje saber como consultar CPF e verificar a sua situação cadastral, o serviço de consulta gratuita fornecido pela Receita Federal está à disposição no site.

O CPF, ou Cadastro de Pessoas Físicas, funciona como um identificador único para cada cidadão na Receita Federal do Brasil. Ele é um registro indispensável para a realização de várias atividades como:

  • Abertura de contas bancárias

  • Apresentação de declarações de imposto de renda

  • Obtenção de crédito

Continue a ler este artigo e saiba não só como consultar CPF de forma gratuita na Receita Federal, como também na plataforma da QueroQuitar.

Como consultar o CPF no site do governo?

enter image description here

Para saber como consultar CPF e descobrir a situação cadastral do CPF, é necessário acessar o portal gov.br e localizar a página específica de Consulta de Situação Cadastral no CPF.

O site dispõe de uma barra de buscas, sendo possível digitar “CPF” e encontrar a página de consulta.

Nessa página, na seção “Etapas para a realização deste serviço”, você deve selecionar a opção “Consultar situação do CPF”.

No sistema de consulta, o usuário deve inserir o número do CPF que deseja verificar com outras informações requeridas, como a data de nascimento. Após preencher os dados necessários, é preciso confirmar que não é um robô e, em seguida, clicar em “Consultar”.

O sistema, então, fornecerá a situação cadastral do CPF inserido. Os status cadastrais que podem ser retornados incluem:

  • Regular

  • Pendente de regularização

  • Suspensa

  • Cancelada ou nula.

Um status de CPF regular indica que não existem pendências no cadastro do contribuinte na base da Receita Federal. No entanto, as outras situações apontam para algum tipo de problema ou irregularidade que você precisa resolver.

Além disso, é importante lembrar que ao verificar como consultar CPF no site do governo, isto apenas revela a situação cadastral do CPF na base de dados da Receita Federal, não fornecendo informações sobre a situação econômica, financeira ou fiscal do titular do CPF consultado.

Veja ainda, como atualizar o CPF no site do governo.

Passos para atualizar o CPF

  • Acesse o site oficial do governo brasileiro.

  • Na barra de pesquisa do site, digite “Atualizar Cadastro de Pessoas Físicas“.

  • Clique no link de serviço que aparece nos resultados da pesquisa.

  • Na página do serviço, você encontrará informações detalhadas sobre como atualizar o seu cadastro do CPF. Leia atentamente todas as instruções.

  • Para iniciar o processo de atualização, você precisará clicar no link “Acesse o serviço” que aparece na página.

  • Você será direcionado para o site da Receita Federal. Lá, você deverá inserir o número do seu CPF, data de nascimento e o número de recibo da última declaração de Imposto de Renda.

  • Após inserir todas as informações necessárias, você poderá prosseguir com a atualização do seu cadastro do CPF.

Observação: a atualização cadastral não regulariza a situação do CPF, ou seja, se o seu CPF estiver suspenso, cancelado ou nulo, você deverá regularizá-lo antes de atualizar o cadastro.

Dúvida: no caso de dúvida ou dificuldade durante o processo de consulta, o portal do governo oferece opções de contato e suporte para ajudar os usuários.

Como consultar CPF grátis fora do site do governo

banner acordo quero quitar

Para saber como consultar CPF com o objetivo de verificar informações sobre a situação econômica, financeira ou fiscal, como dito acima, esta verificação não é feita no site do governo.

Neste caso, a consulta deve ser feita em plataformas de consulta de dívidas, como a QueroQuitar, por exemplo. O melhor a saber é que essa consulta é gratuita e pela plataforma da QueroQuitar, o processo é super simples.

Basta digitar seu CPF e verificar quais dívidas de quais credores têm cadastrada na plataforma.

Localizada a dívida, basta escolher a opção de pagamento que melhor cabe no seu bolso, fechar o acordo e baixar o boleto ou boletos para pagamento. Tudo em poucos cliques. E o que você pode ter certeza é de que a oferta feita pelo credor é a melhor que irá encontrar. Clique aqui (opens new window) e faça uma consulta grátis.

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Card CTA

Na QueroQuitar você fecha acordos com até 98% de desconto!

Consulte seu CPF e veja as melhores ofertas para quitar dívidas.

QueroQuitar

Curta os nossos canais

Uma iniciativa QueroQuitar

Educação financeira é parte fundamental de uma vida tranquila. Pensando nisso, a QueroQuitar está produzindo vídeos e conteúdos para que você tenha mais conhecimento e tome melhores decisões sobre como lidar com seu dinheiro

Inscreva-se para receber nossa Newsletter preencha os campos abaixo.

Conheça nossa Política de Privacidade e nossos Termos de Uso. WhatsApp - E-mail: contato@queroquitar.com.br
Copyright ©2015-2020 www.queroquitar.com.br, TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. Todo o conteúdo do site, todas as fotos, imagens, logotipos, marcas, dizeres, som, software, conjunto imagem, layout, aqui veiculados são de propriedade exclusiva da QueroQuitar S.A. É vedada qualquer reprodução, total ou parcial, de qualquer elemento de identidade, sem expressa autorização. A violação de qualquer direito mencionado implicará na responsabilização cível e criminal nos termos da Lei. Respeitamos todos os itens que nos cabe previstos na LEI Nº 12.965, DE 23 DE ABRIL DE 2014. E o DECRETO Nº 8.771, DE 11 DE MAIO DE 2016 QueroQuitar S.A - CNPJ: 54.042.668/0001-20 - R. Bahia, 843 - Higienópolis - CEP: 01244-001 - São Paulo - SP