Dívidas

8 dicas para usar cartão de crédito e não se endividar


O cartão de crédito pode ser prático e útil. Mas é preciso tomar cuidado e saber usar. Se bem utilizado é uma ótima opção para centralizar os gastos e acompanhá-los. Sem contar que evita a necessidade do uso do dinheiro em papel.

O problema é quando o cartão de crédito vira uma desculpa para sair gastando. Então eu pergunto: o cartão de crédito é o vilão da história? De jeito nenhum. Nesse caso ele se torna apenas uma desculpa para a falta de controle.

Quando é usado com bom senso pode até ajudar. Basta não abusar do limite, parcelamentos e evitar pagar o mínimo devido às altas taxas de juros, entre outras coisas, na hora de fazer compras. E para te ajudar nessa tarefa, separei 8 dicas para usar o cartão de crédito e não se endividar.

Vem conferir!

Estabeleça um limite para compras

Para evitar gastar no cartão aquilo que não tem, a melhor coisa é limitar um teto para os gastos. Determine uma quantia máxima que pode gastar mensalmente, com base no que recebe.

Depois é só travar o limite do cartão nesse valor. Mesmo que a operadora ou instituição financeira te dê um valor mais alto, se você tem dificuldade de se controlar, essa é uma boa opção. Lembre de acrescentar no limite uma parte para imprevistos.

Se mesmo assim, em um mês acontecer algo que sabe que vai extrapolar o limite, é possível entrar em contato com a central do cartão para mudança do valor. Mas só faça isso se for algo extremamente necessário.

Sempre confira a fatura

É importante fazer um acompanhamento mensal dos gatos do cartão. Saber quais foram as compras feitas vai ajudar a identificar débitos indevidos. O extrato do cartão é a sua ferramenta de controle.

Se estiver acostumado, pode também usar uma planilha ou até um caderno de anotações. O que importa é saber como está gastando seu dinheiro. Fazendo isso, não tomará um susto ao pagar a fatura.

Para ajudar a QueroQuitar (opens new window) tem uma área no site com diversas ferramentas de apoio (opens new window), que vão desde planilhas até apps que podem auxiliar no controle das finanças. Dê uma olhada.

Evite o juros do rotativo do cartão

Muitas pessoas acabam se endividando por não entenderem como funciona a cobrança das taxas de juros dos cartões. Lembre-se que o limite do cartão não faz parte do seu salário, não é seu dinheiro.

A instituição que lhe dá um cartão com limite de crédito, ainda permite que utilize esse valor durante um mês, sem cobrar juros. Mas saiba que não é de graça, pois existe a anuidade do cartão.

E claro que se passar do prazo e não pagar, os juros e taxas por atraso serão cobrados. Ou mesmo se pagar apenas o mínimo ou parte do valor, o juros também será cobrado.

Para que isso não aconteça, você precisa pagar o valor total da fatura. As taxas de juros cobradas pelos cartões de crédito são as mais altas do mercado. Por isso as evite.

O melhor a fazer é manter o controle financeiro e guardar dinheiro. Assim aquilo que você ia parcelar, poderá ser comprado à vista.

Use apenas um único cartão

Se quer manter o controle de suas finanças pessoais, use apenas um cartão de crédito. É comum quem utiliza mais de um cartão perder o controle do que está comprando e gastar mais do que pode.

Tem pessoas também que quando atingem o limite de um cartão, passam para o próximo.Quando isso ocorre, já é tarde e as contas ficam a um passo de virarem uma bola de neve.

Se você é alguém controlado, é interessante ter mais de um cartão. Isso porque pode aproveitar alguns benefícios como cashback ou os programas de milhagem.

Evite o parcelamento

A melhor opção é comprar à vista. Primeiro que à vista normalmente os estabelecimentos oferecem descontos que podem valer a pena. Em segundo, parcelar compras pode ser uma bela armadilha.

Ao fazer um parcelamento aqui e outro ali, pode dar impressão de que gastou pouco. Mas saiba que é só impressão.

Se não ficar de olho, no fim terá um monte de parcelas para pagar no fim do mês. Sem contar que ao usar o cartão de crédito para parcelar compras, você compromete o limite. Saiba que quando parcela, o valor que é debitado do limite é o total da compra e não só o da prestação do mês.

