Dívidas

Presente Dia dos Namorados: limpe seu nome


Com o Dia dos Namorados quase aí, essa é uma data que movimenta bastante o comércio. E apesar de ser uma data comercial, todos de alguma forma querem agradar seus companheiros e companheiras. Sejam casados, namorados, “juntados”, o que importa é lembrar de quem está ao seu lado.

A questão é que com o alto índice de endividamento do brasileiro na atual situação, o que seria algo simples e prazeroso, acaba se tornando complicado. Tudo porque o acesso ao crédito está mais difícil, pois o número de pessoas com nome sujo é gigante no país.

O nome negativado dificulta a tomada de crédito, adia sonhos e impede até a compra de um presente. Portanto, se você está com o nome sujo, o melhor a fazer é saber como limpar e tomar as medidas para que isso não volte a acontecer.

E se correr, é possível ficar com o nome limpo para agradar quem você ama. Presente Dia dos Namorados? Se quer dar um, acompanhe o artigo para entender como limpar o nome.

Quais as maneiras de ficar com o nome limpo

Jovem negra de camiseta branca, calça jeans e tenis, pulando feliz segurando várias sacolas coloridas de comepras nas duas mão em um fundo rosa.

Existem duas formas de um nome sair da lista dos órgãos de proteção ao crédito:

  • Aguardar a prescrição da dívida;
  • Pagar a dívida.

Aguardar a prescrição da dívida

A primeira coisa a ressaltar a respeito dessa opção, é que não é nada aconselhável. De acordo com o Código Civil, o credor tem um prazo de 5 anos para cobrar uma dívida. Passado esse prazo, o nome de quem deve, acaba saindo dos cadastros de inadimplentes.

Explicando de maneira mais detalhada, o porque essa não é uma opção que valha a pena, existem algumas implicações em deixar uma dívida prescrever ou “caducar”, como dizem por aí.

Uma delas é o credor acionar o Judiciário. Se fizer isso, a regra dos 5 anos não vale. Nesse caso, o prazo limite é a data do julgamento.

Outro ponto, é que mesmo o nome não constando nos órgãos de negativação, a dívida não deixa de existir. Para a empresa credora você continua devendo e isso pode implicar em dificuldade na hora de conseguir novos créditos.

Pagar a dívida

O jeito mais fácil de limpar o seu nome é pagando as dívidas. Sendo assim, você deve negociar a dívida com o credor. Mas para isso é preciso saber quanto dinheiro você poderá separar mensalmente para manter o acordo, para que as parcelas não se tornem uma nova dor de cabeça.

Ao fazer um acordo, a dívida antiga deixa de existir e o credor irá retirar a restrição do seu nome. O que deve acontecer em até 5 dias úteis, conforme a lei. Ou seja, se fizer isso já, ainda dá tempo de comprar um belo presente no Dia dos Namorados.

Lembrando que, se deixar de cumprir com o pagamento da nova dívida, seu nome voltará para os órgãos de proteção ao crédito.

Passo a passo para pagar dívidas e limpar o nome

Para poder se livrar de vez das dívidas e escolher um presente de Dia dos Namorados sem peso na consciência, são necessários alguns passos. Pode até parecer óbvio, mas na maioria das vezes não sabemos por onde começar, por isso leia:

Saiba quanto deve

Saber o tamanho da dívida é essencial para planejar como se livrar dela. Então nessa primeira etapa, pesquise, localize todas as dívidas que tem e descubra o quanto deve.

Faça um planejamento mensal

Após saber o quanto deve, passe a anotar mensalmente o quanto recebe e o quanto tem de gastos. Não importa se será em um caderno ou em uma planilha. O importante é manter um controle. Só assim vai saber o quanto pode destinar mensalmente ao pagamento das dívidas.

Caso queira uma ajuda nessa etapa, a QueroQuitar disponibiliza algumas ferramentas (opens new window) que podem ajudar no seu controle financeiro.

Compare as dívidas

Veja se vale a pena trocar suas dívidas atuais por novas dívidas. Hoje já é possível fazer esse tipo de portabilidade, que é oferecido por diversos bancos e financeiras. Aqui o que é preciso é comparar as taxas de juros, para ver se compensa.

