Dívidas

Dívidas: como elas influenciam sua produtividade no trabalho


Embora a produtividade tenha muito a ver com conhecimento, experiência, estabelecimento de metas, ela pode ser comprometida por vários motivos, sendo um deles as dívidas.

A inadimplência dos colaboradores afeta diretamente a empresa que passa a ter mais dificuldade para alcançar sucesso por conta da baixa produtividade causada pelas dívidas.

Colaboradores com problemas financeiros tendem a ter vários problemas:

  • Capacidade diminuída de resolver problemas

  • Humor instável

  • Irritabilidade causada pela perda de sono

Todo empregador deseja colaboradores com bom desempenho, porém na maioria das empresas, geralmente há um desequilíbrio entre os empregados com bom desempenho e os que não são tão produtivos assim.

Os problemas financeiros dos funcionários, de acordo com especialistas, podem afetar o desempenho de seu trabalho.

Os problemas financeiros podem muitas vezes causar preocupações constantes aos funcionários, impactando suas vidas profissionais de forma significativa.

Este fator de aumento de estresse entre os funcionários, a incapacidade dos trabalhadores de se concentrar no trabalho, bem como as faltas e o atraso.

As empresas enfrentam uma quantidade crescente de tempo desperdiçado enquanto sua equipe está no horário de trabalho.

O sucesso de uma empresa depende do desenvolvimento pessoal e do sucesso de seus membros de equipe. Felizmente, as organizações conseguem aliviar parte desse estresse, ajudando os funcionários a administrar suas finanças pessoais e a se preparar para a aposentadoria.

Continue a ler o artigo e entenda como as dívidas influenciam no trabalho.

Quais são os problemas financeiros dos brasileiros?

A maioria dos problemas financeiros da população brasileira está relacionada aos seguintes fatores:

  • Inadimplência: a inadimplência faz com que a pessoa tenha muitas dívidas e que a partir disso não consiga cumprir com suas obrigações financeiras.

  • Uso inadequado do cartão de crédito: muitos brasileiros abusam do cartão de crédito em compras parceladas e de alto valor.

  • Investimentos mal planejados: alguns investimentos possuem alto risco, isso pode gerar uma perda de dinheiro repentina ou até mesmo de patrimônio.

  • Consumir em excesso: na sociedade atual é comum que o brasileiro consuma em excesso, isso leva a problemas financeiros, pois muitos compram itens que não precisam.

  • Abusar de dívidas parceladas: o parcelamento de dívidas pode ser uma boa opção, entretanto, isso gera um efeito oposto em longo prazo, pois várias dívidas são somadas e levam a um alto valor mensal.

  • Receber muito menos do que gostaria: muitos brasileiros gostariam de receber mais, e isso gera uma insatisfação com o salário atual.

  • Não conseguir investir, mesmo com um bom salário: ainda hoje é pouco comum que os brasileiros invistam e isso é resultado de uma falta de planejamento financeiro.

  • Desemprego: o desemprego gera uma perda de renda que pode afetar todo o cumprimento das obrigações financeiras.

Hábitos em desacordo com a realidade: muitos brasileiros gastam muito mais do que recebem, e por isso vivem em desacordo com a realidade.

Quais são as principais causas dos problemas financeiros?

enter image description here

  • Imediatismo: é a pressa em comprar algo sem um planejamento financeiro adequado comprometendo toda a renda daquela pessoa.

  • Apatia: a apatia é a falta de controle dos gastos e deixar tudo em débito automático, isso faz com que a pessoa não tenha dimensão da sua situação financeira.

  • Pressão social: vivemos em uma sociedade consumista na qual diariamente, seja pela mídia, por familiares ou por amigos, somos impulsionados a consumir e adquirir algo e sabemos que o consumo desenfreado resulta em dificuldades financeiras.

  • Facilidade de créditos: as facilidades em obter altos limites de crédito são as principais ferramentas para chegar ao desequilíbrio financeiro.

Otimismo exagerado: tratar questões financeiras com otimismo é um erro grave, afinal, a autoconfiança em excesso pode levar ao fracasso financeiro. É preciso ter uma visão realista da sua situação financeira e a partir disso traçar metas que possam ser alcançadas.

Quais os impactos que os problemas financeiros podem causar no trabalho?

  • Queda na produtividade

  • Maior número de faltas e atrasos

  • Perda de foco nas tarefas

  • Estresse diário

Como as empresas podem ajudar?

banner acordo quero quitar

  • O departamento de RH deve fornecer às empresas as ferramentas necessárias para administrar uma força de trabalho saudável e feliz.

  • Incentivar a educação financeira oferecendo cursos

  • Criar programas de bem estar financeiro

  • Oferecer um bom pacote de benefícios

  • Garantir um salário adequado

  • Incentivar a transparência e comunicação na empresa

Com a disparada da inflação e a crise econômica atual, será crescente o número de trabalhadores endividados. Por isso é importante que as empresas elaborem estratégias de prevenção e auxílio aos seus colaboradores que estejam endividados ou prestes a se endividar para que esse quadro não impacte nos índices de produtividade.

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Card CTA

Na QueroQuitar você fecha acordos com até 98% de desconto!

Consulte seu CPF e veja as melhores ofertas para quitar dívidas.

QueroQuitar

Curta os nossos canais

Uma iniciativa QueroQuitar

Educação financeira é parte fundamental de uma vida tranquila. Pensando nisso, a QueroQuitar está produzindo vídeos e conteúdos para que você tenha mais conhecimento e tome melhores decisões sobre como lidar com seu dinheiro

Inscreva-se para receber nossa Newsletter preencha os campos abaixo.

Conheça nossa Política de Privacidade e nossos Termos de Uso. WhatsApp - E-mail: contato@queroquitar.com.br
Copyright ©2015-2020 www.queroquitar.com.br, TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. Todo o conteúdo do site, todas as fotos, imagens, logotipos, marcas, dizeres, som, software, conjunto imagem, layout, aqui veiculados são de propriedade exclusiva da QueroQuitar S.A. É vedada qualquer reprodução, total ou parcial, de qualquer elemento de identidade, sem expressa autorização. A violação de qualquer direito mencionado implicará na responsabilização cível e criminal nos termos da Lei. Respeitamos todos os itens que nos cabe previstos na LEI Nº 12.965, DE 23 DE ABRIL DE 2014. E o DECRETO Nº 8.771, DE 11 DE MAIO DE 2016 QueroQuitar S.A - CNPJ: 54.042.668/0001-20 - R. Bahia, 843 - Higienópolis - CEP: 01244-001 - São Paulo - SP