Negocie a anuidade do cartão

Você sabia que a cada compra que faz, a operadora do cartão de crédito recebe um percentual referente ao valor da compra? E mesmo assim cobram a taxa anuidade, que em alguns casos, dependendo dos programas de descontos e vantagens, pode ser absurda durante o ano.

Mas se você utiliza o cartão com frequência, saiba que está em uma boa posição para negociar a anuidade com a operadora. Esse, aliás, é um bom argumento para que consiga negociar uma diminuição ou até isenção da taxa de anuidade.

Outra coisa é avaliar se, por exemplo, vale a pena ter um cartão internacional. Se não faz viagens para fora do país, não faz sentido, pois os cartões internacionais costumam ter taxa de anuidade mais caras.

Só compre online em sites seguros

A compra online é uma facilidade tanto para quem compra como para quem vende. Principalmente nos últimos anos, depois que veio a pandemia. Mas é preciso ficar atento para essa facilidade não atrapalhar sua vida financeira.

Primeiro porque a compra está a um clique. Sem perceber, você pode acabar perdendo o controle. E em segundo, se não ficar atento, pode comprar de um site duvidoso.

Existem diversos sites por aí feitos por pessoas mal intencionadas. Esse tipo de site tem como objetivo pegar seus dados pessoais e bancários para utilizar em fraudes e aplicar golpes.

Para evitar cair em algum desses golpes, antes de colocar as informações do seu cartão de crédito, confirme se o site é confiável. Basta verificar se o site possui o certificado digital SSL. É um certificado de segurança que protege informações importantes dos usuários que navegam em sites onde ele está instalado.

Para verificar, é só ver se a url do site começa com https:// e se no topo esquerdo do navegador, na barra do endereço do site, existe o símbolo de um cadeado.

Controle o impulso por comprar

Por último e tão importante quanto os outros itens, é controlar a compra por impulso.

Pense duas vezes antes de comprar. Se faça algumas perguntas. “Preciso mesmo disso?” “Se estou apertado, posso deixar para depois?” Outro jeito de não deixar o pagamento da fatura virar um monstro, é colocar aquilo que ia comprar, no carrinho de compras, no caso das compras online.

Assim, quando chegar a data de vencimento, não terá uma surpresa desagradável. E de quebra terá economizado.

Se quiser falar comigo ou tiver alguma dúvida, é só me mandar um e-mail: euquito@queroquitar.com.br. Vou adorar bater um papo com você!

Um abraço e até semana que vem.

Euquito.

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Card CTA

Logo QueroQuitar laranja vertical

A QueroQuitar é a plataforma de negociação criada para facilitar a sua vida.

Consulte grátis!

Na QueroQuitar você fecha acordos com até 98% de desconto!

Consulte seu CPF e veja as melhores ofertas para quitar dívidas.

QueroRenda

Curta os nossos canais

Uma iniciativa QueroQuitar

Educação financeira é parte fundamental de uma vida tranquila. Pensando nisso, a QueroQuitar está produzindo vídeos e conteúdos para que você tenha mais conhecimento e tome melhores decisões sobre como lidar com seu dinheiro

Inscreva-se para receber nossa Newsletter preencha os campos abaixo.

Conheça nossa Política de Privacidade e nossos Termos de Uso. WhatsApp - E-mail: contato@queroquitar.com.br
Copyright ©2015-2020 www.queroquitar.com.br, TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. Todo o conteúdo do site, todas as fotos, imagens, logotipos, marcas, dizeres, som, software, conjunto imagem, layout, aqui veiculados são de propriedade exclusiva da QueroQuitar S.A. É vedada qualquer reprodução, total ou parcial, de qualquer elemento de identidade, sem expressa autorização. A violação de qualquer direito mencionado implicará na responsabilização cível e criminal nos termos da Lei. Respeitamos todos os itens que nos cabe previstos na LEI Nº 12.965, DE 23 DE ABRIL DE 2014. E o DECRETO Nº 8.771, DE 11 DE MAIO DE 2016 QueroQuitar S.A - CNPJ: 54.042.668/0001-20 - R. Bahia, 843 - Higienópolis - CEP: 01244-001 - São Paulo - SP