Negocie as dívidas

banner acordo quero quitar

Este é um passo importante. Nesse momento você deve entrar em contato com o credor para negociar suas dívidas. Com as propostas dos outros bancos e financeiras na mão, tente conseguir uma menor taxa de juros ou um bom desconto.

Outra opção, bem mais simples, é fazer uma consulta gratuita (opens new window) no site da QueroQuita (opens new window)r. Na plataforma você encontra as melhores ofertas para a quitação de dívidas. E tudo isso de forma 100% online, sem burocracias e ligações de cobrança. Em poucos cliques você faz seu cadastro, consulta as ofertas disponíveis, escolhe as melhores condições de pagamento, fecha o acordo e baixa os boletos.

Mantenha o compromisso

É muito importante escolher parcelas e uma forma de acordo que não sobrecarregue seu orçamento mensal. Se fizer um acordo que não vai conseguir cumprir, todo seu esforço pode ir por água abaixo.

Se não conseguir manter os pagamentos, haverá a quebra do acordo e dessa maneira o credor poderá incluir seu nome de novo nos órgãos de proteção ao crédito. E a última coisa que quer é ficar com o nome sujo novamente, certo?

Faça uma reserva de segurança

Tão importante quanto quitar as dívidas e limpar o nome, é guardar dinheiro para emergências. Então além de planejar mensalmente o que irá disponibilizar para o pagamento de dívidas, separe um valor para guardar. Normalmente a reserva de emergência deve ser no mínimo três vezes o que ganha.

E lembre, esse não é um valor de investimento. Sim, coloque ele em uma aplicação que o faça render, mas lembre que sua finalidade é te socorrer nas horas de aperto.

Pense em investir parte de seus ganhos

Além da reserva financeira, quando estiver sem dívidas, pense em separar um valor para investir. Ter um investimento evita uma situação futura de endividamento.

Você pode investir em opções, com rendimentos que aumentem seu patrimônio no médio e longo prazos. Isso pode ser desde investimentos como poupanças, CDBs, imóveis, até outros tipos. O que vale aqui é também pesquisar e estudar bastante onde irá aplicar o dinheiro.

Se quiser falar comigo ou tiver alguma dúvida, é só me mandar um e-mail: euquito@queroquitar.com.br. Vou adorar bater um papo com você!

Um abraço e até semana que vem.

Euquito.

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Card CTA

Logo QueroQuitar laranja vertical

A QueroQuitar é a plataforma de negociação criada para facilitar a sua vida.

Consulte grátis!

Na QueroQuitar você fecha acordos com até 98% de desconto!

Consulte seu CPF e veja as melhores ofertas para quitar dívidas.

QueroRenda

Curta os nossos canais

Uma iniciativa QueroQuitar

Educação financeira é parte fundamental de uma vida tranquila. Pensando nisso, a QueroQuitar está produzindo vídeos e conteúdos para que você tenha mais conhecimento e tome melhores decisões sobre como lidar com seu dinheiro

Inscreva-se para receber nossa Newsletter preencha os campos abaixo.

Conheça nossa Política de Privacidade e nossos Termos de Uso. WhatsApp - E-mail: contato@queroquitar.com.br
Copyright ©2015-2020 www.queroquitar.com.br, TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. Todo o conteúdo do site, todas as fotos, imagens, logotipos, marcas, dizeres, som, software, conjunto imagem, layout, aqui veiculados são de propriedade exclusiva da QueroQuitar S.A. É vedada qualquer reprodução, total ou parcial, de qualquer elemento de identidade, sem expressa autorização. A violação de qualquer direito mencionado implicará na responsabilização cível e criminal nos termos da Lei. Respeitamos todos os itens que nos cabe previstos na LEI Nº 12.965, DE 23 DE ABRIL DE 2014. E o DECRETO Nº 8.771, DE 11 DE MAIO DE 2016 QueroQuitar S.A - CNPJ: 54.042.668/0001-20 - R. Bahia, 843 - Higienópolis - CEP: 01244-001 - São Paulo - SP