Dívidas

Restituição do IR: saiba como usar para pagar dívidas


Hoje, 30 de junho, sai o segundo lote referente à restituição do IR. Algo muito esperado pelos brasileiros, que já vem pesquisando o site da Receita Federal desde o dia 23 de junho, data em que foi liberada a consulta para o segundo lote.

Com o país sofrendo aumentos constantes como luz, gasolina, gás, compras de mercado e a inflação em alta, a restituição já tem destino certo. O valor que poderia ser usado para fazer uma reserva ou ser investido, irá direto para o pagamento de contas e de dívidas, conforme informa um dos órgãos de proteção ao crédito.

Outro ponto que agravou a situação da população, foi a pandemia. Devido a ela a economia encolheu, salários foram reduzidos, sem falar na quantidade de pessoas que perderam seus empregos. Tudo isso causa um grande impacto na economia , tanto no mundo quanto no país.

Então para tentar voltar ao “normal”, nada mais comum que usar a restituição do IR para pagar dívidas. Continue a ler o artigo e entenda como fazer.

Entenda o que é a restituição de IR

A restituição do IR é a devolução do valor pago a mais ou a menos para a Receita Federal, da declaração feita em 2022, referente ao ano anterior. Por isso, se ao fazer a declaração, for indicada uma diferença positiva, significa que você, contribuinte, deve pagar o restante do tributo. Se a diferença for negativa, você tem saldo a receber. Sendo assim, o valor será pago na conta corrente ou poupança que indicou no momento que fez a declaração.

O que determina se você terá saldo a pagar ou receber resultado é o número de deduções feitas na declaração. Desta forma, quanto mais gastos que permitem abatimento, você tiver, maior será a chance de ter algum valor a receber. Veja em quais categorias estão enquadrados esses gastos:

Saúde

Entram nessa categoria: consultas particulares, cirurgias plásticas relacionadas à saúde, tratamentos dentários (exceto clareamento), psicológicos e psiquiátricos, fisioterapia, convênio médico pessoa física e despesas com cadeira de rodas.

Educação

Fazem parte dessa categoria: educação infantil, superior (graduação e qualquer nível de pós-graduação), profissional (técnico e tecnólogo) e ensinos fundamental e médio, sejam gastos próprios ou com dependentes declarados.

Previdência privada

Se encaixam nessa categoria: Plano Gerador de Benefício Livre (PGBL) apenas, com base de cálculo de 12%.

Dependentes

Cada dependente garante dedução de até R$2.275,08.

Contribuição ao INSS

A contribuição é descontada em folha de pagamento ou recolhida por autônomos.

Vale lembrar que todo contribuinte com carteira assinada tem seu Imposto de Renda retido na fonte de forma automática. Ou seja, se não houver deduções e você tiver apenas essa fonte de renda, o imposto a ser pago já foi recolhido pela empresa e não haverá qualquer saldo a pagar ou a receber.

Como consultar a restituição do IR?

Para consultar o pagamento e verificar se já está liberado neste lote, basta acessar o site da Receita Federal, informar o número do CPF (sem separadores de números, pontos ou traços) e a data de nascimento (digitando apenas os números, sem as barras). A data de nascimento deve ser digitada com dois algarismos para o dia, dois para o mês e quatro para o ano.

Após colocar as informações, uma nova página irá abrir, mostrando a situação das declarações do IRPF do ano atual. Caso o envio esteja pendente, constará a frase: "Sua declaração não consta na base de dados da Receita Federal".

O pagamento da restituição do imposto de renda, conforme já dito, é feito diretamente na conta informada na declaração de Imposto de Renda. Se por um acaso o crédito não tiver sido feito (um exemplo é a conta informada estar desativada), o valor fica disponível para resgate por até um ano no Banco do Brasil.

Neste caso, é possível reagendar o crédito pelo portal do banco ou pelos telefones da central de relacionamento, nos números:

  • 4004-0001 para capitais, 0800-729-0001 para demais localidades ou;
  • 0800-729-0088, telefone especial exclusivo para pessoas com deficiência auditiva.

Consulte o calendário de pagamentos de restituição do IR 2022:

  • 1º lote: 31 de maio
  • 2º lote: 30 de junho
  • 3º lote: 29 de julho
  • 4º lote: 31 de agosto
  • 5º lote: 30 de setembro.

Para saber o dia exato em que você irá receber sua restituição, é preciso verificar na véspera do pagamento de cada lote, se sua restituição foi incluída.

Como usar a restituição do IR para pagar dívidas?

banner acordo quero quitar

O primeiro passo é fazer uma consulta, para saber quais são exatamente suas dívidas. E isso você pode fazer de uma maneira rápida, simples e seguro pelo site da QueroQuitar (opens new window).

Basta digitar o número do seu CPF e clicar em “Consultar Grátis (opens new window)”. Caso não tenha feito uma consulta anterior, serão solicitados alguns dados, o que você faz em poucos cliques.

Depois terá acesso às dívidas, estando a empresa credora cadastrada conosco. Aí é só verificar a melhor oferta e condições de pagamento, fechar seu acordo e imprimir ou baixar seu boleto. Tudo 100% online, sem intervenção humana ou ligações de cobrança. Não QueroQuitar quem decide como irá pagar é você.

Quer falar comigo? Ficou alguma dúvida? Envie um e-mail para euquito@queroquitar.com.br. Vou adorar bater um papo com você!

Um abraço e até semana que vem.

Euquito.

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Card CTA

Na QueroQuitar você fecha acordos com até 98% de desconto!

Consulte seu CPF e veja as melhores ofertas para quitar dívidas.

QueroQuitar

Curta os nossos canais

Uma iniciativa QueroQuitar

Educação financeira é parte fundamental de uma vida tranquila. Pensando nisso, a QueroQuitar está produzindo vídeos e conteúdos para que você tenha mais conhecimento e tome melhores decisões sobre como lidar com seu dinheiro

Inscreva-se para receber nossa Newsletter preencha os campos abaixo.

Conheça nossa Política de Privacidade e nossos Termos de Uso. WhatsApp - E-mail: contato@queroquitar.com.br
Copyright ©2015-2020 www.queroquitar.com.br, TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. Todo o conteúdo do site, todas as fotos, imagens, logotipos, marcas, dizeres, som, software, conjunto imagem, layout, aqui veiculados são de propriedade exclusiva da QueroQuitar S.A. É vedada qualquer reprodução, total ou parcial, de qualquer elemento de identidade, sem expressa autorização. A violação de qualquer direito mencionado implicará na responsabilização cível e criminal nos termos da Lei. Respeitamos todos os itens que nos cabe previstos na LEI Nº 12.965, DE 23 DE ABRIL DE 2014. E o DECRETO Nº 8.771, DE 11 DE MAIO DE 2016 QueroQuitar S.A - CNPJ: 54.042.668/0001-20 - R. Bahia, 843 - Higienópolis - CEP: 01244-001 - São Paulo - SP