Dívidas

Negociar dívidas: conheça algumas dicas para sair do aperto


Por mais cuidadosos que sejamos com o controle das nossas despesas, pode acontecer de em algum momento precisarmos de um empréstimo, ou de comprar algo que não dá para deixar para depois.

E essa despesa a mais e imprevista, acaba se tornando em uma dívida que por mais que façamos força não conseguimos pagar, e acabamos com o famoso “nome sujo”.

Para sair do aperto e não entrar em desespero existe sempre um jeito de negociar que pode facilitar o pagamento da dívida. Continue a ler o artigo para saber mais.

Como negociar as dívidas

Para começar, a melhor ideia é fazer listas. Elas são fundamentais para você reorganizar o seu orçamento. Use e abuse delas e pode ter certeza, tudo vai ficar mais fácil!

Veja abaixo algumas listas que você pode fazer para começar a negociar dívidas e a se reequilibrar financeiramente:

  • Liste tudo o que você deve em cartões de crédito, empréstimo, financiamento, cheque especial, carnês e boletos.

  • Faça uma tabela com o seu orçamento mensal, ou seja, tudo o que entra e sai da sua conta bancária todo mês.

  • Elabore uma lista de cortes que podem ser feitos no seu orçamento com a ajuda da família toda.

  • Liste ideias para gerar renda extra. Por exemplo, o que pode ser feito para complementar o seu orçamento? Vale tudo: fazer doces e comidas para vender, dar aulas particulares, revender um produto.

  • Faça uma lista de tudo o que pode ser vendido como itens que não são tão utilizados. Alguns exemplos são: aquela bicicleta encostada no quintal, o violão que não é tocado há um bom tempo, a máquina de costura encostada, etc...

Estabeleça um limite de quanto pode pagar

O objetivo é sair das dívidas, então, é preciso saber o quanto poderá pagar. Defina um valor limite para negociar e não assuma um compromisso com o qual não possa arcar.

Considere os imprevistos

banner acordo quero quitar

Infelizmente, o melhor a fazer é rezar pelo melhor e esperar pelo pior. Acreditar no melhor cenário é uma atitude positiva e é o que costumamos fazer, por isso, raramente prevemos um “plano B” para cobrir os eventuais imprevistos.

Gastos com reforma, perda do emprego, consertos no carro e doenças na família costumam afetar o pagamento das contas e podem acabar em dívidas que não conseguimos saldar.

Quando planejar o pagamento de dívidas, reserve um valor mensal para cobrir novos imprevistos que poderão surgir. Seja cauteloso e previna-se de novas dívidas desnecessárias.

Com tudo isso no papel, prepare-se para negociar.

Defina uma estratégia de negociação da dívida

Antes de fazer a negociação da dívida com o credor, pense nos argumentos que irá apresentar, e leve todos os documentos que vão comprovar sua capacidade de pagamento.

Faça uma lista de perguntas que você poderá fazer antes de assinar a negociação. Por exemplo:

  • Qual será o desconto, em percentual, sobre a dívida total?
  • Caso faça o pagamento à vista, o desconto será maior?
  • Qual a porcentagem dos juros caso opte pelo parcelamento?
  • Depois de pagar, em quanto tempo terei minha situação regularizada na Serasa?
  • Quando pagar, vou receber uma carta de quitação?

Caso fique com alguma dúvida, não decida por impulso. Peça para que a proposta de negociação de dívidas seja feita por escrito. Leve para casa, discuta com a família e volte depois com uma contraproposta. Depois de lida e estudada a proposta e havendo concordância, volte para assinar o contrato de negociação.

Faça uma negociação online

enter image description here

Uma maneira simples, rápida e segura para negociar dívidas é por meio de uma plataforma online de negociação. E nisso a QueroQuitar pode te ajudar. Em nossa plataforma, apenas fazendo uma consulta grátis com o número do seu CPF, você consegue verificar se a dívida com o credor que tem, está em nosso site.

Encontrando a dívida, você consegue saber o valor dela, o valor com desconto e ainda optar pela quantidade de parcelas para pagamento. Vale lembrar que existem ofertas que chegam até 99% de desconto.

Feito isto é só clicar para fechar a negociação, baixar seu boleto ou boletos e efetuar o pagamento. Tudo sem burocracia, em poucos cliques. Quer saber se acha a dívida em nossa plataforma? Clique aqui (opens new window).

Dicas para não se endividar novamente

  • Não aceite o crédito fácil que algumas instituições oferecem com taxas maiores.

  • Mantenha a sua planilha financeira sempre atualizada.

  • Busque equilibrar as despesas e receitas, cortando os excessos.

  • Reserve pelo menos 5% da sua renda mensal para imprevistos, mesmo enquanto paga dívidas.

  • Evite fazer novas dívidas quando entrar dinheiro extra como 13º ou rescisão.

  • Use esse dinheiro para quitar dívidas atuais, poupe para imprevistos ou junte para comprar à vista.

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Card CTA

Na QueroQuitar você fecha acordos com até 98% de desconto!

Consulte seu CPF e veja as melhores ofertas para quitar dívidas.

QueroQuitar

Curta os nossos canais

Uma iniciativa QueroQuitar

Educação financeira é parte fundamental de uma vida tranquila. Pensando nisso, a QueroQuitar está produzindo vídeos e conteúdos para que você tenha mais conhecimento e tome melhores decisões sobre como lidar com seu dinheiro

Inscreva-se para receber nossa Newsletter preencha os campos abaixo.

Conheça nossa Política de Privacidade e nossos Termos de Uso. WhatsApp - E-mail: contato@queroquitar.com.br
Copyright ©2015-2020 www.queroquitar.com.br, TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. Todo o conteúdo do site, todas as fotos, imagens, logotipos, marcas, dizeres, som, software, conjunto imagem, layout, aqui veiculados são de propriedade exclusiva da QueroQuitar S.A. É vedada qualquer reprodução, total ou parcial, de qualquer elemento de identidade, sem expressa autorização. A violação de qualquer direito mencionado implicará na responsabilização cível e criminal nos termos da Lei. Respeitamos todos os itens que nos cabe previstos na LEI Nº 12.965, DE 23 DE ABRIL DE 2014. E o DECRETO Nº 8.771, DE 11 DE MAIO DE 2016 QueroQuitar S.A - CNPJ: 54.042.668/0001-20 - R. Bahia, 843 - Higienópolis - CEP: 01244-001 - São Paulo - SP