Dívidas

Dívida: conheça 5 dicas para se livrar dela de uma vez por todas


A dívida é uma preocupação comum na vida de muitas pessoas, principalmente dos brasileiros. O endividamento no Brasil alcançou o maior nível histórico já registrado, o que é extremamente preocupante.

De acordo com pesquisa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), 77,9% da população brasileira está endividada atualmente.

Quando não administrada adequadamente, uma dívida pode se tornar um fardo pesado e afetar negativamente a saúde financeira e até a própria saúde do devedor.

No entanto, com algumas estratégias inteligentes e muita disciplina, é possível se livrar das dívidas e reconstruir uma situação financeira saudável. Neste artigo, vamos mostrar cinco dicas eficazes para ajudar você a se livrar de uma dívida de uma vez por todas.

5 Dicas que funcionam para se livrar de uma dívida

Faça um levantamento das suas dívidas

O primeiro passo para se livrar de uma dívida é ter clareza sobre a sua situação financeira atual. Fazer um levantamento de todas as suas dívidas, incluindo o valor devido, as taxas de juros e as datas de vencimento é essencial para que tenha ideia do tamanho do desafio. Isso o ajudará a criar um plano de ação efetivo.

Crie um orçamento

Criar um orçamento é uma tarefa que, a princípio, pode parecer trabalhosa. Mas ao ter um, você perceberá que é uma ótima ferramenta para controlar suas finanças e eliminar uma dívida. Por isso, analise seus gastos mensais e identifique áreas em que você possa reduzir despesas. Direcione o dinheiro economizado para o pagamento de suas dívidas. E não precisa ser nada super elaborado.

Faça uma planilha simples ou mesmo anote em um caderno. E se achar mais fácil, existem aplicativos que ajudam nessa questão. Para achar uma que atenda a você, acesse a área de Ferramentas de Apoio (opens new window) da QueroQuitar. Lá você vai encontrar diversas opções.

Negocie com os credores

banner acordo quero quitar

Não tenha medo de negociar com seus credores. Neste caso, pechinchar é a alma do negócio ou negociação, se preferir. Entre em contato com cada um dos credores e discuta opções de pagamento alternativas, como parcelamento ou redução das taxas de juros. Muitas vezes, os credores estão dispostos a colaborar para receber pelo menos parte do valor devido.

Uma maneira de facilitar essa negociação é por meio do site aqui da QueroQuitar. Por ele, você pode consultar de maneira gratuita seu CPF e verificar quais dívidas de quais credores têm cadastrada na plataforma.

Localizada a dívida, basta escolher a opção de pagamento que melhor cabe no seu bolso, fechar o acordo e baixar o boleto ou boletos para pagamento. Tudo em poucos cliques. E o que você pode ter certeza é de que a oferta feita pelo credor é a melhor que irá encontrar. Clique aqui (opens new window) e faça uma consulta grátis.

Tenha uma renda-extra

Considere formas de aumentar sua renda para acelerar o processo de pagamento das dívidas. Você pode buscar um trabalho freelancer, vender itens não utilizados ou desenvolver habilidades para conquistar uma promoção no trabalho, além de oferecer serviços naquilo que sabe que é bom. O dinheiro extra pode ser direcionado diretamente para o pagamento das dívidas.

Mantenha a disciplina

Por fim, seja disciplinado e persistente em seu plano de pagamento de sua dívida. Evite fazer novas dívidas durante esse período e mantenha o foco em seus objetivos financeiros. E claro, comemore as pequenas conquistas ao longo do caminho para se manter motivado.

Embora se livrar de uma dívida possa parecer uma tarefa desafiadora, com as estratégias certas e um compromisso pessoal, é possível alcançar a liberdade financeira e se manter atento para não cair na mesma armadilha.

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Card CTA

Na QueroQuitar você fecha acordos com até 98% de desconto!

Consulte seu CPF e veja as melhores ofertas para quitar dívidas.

QueroQuitar

Curta os nossos canais

Uma iniciativa QueroQuitar

Educação financeira é parte fundamental de uma vida tranquila. Pensando nisso, a QueroQuitar está produzindo vídeos e conteúdos para que você tenha mais conhecimento e tome melhores decisões sobre como lidar com seu dinheiro

Inscreva-se para receber nossa Newsletter preencha os campos abaixo.

Conheça nossa Política de Privacidade e nossos Termos de Uso. WhatsApp - E-mail: contato@queroquitar.com.br
Copyright ©2015-2020 www.queroquitar.com.br, TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. Todo o conteúdo do site, todas as fotos, imagens, logotipos, marcas, dizeres, som, software, conjunto imagem, layout, aqui veiculados são de propriedade exclusiva da QueroQuitar S.A. É vedada qualquer reprodução, total ou parcial, de qualquer elemento de identidade, sem expressa autorização. A violação de qualquer direito mencionado implicará na responsabilização cível e criminal nos termos da Lei. Respeitamos todos os itens que nos cabe previstos na LEI Nº 12.965, DE 23 DE ABRIL DE 2014. E o DECRETO Nº 8.771, DE 11 DE MAIO DE 2016 QueroQuitar S.A - CNPJ: 54.042.668/0001-20 - R. Bahia, 843 - Higienópolis - CEP: 01244-001 - São Paulo - SP